sábado, 22 de março de 2008

Desabafo : A Banda Desenhada está cara ?


A Banda Desenhada está cara? Será? Será que os livros de Banda Desenhada em Português, cujos preços oscilem entre os 7 e os 18 euros (com predominância entre os 12 e os 14 Euros), estão caros para os bolsos dos portugueses? Será?
Eu terei de dizer que é mentira! Podem dizer que têm outras prioridades, que não gostam ou que é "bonecos pós putos"... agora não digam que está cara!
Isto é tudo uma questão de prioridades e cultura!
Esta Páscoa teve o maior volume de vendas e negócios de sempre para as Agências de Viagens! E os destinos mais procurados não foram os mais baratos, foram Brasil, Caraíbas, Maldivas, etc... Para o Brasil, uma família de três pessoas não gastará nunca menos de 3600/4000 Euros, que provavelmente só vai pagar depois de férias gozadas e em muitas prestações (normalmente, esse dinheiro não existe...)!
A Banda Desenhada está cara?? Será??
Outra curiosidade destes tempos de crise e "vacas magras", são as matrículas com "letras ao meio"... ou seja, grande parte deste povo muda de carro como eu mudo de T-shirt! Quanto custa mudar de carro de dois em dois ou de três em três anos? Sim porque um carro com quatro anos já é muito velho... até tem de ir à inspecção !
Banda Desenhada está cara??? Será???
E uma coisa que impressiona... quando se faz a A1 Lisboa / Porto, é a quantidade monstra de carros de alta gama a circular! Mercedes, BMW, Jaguar (!!!), etc...
E os restaurantes ao fim de semana... com filas para obter lugar! E quanto mais caro o restaurante, maior a fila!
A Banda Desenhada está cara???? Será????
Quase toda a gente gosta de Banda Desenhada , ou já leu com agrado, nem que fosse quando era pequeno. É uma arte, que a exemplo de outras artes, provoca reacções emocionais num indivíduo... a Banda Desenhada pode ser cómica, triste, de terror, aventuras, sobre conflito emocional, guerra, histórica, ficção-científica... enfim, para todos os gostos. É cultura, mas como eu disse atrás, as prioridades ao nivel da cultura (seja que espécie de arte for) estão cá em baixo para os portugueses! A única arte que se vai safando é talvez o cinema... mas que ironia... os filmes com grande venda de bilheteira nos últimos tempos são todos baseados em caracteres de Banda Desenhada : X-Men, Batman, 300, Asterix, V for Vendetta, Sin City, Hellboy, Constantine, Spider-Man... enfim, há mais, mas acho que já perceberam.
Uma livraria simpática (a mais próxima de minha casa) é a Bulhosa! Normalmente muita gente a circular, a comprar também (menos claro), e tem uma secção de Banda Desenhada mais ou menos bem arrumada, visivel e com alguma diversidade de livros desta arte. Uma das coisas que me custa mais ouvir é um sujeito que em roupa carrega à volta de 350/400 Euros, só em "marcas" e adereços dizer:
- Isto está muito caro !!!!
A mim só me apetece chamar alguns daqueles nomes feios a esta nova raça portuguesa! Sim porque a cultura deixou de ser prioritária desde o fim dos anos 80/princípio dos anos 90... a partir daqui começou a imperar o culto da imagem pessoal, que é transmitida aos outros, a aparência, a aparência e a aparência. Não sou hipócrita ao ponto de dizer que não me preocupo pessoalmente com isso, mas não sofro com isso e a cultura tem sempre lugar nesta minha casa: Banda Desenhada, Livros, Cinema, Música e Pintura!
Sim... não estou bronzeado nesta altura do ano nem tenho um carro de alta gama, é verdade... tenho inveja de quem o tem, é verdade... mas é uma inveja positiva, pois que me faz trabalhar mais, pois para alem de ter cumprido com as primeiras prioridades (educação dos filhos, alimentação, despesas com a casa), e de ter cumprido as segundas prioridades (cultura e conhecimento... tenho livros em casa sobre tudo é mais alguma coisa) irei tentar as últimas prioridades (viagens, 2ªcasa, carro mais luxuoso)!
Agora uma lição... a quem por sistema vagueia pelas livrarias deste País (FNAC, Bertrandt, Bulhosa, etc) e costuma ler Banda Desenhada, como se estivesse numa Biblioteca Pública, (para os outros livros a mesma coisa) nestes lugares, é favor lavar as mão primeiro! É vergonhoso o estado em que se encontram os livros nestas livrarias, sobretudo na FNAC. Já comprei livros a Alfarrabistas em muito melhor estado que livros ditos novos. Se está caro, como dizem, mais uma razão para não estragarem, pois uma pessoa que resolva comprar, não tem que chegar a casa e ver as impressões digitais gravadas a gordura em várias páginas do livro.
A Banda Desenhada cara???? Não !!! As prioridades dos portugueses é que mudaram!
Mas não faz mal... agora , quando chegarem todos das férias fazem uma manisfestação contra o governo, porque a vida está má e o Sócrates é que tem a culpa!

P.S.: Não tenho amor nenhum pelo 1º Ministro, bem... se ele comprar Banda Desenhada ...

