sábado, 24 de novembro de 2007

Trilogia Nikopol



O Celtic, Área Negativa, pediu , e então aqui está a minha opinião sobre esta compilação de três volumes escritos, desenhados e pintados pelo artista sérvio Enki Bilal . "A Feira dos Imortais", "A Mulher Armadilha" e "Frio Equador" são os três títulos que compõem esta magnífica trilogia de ficção científica.
Com um cenário futurista pouco encorajador, com lugar para fascistas, divindades mitológicas e para um astronauta do século XX – Alcide Nikopol – esta trilogia é uma obra incontornável da BD de ficção científica. O livro começa com um pequeno escrito: "A imortalidade é uma forma de ditadura da vida sobre a morte. Sendo ditador e vivo só me resta tornar-me imortal. E hei-de sê-lo! Nem que morra para isso!" - J.F.Choublanc (Escritos diversos, Paris 2023).
Todo o livro vive de um ambiente caótico, negro e sujo... o futuro em 2023 não é um lugar bom para o comum dos mortais viver! A estória é toda ela muito boa no seu conjunto, embora eu goste muito de "A Feira dos Imortais"! Em relação à arte, é a arte de Bilal, o seu estilo é inconfundível, ou seja, quem gosta ama, quem não gosta detesta!
Em relação à estória propriamente dita começa com o aparecimento de uma pirâmide Egipcia (nave espacial), carregada com deuses do antigo Egipto que necessitam de combustível para continuar viagem. O ditador/governador de Paris, Jean Ferdinand Choublanc está disposto a negociar esse combustivel pela sua... imortalidade! Entretanto Horus sai da nave e procura um humano em que pudesse encarnar para por em prática o seu próprio plano. Subitamente aparece nos céus de Paris uma outra nave, nave esta que é abatida pela Força Aerea local... é desta nave que é ejectado e sai de para-quedas o nosso heroi principal, Alcide Nikopol! Este encontrava-se em estado de hibernação (congelado) e na queda perde uma perna, aqui que se trava o primeiro contacto entre Nikopol e Horus... a partir daqui vocês leitores terão de adquirir, pedir emprestado ou ir a uma biblioteca para saber o resto desta magnífica estória !

Hardcover
Criado por: Enki Bilal
Editado em 2005 por ASA Editores

Nota : 10 em 10

13 comentários:

  1. Obrigado pela dica Bongop. Esse primeiro escrito que mencionaste é muito bom, sem dúvida.
    Parece-me que é mais um FB a comprar, assim que o vir à venda, a história parece ser muito boa.

    ResponderEliminar
  2. A versão integral também traz aquele "jornal"?
    Ao comprar, tenham atenção de que não falta o "jornal" (uma folha A3 dobrada).

    ResponderEliminar
  3. Sim, esta versão (Integral) traz o maravilhoso "jornalinho"- Libération !

    ResponderEliminar
  4. Ou ler à pala na FNAC, como eu fiz! Não lhe daria um 10, ficaria pelos 8,37.

    ResponderEliminar
  5. Se foi lido à "pala", não terá sido lido em condições, portanto 8,37 é uma boa classificação !
    Agora em relação ao ler um livro à "pala" irás desculpar-me mas não acho nada bem! É derivado ao facto de pessoas lerem à "pala" que eu tenho alguns livros pagos como novos e com aspecto de livros em segunda mão, aliás, tenho livros comprados em segunda mão em muito melhor estado que alguns livros "novos" que eu vi hoje na FNAC! Aliás, hoje não comprei nenhum livro na FNAC porque os que me interessavam estavam em muito mau estado!
    Não percebo... não custa nada às pessoas darem 20 €uros pelo "Sétimo Selo" (é o que está na moda agora...) , mas entre os doze e os catorze €uros por um livro em BD (não é o caso deste livro que é mais caro que isso) acham que é muito caro, esquecendo-se que um livro de BD pode demorar mais tempo para ser feito que um livro só com "letras", para além de que a sua produção é muito mais cara !
    É uma Arte a BD... é a 9ª !

    ResponderEliminar
  6. (entrando encolhido)
    Mas eu tenho sempre cuidadinho, nem uso cuspo para virar as páginas nem nada. E de vez em quando compro um...

    ResponderEliminar
  7. Pois, concordo plenamente, vi um livro (já não me lembro qual mesmo) em Português, a um preço mesmo barato e quando vou a pegar nele, TAU, fico com a capa nas mãos, aquilo por dentro tava tb em muito mau estado...
    Até me vieram lágrimas aos olhos

    ResponderEliminar
  8. Gata, eu empresto os livros ao rafeiro... mas tem de os ler em minha casa ! É regra !
    Rafeiro, tás perdoado desde que não voltes a repetir !
    :-)

    ResponderEliminar
  9. Hummmm oh Kanito, olha que o marmanjo tem livros bem catitas, alguns a um preço que... grunfff... grrrr... até me cai o pêlo, quando descubro!

    ResponderEliminar
  10. Esta trilogia Nikopol é de facto uma obra imperdível para quem gosta de ficção científica. Junto com a Caçada, é o meu preferido do Bilal.

    ResponderEliminar
  11. "A imortalidade é uma forma de ditadura da vida sobre a morte. Sendo ditador e vivo só me resta tornar-me imortal. E hei-de sê-lo! Nem que morra para isso!" - J.F.Choublanc (Escritos diversos, Paris 2023).

    genial Enki Bilal.... http://escribasvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]