44 comentários:

  1. A BD NÃO É CARA!!!
    Entendo o teu desabafo mas se fosse eu, apontaria baterias noutro sentido: comparar bd com as outras artes.
    Dizem que BD é cara e são capazes de largar 5€ pa ver um filme em cinemas que para mim nem 1€ valem!
    Dizem que a BD é cara e são capazes de comprar DVDs mal saiam a custar o dobro do que custará 1 ano ou ano e meio depois!
    Dizem que a BD é cara e vão às Fnacs e são chuladas e nem se apercebem. CDs caros (e fizeram concorrência desleal ao baixarem os preços, as oturas lojas faliram e depois subiram os preços outra vez), merchandising de filmes e séries muito mais caros do qeu comprados por outras lojas.
    Dizem que a BD é cara e gastam 18€ numa "diarreia Da Vinci" que em termos de custos de produção é estupidamente mais barata que uma BD que está a 13€. Em termos de qualidade nem se compara. As editoras nacionais não-BD são uns filhos da *&%@ de ladrões com livros de merdinha de bolso a custarem 18€ e continuam a dizer que a BD é cara!
    Dizem que o Orquídea Negra é cara por exemplo. Edição portuguesa em capa dura a 18€. Edição original 19€ capa mole mas não faz mal, a original pode ter menos qualidade e ser mais cara mas o Orquídea em português continua a ser caro. Esta gente não merece um décimo do que lhes dão.

    ResponderEliminar
  2. Comparar BD com outras artes será lá mais para a frente, pois tem de ser um post muito mais cuidado que um desabafo!

    ResponderEliminar
  3. Orquidea nºao valae o que custa é diferente imho é um material mediano que so teve hc para aumentar o lucro da editora,mas ja que falam nas ha um ano um editor disso que os comics não tinham leitores para editarem em tpbs hc e so uma coleção dessa editora é que teria esse tratamento um anos depois edita 1 hc,haja corencia,cof,cof, ;:)
    Não diigam A para depois se enterarem porque esse hc saiu pelo mesmo motivo do Orquidea($$$$$$).:(
    E quem diz que as prioriades dos portugueses mudaram esta meio certo,mas eles não foram os unicos a mudar,quem é que deixou de editar para as bancas foram as editoras,e isso não é culpa dos leitores. :(

    Grimlock

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente. As pessoas ditas comuns só investem na cultura se isso der uma boa imagem de si e para que possam ir ao cabeleireiro ou ao barbeiro dizerem que compraram o Códex do Manel ou o Código do Da Trinta. Ou então que foram ver um filme que está no topo da bilheteira. Como dizes, a sociedade actual só se importa com o que os outros dizem de si, nada mais.
    O problema é que as pessoas não sabem distinguir as suas prioridades do que pode ser visto com um passatempo, ou seja, dão exagerada importância a, por exemplo, a uma peça de roupa quando já têm 5 iguais. Se se deparam com um livro a 14 euros ou uma t-shirt da billbong ou da marca não sei quantas, é claro que a t-shirt está em primeiro lugar. Tudo por uma questão de aparência, nada mais.

    Este artigo é válido par aqueles que não leêm BD e que a acham cara. Agora para aqueles que o fazem, há que ver que de vez em quando somos confrontados com preços exurbitantes. Não queria referir o Eternos, mas é o exemplo mais recente e que ilustra bem a situação. E para quem compra muita BD, nem sempre se pode dar ao luxo de comprar um BD que não valha o preço que se vai pagar. Falo num aspecto geral, é claro.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Celtic,
    é lógico, que para quem compra muita BD que a tarifa sai bastante cara, eu que o diga... mas uma pessoa que só faça duas ou três colecções, não pesará grandemente no seu orçamento visto que os livros raramente saiem no mesmo mês e normalmente com um bom espaçamente entre números (estou a falar de TPB, HC e Franco-Belga). Os comics... 3 ou 4 Euros cada e por mês, tb não me parece que seja uma coisa por aí além !
    Não estou a falar para as famílias em que só trabalha uma das pessoas, a ganhar o ordenado mínimo para uma família de três pessoas! Esses só têm dinheiro para sobreviver! Estou a falar para a classe média...
    Grim,
    desde há muito tempo que as pessoas só compram nas bancas se não tiverem outra hipotese, pois os livros (comics neste caso) estão em muito melhores condições de venda nas grandes tabacarias dos centros comerciais, e em livrarias, do que em quiosques que amarrotam, rasgam e escrevem nos comics !
    As pessoas é que deixaram de comprar nas bancas (estou a falar da maioria ...), portanto é lógico que as editoras tenham deixado de mandar tanta coisa para os quiosques!
    Ahh, e não estou a discutir se um livro vale o dineiro que custa ou não... se estás a falar da Orquídia, eu tenho um colega , que para ele esse livro foi a melhor edição desse ano e ficou contentíssimo com o livro ! Tu achas que não vale o preço... não compras! E isso que eu faço, embora às vezes seja enganado, mas isso acontece a todos!

    ResponderEliminar
  7. Grimlock,

    sou uma diabba velhinha, portanto às vezes não consigo perceber o que leio, e depois de te ler tenho que te fazer os seguintes pedidos:

    1º - na próxima vez que comentares, por favor, evita beber antes;
    2º - explica-me o que escreveste, mas desta vez com desenhos sff.

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  8. No meio da m*rd* de português que escreveste, deu para perceber umas migalhas...
    Se não gostas do Orquídea como não gostas do Sandman, problema teu. Não venhas é dizer que é mediano porque já deu para ver que Neil Gaiman é areia demais para o teu triciclo.
    Sabias que fazer um HC aumenta os custos? Ora aumentando os custos, aumenta... o preço, claro. Mais lucros? Só mesmo no mundo onde vives que não é este de certeza.
    O resto não faz sentido nenhum tanto em português (???) como em ideias.

    Para alguém sem argumentos, estou ansiosamente à espera de uma boa resposta tua no fórum para me iluminar.

    ResponderEliminar
  9. Nem eu discordei de ti Bongop e volto a subscrever o que dizes :)

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que está um pouquinho cara... tomemos por exemplo um franco-belga de €15 que demore 30 minutos a ler: dá €5 por cada 10 minutos.
    Claro que, ficamos com o livro e podemos voltar a ler 1000 ve2es, mas nós (bedéfilos de 1ª apanha), temos pouco tempo para ler as novidades que compramos, quanto mais para reler...
    No entanto, tudo está caro, não é?

    ResponderEliminar
  11. A pedidos:

    Orquidea nºao vale o que custa é diferente imho é um material mediano que so teve hc para aumentar o lucro da editora,mas ja que falam nas ha um ano um editor disse que os comics não tinham leitores para editarem em tpbs hc e so uma coleção dessa editora é que teria esse tratamento um anos depois edita 1 hc,haja corencia,cof,cof, ;:)
    Não digam A ou x para depois se enterarem porque esse hc x saiu pelo mesmo motivo do Orquidea($$$$$$).:(
    E quem diz que as prioriades dos portugueses mudaram esta meio certo,mas eles não foram os unicos a mudar,quem é que deixou de editar para as bancas foram as editoras,e isso não é culpa dos leitores. :(

    Grimlock
    Versão editada Diaba. :)

    ResponderEliminar
  12. "mas ja que falam nas hc".

    Grimlock

    ResponderEliminar
  13. "Sabias que fazer um HC aumenta os custos? Ora aumentando os custos, aumenta... o preço, claro. Mais lucros? Só mesmo no mundo onde vives que não é este de certeza"

    Nada disso a unica coisa que muda é a capa e so nisso apanham + 5 doletas vezes 1500 ou 2000 exemplares da uma fortuna.
    Gaiman é fraquito,para mim,tu so tens que respeitar. :(

    Grimlock

    ResponderEliminar
  14. Requiem,
    É como digo... um gajo (muitos gajos) que vai gastar 4000 Euros numas férias , ou que tem 10 T-Shirts "Semente", "Bilabong", "Nike", etc, ou que muda de carro de 3 em 3 anos, achar caro gastar 20 Euros de 3 em 3 meses em BD?
    Estas pessoas que eu estou a referir aqui não são poucas, são muitas por esse país fora!
    Em relação aos 5€ por cada 10 minutos , não estás a fazer contas a que tens duas artes no mesmo produto : Pintura/Desenho e uma narrativa/estória ! Para além disso se leres o livro 5 vezes, já sóte sai a 1€ por 1o minutos... se comprares uma pintura original de um autor , quanto te poderá custar ? Fica pendurado na parede , e de vez em quando tu olhas para ele (mais vezes quando tens visitas em casa).
    Se cada pessoa dessas, que são referidas no post, comprasse um livro (não interessa ser BD ou não) para ler, e não para fazer "lombada" na estante, porque é moda ter a valente porcaria que é o 7ºSelo (20€), mas é moda ter os livros desse autor... as editoras portuguesas seriam mais saudaveis financeiramente e teriamos mais e melhores edições!

    ResponderEliminar
  15. Grim,
    Achas que está bem editado ?? LOL
    A Diabba vai-te partir a cabeça... continuas com palavras em falta, palavras mal escritas e palavras que eu não sei o que são (imho). Isto torna dficil por vezes perceber o que tu queres dizer e até podemos entender o contrário daquilo que queres dizer!
    em relação ao teres dito "a unica coisa que muda é a capa", eu até te poderia dizer quais eram as diferenças... mas tu tens que começar a investigar antes de falar, por isso aí no Porto vai a uma livraria e pergunta! Normalmente eles sabem a diferença, e como é construido um HC, poderás ir e visitar essa magnífica livraria que é a Lello (acho que é esse o nome) !
    Posso-te dizer que os únicos HC (capa dura) que eu vi nas condições que tu falas eram da Abril, no tempo do "formatinho"... ex. Selecções Marvel. Agora investiga, que eu não tenho de te dizer tudo... LOL

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Se franco-belga é caro, é uma coisa que ainda tenho que ver. 64 páginas parece pouco para tão elevado preço mas falta ver a quantidade de papel gasto entre outras coisas.
    A verdade é que uma BD mete num chinelo 90% dessa "literatura" da moda. Se vamos ver em termos de qualidade da obra e fosse possível contabilizar isso, então a maioria das BDs eram um luxo só para a carteira de ricos.
    Se falarem com um qualquer livreiro, vão ver que a maioria concorda (ou concorda mas não diz nada para não se comprometer) que um livro daqueles pivôs de tv são estupidamente caros. Fazem tiragens enormes, são autores portugueses. Se estas editoras fossem correctas, baixavam o preço porque estes são factores que baixam preços dos livros (e de que maneira). Como é que a Caminho costuma ter preços tão em conta? Um Saramago costuma ser barato (depende do livro) e tem tiragens enormes e é um autor português...

    Grim ainda me vais convencer (quando choverem canivetes) que é preferível uma edição original, papel mais fraco, capa mole e entre os 19 e 20€ à edição portuguesa, capa dura e papel de excelente qualidade a 18€.
    Lembraste da Meribérica? Então não te lembras das diferenças de preço do mesmo livro entre HC e SC?
    Se não fizesse diferença então todos os livros tinham capa dura porque só tem vantagens! Acorda para a vida.
    Se essas capas duras que falas são as dos X-Men Gigante por exemplo, deixa-me que te diga: se aquilo é capa dura, o Rob Liefield é o melhor desenhador do mundo. Capa dura é um Franco-belga da Asa ou um Premiere Edition da Marvel. Capas duras, grossas onde as páginas são cosidas a uma "espinha" agarrado à capa dura. Os da Abril são uma ofensa a uma capa dura...

    ResponderEliminar
  18. "Grim ainda me vais convencer (quando choverem canivetes) que é preferível uma edição original, papel mais fraco, capa mole e entre os 19 e 20€ à edição portuguesa, capa dura e papel de excelente qualidade a 18€.
    Lembraste da Meribérica? Então não te lembras das diferenças de preço do mesmo livro entre HC e SC?
    Se não fizesse diferença então todos os livros tinham capa dura porque só tem vantagens! Acorda para a vida.
    Se essas capas duras que falas são as dos X-Men Gigante por exemplo, deixa-me que te diga: se aquilo é capa dura, o Rob Liefield é o melhor desenhador do mundo. Capa dura é um Franco-belga da Asa ou um Premiere Edition da Marvel."

    Orquidea eu não compro nem em poket ou comic com papel de jornal. :)
    Por isso a hc é indiferente,na minha humilde opinião=(imho),seja nacional ou importada de qualquer parte do mundo.E as capas duras não são eternas que o diga a minha coleção do Mickey atraves dos Tempos depois de lida e relida,nem a Hc aguenta,mas a bd é feita para isso mesmo porque num pais com um boa politica edotorial essa coleção era reeditada de x em x anos.
    E que tal esta conta com 30 euros que custa o tpb hc do Gamekeeper eu comprei 2 tpbs de capa mole,ja chega para te convencer.E essa edição do Gamekeeper,é igual a original que sem a capa dura ficou 15 euros mais barata,ja te convenceu????
    A politica das premieres é semelhante aos fb so que eles ainda editam as sc para aumentarem mais os Lucros,e depois a serie passa passa por n reediçoes cada vez mais grossas e mais baratas em relação ao original quer em hc ou sc.Essas é que valem a pena. :)
    E não ha difrença de extras entre a versão premiere e a sc,estranho não????
    Voces quando vão ao Mcdonalds tambem se perguntam porque que a comida la é mais cara que se voces fizessem isso em casa,ou porque a coca cola vem misturada com gelo (mesmo de inverno) para maximizarem os lucros nas bebidas,ou porque as roupas na zara na fabrica saem ao preco da chuva,mas quando chegam as lojas custam o couro e o cabelo,ou os cds musicais gravados custam 1 euro na fabrica e nas lojas de 20 euros para cima??????
    Ou porque o Estigma da Witloof que custava quando era novidade 20 euros esta nas lojas a 3 euros e ainda assim as lojas ganham dinheiro com ela?????
    Os fb quer em sc ou hc davam exatamente o mesmo trabalho a fazer so que os 2 so por causa da capa são mais caros.E eles so não revelam isso nem as para nºao queimarem o negocio,nem revelam as tiragens pelo mesmo motivo,ou seja eles não se vão "queimar" perante o publico consumidor que acha que esta a comprar uma grande coisa(marketing)quem aconpanha o newsarama nota isso especialmente no que diz respeito as tiragens.Que faz com que todos nos compremos algo que nao queremos,ate eu. :)

    ResponderEliminar
  19. E para terminar em beleza o que Mark disse ao Mundo do Super herois#9 sobre esse assunto:

    sobre The Brave and the Bold:
    "Mesmo The Brave and the Bold,embora esteja vendendo bem,não esta vendendo tao bem como esperamos."

    Sobre o fim das bds:
    "Eu não achp que um dia vão terminar,mas concerteza eu penso que o formato tem que mudar e logo.
    Pelo MENOS NOS USA ESTAMOS COBRANDO CARO DEMAIS POR UMA REVISTA DE QUADRINHOS DE 32 PAGINAS,cada vez mais leitoes estão esperando as encadernacoes ou baixando na internet "
    Acho que ele sabe mais que todos nos.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  20. "cada vez mais leitores",e o Mark é de Mark Waid.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  21. Bom, confesso k não acho a BD, cara.

    Agora irei contar um episódio engraçado sobre a BD e a minha pessoa e os sacrificios financeiros k fazia na época para ter uma coleção de k gostava e me orgulhava.

    Há muitos anos (dir-te-ei em "of", quantos, lol), o meu super-herói favorito era indiscutivelmente o Super-Homem, todo aquele esquema da dupla personalidade (Clark Kent) e as suas fraquezas à Kriptonita, fascinava-me.

    Todas as semanas, era o 1º na papelaria da minha zona para adquirir o respectivo exemplar e devorar as ultimas histórias já que os mesmos eram de continuação e a ansiedade era enorme para saber como terminava a trama.

    Sacrificios fazia para comprar estes exemplares (era miudo, claro), pena é, anos mais tarde ter vendido tudo (hoje arrependo-me)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  22. Grimm, lembras-te de eu te ter dito para investigares como era feita uma encadernação em capa dura? Não foste investigar... porque se tivesses ido investigar sabias que a menor diferença entre capa dura e capa mole é a capa... a verdadeira diferença está em como as folhas são presas, capa dura são cosidas e coladas a uma "espinha", capa mole são coladas! A seguir tens a diferença de como as folhas são ligadas à capa, capa dura a "espinha"+folhas são coladas em toda a área de duas folhas (normalmente um pouco mais grossas) nas faces interiores da capa, capa mole as folhas são coladas directamente na lombada, só! Como vez a diferença maior nem é a capa... essa é talvez para mim a de menor importância!
    Como estás ver não é só capa! normalmente a diferença entre as duas versões anda entre os cinco e os três dólares... em situação normal!
    Gamekeeper, capa dura 30 dolares, capa mole 15 dolares! Epá ... se tu investigasses antes de teimares (foi o que eu fiz em relação aos HC Virgin) saberias que o capa dura é uma edição limitada a 1500 cópias no mundo inteiro! Isso paga-se!
    Também já te disseram que as edições de capa dura da Abril, não são verdadeiramente "capa dura", pois eram feitas exactamente como as capa mole (folhas coladas directamente na lombada) e essas sim, eram feitas para enganar os tolos! Tambem tenho alguns bem antigos e já tive de colar folhas!
    O Estigma da Witloof a três Euros dá lucro? Não percebes muito de gestão e negócios , pois não?
    LOOOOL isso era o máximo ... 3 Euros...
    O Mark Waid está a falar daquilo que eu ando dizer há muito tempo, os comics são caros demais para a qualidade que têm! É só somar os dólares de uma serie de comics e a seguir comparar com o preço da compilação desses mesmos comics, normalmente a soma dos comics fica mais cara que um HC (capa dura)! Por isso eu não compro comics... os compradores de comics sabem a estória primeiro, eu prefiro esperar e ter uma melhor edição com um preço mais em conta!

    ResponderEliminar
  23. Bem, o Bongop já disse quase tudo.

    Orquidea eu não compro nem em poket ou comic com papel de jornal. :)

    "E as capas duras não são eternas que o diga a minha coleção do Mickey atraves dos Tempos depois de lida e relida,nem a Hc aguenta,mas a bd é feita para isso mesmo porque num pais com um boa politica edotorial essa coleção era reeditada de x em x anos."
    Ninguém disse que eram eternas. Se for uma daquelas capas duras dos X-Men Gigante, és muita parvinho ao pensar que isso vai durar muito. Qualquer livro obviamente que tem o seu tempo de vida. Agora se comparares uma capa mole a uma dura (daquelas da Asa), qual é que dura mais?

    “E que tal esta conta com 30 euros que custa o tpb hc do Gamekeeper eu comprei 2 tpbs de capa mole,ja chega para te convencer.E essa edição do Gamekeeper,é igual a original que sem a capa dura ficou 15 euros mais barata,ja te convenceu????”
    Sim, convenceste-me que és mesmo muito burro. Queres comparar uma edição limitada a SCs que são reeditados continuamente? Vai atirar areia aos olhos de outro.
    Se olhares com atenção para uma Previews, vês uma diferença de cerca de 5 dólares entre HC e SC. HC é um luxo, é caro e cá em Portugal há cada vez menos gráficas a fazerem porque fica mais barato chapar umas páginas a uma capa mole e colar. Vê, procura, informa-te antes de fazeres figuras de idiota.

    “A politica das premieres é semelhante aos fb so que eles ainda editam as sc para aumentarem mais os Lucros,e depois a serie passa passa por n reediçoes cada vez mais grossas e mais baratas em relação ao original quer em hc ou sc.Essas é que valem a pena. :)”
    Outra burrice. Existe mercado para HC e é por isso que os continuam a editar. São caros mas é um luxo que se paga e há gente para isso.
    Se percebesses alguma coisa do mercado editorial, também sabias que geralmente, quanto mais antigo é um livro, mais barato ele fica por N razões. Os direitos de um livro novo são sempre mais caros. Com o passar do tempo os royalties baixam pois o livro já não é novidade no mercado. O autor falece e/ou a obra entra em domínio público, menos direitos a serem pagos. A tecnologia de impressão vai sendo melhorada e os custos de impressão baixam. A obra já está datada e há menos interesse do público, por isso baixam mais o preço para poderem vender mais. Podia ficar aqui a dar imensas razões porque um livro baixa de preço mas tenho mais que fazer do que te abrir as palas.

    “E não ha difrença de extras entre a versão premiere e a sc,estranho não????”
    Já te explicamos que a diferença está na capa. E isso paga-se. Não vai ser mais 3 ou 4 folhas que vão fazer mossa no preço. É a capa!

    “Voces quando vão ao Mcdonalds tambem se perguntam porque que a comida la é mais cara que se voces fizessem isso em casa,ou porque a coca cola vem misturada com gelo (mesmo de inverno) para maximizarem os lucros nas bebidas,ou porque as roupas na zara na fabrica saem ao preco da chuva,mas quando chegam as lojas custam o couro e o cabelo,ou os cds musicais gravados custam 1 euro na fabrica e nas lojas de 20 euros para cima??????”
    Não, não me pergunto porque sei o porquê disso. Há que pagar a mão-de-obra, luz, renda e percentagem de lucros da loja.
    Se tu contabilizares a mão-de-obra, luz, renda, água e gás da tua casa quando fizesses o jantar, vias que há pouca diferença entre ires a um fast food e fazeres em casa.
    Sabias que cerca de 45% do preço de capa de um livro vai para o local de venda? 5% para o IVA. 9% para o autor (se for nacional, se for estrangeiro pagas ainda mais os royalties). Acrescenta uma percentagem para a distribuição e voilá, tens o número mágico do dinheiro que vai para a editora que serve para pagar a impressão do livro (cara por sinal), mão-de-obra e tantas outras despesas!

    “Ou porque o Estigma da Witloof que custava quando era novidade 20 euros esta nas lojas a 3 euros e ainda assim as lojas ganham dinheiro com ela???”
    LOOL As lojas ganham mais numa única venda de um livro do José Rodrigues dos Santos do que em 10 Estigmas em saldos!
    E tu fazes sequer ideia porque raio está em saldos? Sabes?

    “Os fb quer em sc ou hc davam exatamente o mesmo trabalho a fazer so que os 2 so por causa da capa são mais caros. E eles so não revelam isso nem as para nºao queimarem o negocio,nem revelam as tiragens pelo mesmo motivo,ou seja eles não se vão "queimar" perante o publico consumidor que acha que esta a comprar uma grande coisa(marketing)quem aconpanha o newsarama nota isso especialmente no que diz respeito as tiragens.”
    Só vejo bacoradas aqui. Ah, deu para entender que não percebes nada sobre o funcionamento da Previews. Não te estou para explicar. Ressuscita aqueles 2 neurónios que te restam para saber como funciona a Previews e as tiragens dos comics.

    ResponderEliminar
  24. LOLO,não teclo mais sobre isso aqui uma vez,que so "alguns posts" é que valem.e podem apagar este tambem.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  25. "Quando não se tem argumentos, inventam-sse desculpas"

    ResponderEliminar
  26. loo,não me faças rir,"censura" NÃO TE DIZ NADA,eu não tenho que concordar com voçes,mas dai a perdertempo a teclar para apagarem,nem pensar e o teu argumento pro editoras ta cheiuo de buracos aos quais,não vou responder porque podem apagar.

    G.

    ResponderEliminar
  27. Tenho de concordar com muitas das coisas que o Bongop diz, tendo sempre em conta ao público a quem é direccionado esta crítica. Há excepções de preços, mas na sua grande maioria a BD não é assim tão cara quanto isso. Para mim fica, pois eu consumo bastante, mas aqui é uma questão de quantidades não de preços.
    Concordo também quando o Bongop diz que mais vale esperar pelo HC do que comprar mensalmente os títulos que acompanhamos. É algo que tenho vindo a aprender lentamente e a cancelar várias séries. Mas as capas, são um problema para mim... levam-me a querer ter os comics originais. :)

    Como entretanto falaram tanto de HCs, penso que há um pormenor que tem escapado a alguns de vocês. Editar BD em capa mole ou capa dura, sai praticamente ao mesmo preço para o editor. Falei há mais de um ano com o Pedro Silva (BdMania) e ele contou-me como edita os livros, o processo de impressão e posterior distribuição. Segundo ele, não há razão para as capas moles, que tantos dissabores trazem a quem consome BD. Capa dura resiste aos passar dos anos e à utilização. Não vejo o porquê de tanta diferença de preços entre capas, sinceramente. A não ser o caso que o Bongop referiu, a de edições limitadas.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  28. "Editar BD em capa mole ou capa dura, sai praticamente ao mesmo preço para o editor. Falei há mais de um ano com o Pedro Silva (BdMania) e ele contou-me como edita os livros, o processo de impressão e posterior distribuição."

    e o estou eu a dizer.:) Mas dai a impor o formato ja é outra historia. :(
    Acham que eu reclmava se depois de 6 meses edita-sem em tpb sc,não me parece.

    "Não vejo o porquê de tanta diferença de preços entre capas, "

    ego+ Marketing=$$$$$$$$$ que te faz comprar coisas que não precisas,dvds,cds,bds,teleles,roupas,etc
    A Certas pessoas que prexcisam de sair do mundon bdportugues e aconpanharem o americano/brasileiro etc,ett
    Acordem para a vida,podem apagar esta tambem. :(

    Gimlock

    ResponderEliminar
  29. "Se for uma daquelas capas duras dos X-Men Gigante, és muita parvinho ao pensar que isso vai durar muito."

    X-Men Gigante,nao tinha capa dura,não fales do não sabes.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  30. Perdeu-se um post entretanto:\
    A nível de edição pode não ter diferença no preço mas e distribuição? Onde levas 5 HC podias levar 10 SC e os HC ainda são mais pesados. Poucas de um lado, aumentas do outro.
    Lembro-me do José Freitas uma altrua dizer que a diferença rondava os 2€ entre as 2 capas. Além disso a tendência geral é as gráficas abandonarem as grandes tiragens e apostarem em impressão digital e menores tiragens. HC paga-se caro.

    Grim, faz-me o favor de me dizeres onde estou errado à parte dos HC. Percentagens? Fala com livreiros. Custos de produção? Vem cá falar comigo que estou no ramo industrial!

    ResponderEliminar
  31. "LOLO,não teclo mais sobre isso aqui uma vez,que so "alguns posts" é que valem.e podem apagar este tambem."
    "loo,não me faças rir,"censura" NÃO TE DIZ NADA,eu não tenho que concordar com voçes,mas dai a perdertempo a teclar para apagarem,nem..."

    Tu estás a dizer que eu apaguei um comentário teu ??
    O único comentário que eu apaguei era meu porque foi repetido, saiu duas vezes igual !!!
    Só apago comentários que sejam ofensivos ou façam publicidade não autorizada (o que nunca aconteceu).
    Não impeço aqui ninguem de expor o seu ponto de vista , mesmo que não seja igual ao meu! Nada aqui foi apagado (apenas o meu duplo post).

    ResponderEliminar
  32. "...bdportugues e aconpanharem o americano/brasileiro etc,ett
    Acordem para a vida,podem apagar esta tambem. :( "

    Mau... será melhor pedires desculpa por essas acusações... já são demais!

    ResponderEliminar
  33. Mauro, permite-me discordar. Existe efectivamente uma diferença. Que ela não seja grande (2€, 5$ lá fora, é pouco) é uma coisa mas não passes a ideia que não há diferença nenhuma. No caso da Orquídea é a diferença entre os 16€ (preço de todos os lançamentos da editora naquela altura) e os 18€ da capa dura (que desde já em termos de qualidade de edição-estória à parte-é mil vezes preferível à original). O problema já nem é o preço, é a margem psicológica que as pessoas estão habituadas. Há uns anos atrás era engraçado ver como reclamavam por um TPB ir dos 10 para os 12€. Tudo porque se habituaram aos 10€ e uns trocos.
    A BD não é cara.

    ResponderEliminar
  34. Nuno,é assim o meu post ficou a espera de aprovação e depois desapareceu(so ficaram as partes que o DC CITOU),o que esperas que eu pense????
    E depois como é obvio não ia perder tempo a teclar outra vez. :(

    Grimlock

    ResponderEliminar
  35. Grim, no meu Blog os comentarios não são sujeitos a aprovação, como já deves ter reparado.
    Algo se passou, mas eu não tive nada a ver com isso !Aliás ... quando um comment é apagado aparece: "Esta mensagem foi removida pelo autor", quando é o proprio autor a apagar, quando é o responsavel do blog... não sei porque até hoje só apaguei mensagens minhas, mas que deve aparecer um registo é claro que apareçe !
    Tens que começar a pensar um bocadinho antes de disparar !

    ResponderEliminar
  36. Se é cara não sei,só sei que conheço um jove que gasta uns "trocos" nela.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  37. Gata
    E fará muito bem esse "jove", pois alguns livros são verdadeiras obras primas !

    ResponderEliminar
  38. Bongop,
    "aparece" não leva cedilha, espera aí um bocadinho na alcova, já te vou dar com um dicionário no toutiço (com cedilha)!

    Grim,
    tu vais-me desculpar, mas não se percebe nada do que escreves, já pensaste em fazer primeiro o comentário em word, e só depois de revisto e corrigido o publicares?
    Além disso amofinas-te por ninguém concordar contigo, mas francamente, tal só seria possivel com muito boa vontade (ou então alguém que ainda perceba menos de BD que eu, o que não será fácil de encontrar), as tuas opiniões não miseravelmente fundamentadas.
    Finalmente, o Bongop NUNCA apagou comentários de ninguém, quando tal acontece aparece "comentário apagado pelo administrador do blog", olha, no Inferno já foram alguns apagados, que eu sou muito democrática, no Inferno, mando eu!

    beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  39. Éna, tantas bongadas!
    Grim e Bongop, provavelmente os comentários apagados devem-se a algum bug derivado do Grim assinar como anónimo...

    Eu, continuo a manter que a bd é ligeiramente cara, mas acho que isso se deve ao facto de a maioria dos consumidores actuais serem adultos, e não jovens sem rendimentos como acontecia há 20 e 40 anos.
    As grandes editoras encaram a coisa como negócio, e as pequenas (portuguesas, por exemplo) que editam por amor à BD, não o conseguem por preço mais baixos...

    ResponderEliminar
  40. Ei, ei, ei! Eu lavo sempre as mãozinhas, e o acidente com a barra de chocolate foi caso único!

    ResponderEliminar
  41. Caros, 2 coisas apenas.
    1. Grim, vais desculpar-me mas eu não vou poder continuar a dar seguimento a algo que digas, não por concordar ou discordar, mas pelo simples facto de não se perceber absolutamente nada do que escreves. Dica, antes de publicares o comentário, passa-o primeiro em www.flip.pt. (corrector ortográfico). Vais ver que ajuda.
    2. Dc, eu falava em diferença de preço para quem decide editar, não para quem compra, pois aí haverá sempre diferença.
    Abraços a todos e parabéns pelos 40 comentários Bongop! Isto é que é bombar!

    ResponderEliminar
  42. Agradeço a todos os internevientes nesta discussão!
    E sim Grim, tb te agradeço embora algumas das nossas opiniões sejam divergentes! Volto a repetir que não te apaguei nenhum post!
    O objectivo era este ... um pouco de discussão!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  43. É a primeira vez que deixo aqui um comentário – que, vão ver, há-de sair uma palestra – provavelmente o primeiro de muitos.

    Concordo quando diz que a BD não é cara, aliás, digo mais: a BD está mais barata! É verdade! Falando de edições em Português de Franco/Belga (FB) basta comparar os preços praticados no passado pela extinta Meribérica com os da actual ASA ou Vitamina BD (os únicos de referência, em relação à periodicidade e número de publicações). Livros como o terceiro álbum da colecção dos Companheiros do Crepúsculo – O Último Canto das Malaterre – que à data da edição em Portugal custavam 5000$00 (!!!), isto nos anos 80; ou um dos últimos publicados pela Meribérica, da série Chninkel, que custava cerca de 16 Euros (Aqui deu-se um episódio caricato: comprei-o na feira do livro de Lisboa no pavilhão da Meribérica, e no pavilhão dos distribuidores custava 13,5 Euros. Quando confrontados por mim foi ver o vendedor da Meribérica sair disparado - furibundo - em direcção ao pavilhão dos distribuidores para lhes dar uma descasca…Depois faliram!). Considerando estes dois, de muitos e muitos exemplos, chegamos à conclusão que, anos depois com inflação à mistura, a BD FB está mais barata. Também com maior qualidade, pois essa história de termos 1500 álbuns brochados (capa mole) e 500 cartonados (capa dura) acabou, felizmente. Se bem que os álbuns brochados sejam preferidos aos outros por alguns coleccionadores (?!), devido ao menor espaço que ocupam nas prateleiras; não é o meu caso.

    Quanto às edições Norte Americanas de Comics também estão mais baratas. Com a entrada do Euro houve logo um decréscimo do preço, pois o Dólar encontrava-se a 220$00 em finais de 2001 e o Euro colocou-o a um equivalente de 200$00. Agora com a progressiva queda do valor do Dólar em relação ao Euro, mesmo com o aumento do preço de capa nos EUA, os Comics estão muito mais baratos. O que é preciso é saber onde os comprar e não ir na história (é já a segunda vez que utilizo “história” em vez de “estória”: é que eu mandei à m#$@ logo o primeiro acerto do acordo Ortográfico) de “cada dólar é equivalente a 1,5 euros” que certos traders em Portugal praticam.

    HC (Hard Covers) foram a melhor importação dos FBs para os Comics: São verdadeiros festivais de qualidade, para além de nos pouparem a comprar todos os crossovers que habitualmente não temos em standing-order e que estão outra vez na berra. Vejam as edições da DC e por favor cheirem as “leather covers”…são realmente de couro (coitadinhas das vacas! É verdade!) – os vegans e vegetarianos é melhor absterem-se e comprarem apenas os TPBs (Trade Paperbacks). Eu cá reduzi as minhas standing-orders substancialmente, é que dá cá um trabalhão armazenar em comic bags com backboards e por sua vez em long-boxes que nem vos digo nem vos conto! Isto para além de não serem nada estéticas e baratas, os ditos bags e boxes. As edições HC vêm todas com dust covers de muito boa qualidade e no interior impressas em papel de alta qualidade; o preço: uma pechincha, ou na pior das hipóteses, ela por ela. Na prateleira ficam um miminho que dá gosto ver: “a minha colecção”, pensamos com uma lágrima no olho, e de seguida babamo-nos :) ; espaço vital é que é uma constante angústia!

    A Orquídea Negra…eu não gostei, mas só depois de a comprar e ler é que cheguei a essa conclusão. Não sou daqueles que se põem a ler na FNAC, com o chocolatinho nas mãos, os álbuns para depois os por nas prateleiras para um qualquer incauto os levar para casa com o brinde da manchinha de gordura…uma cáfila, esse pessoal! Leiam-nos, mas, por favor, com cuidadinho.

    Cá por mim, vou apostando no Euro-Milhões todas as semanas, talvez me saia e então possa comprar aquele Jaguar que eu gosto tanto e uma casa maior com piscina e uma biblioteca de 100 m2 e mezanine…lá estou eu a babar outra vez :).

    ResponderEliminar
  44. Uma nova banda-desenhada portuguesa, "Cães danadinhos": http://danados-bd.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]