sábado, 24 de maio de 2008

Conan Vol. 5: Rogues In the House


Quem não conhece Conan, "O Bárbaro"?
Este bárbaro e bruto salteador já começou a ser protagonista na BD desde o inicio da década de 70, isto para além de alguns filmes de sucesso. A editora Marvel Comics publicou este herói desde essa altura até 2004, ano este em que os direitos de Conan foram adquiridos pela Dark Horse. E é sobre esta publicação mais recente que vou falar!
Esta série já conta com cinco livros, a saber:
- The Frost Giant's Daughter & Other Stories
- The God in the Bowl & Other Stories
- The Tower of the Elephant & Other Stories
- The Hall of the Dead & Other Stories
- Rogues in the House & Other Stories

Como a revista (comic) nº 50 ainda não saiu, o último livro previsto apenas tem nome:
- The Hand of Nergal & Other Stories (ainda não publicado)
A obra de Robert E. Howard foi adaptada com grande sucesso para a nona arte por Kurt Busiek (texto) e Cary Nord (desenho). Conan começou a ser retratado na BD como ele é nos livros... bruto, selvagem e sanguinário. Aquela parte cavalheiresca do tempo da Marvel aqui pouco existe, assim como a arte de Cary Nord é muito mais "rude" que a de John Buscema, um dos grandes artistas de Conan da época Marvel.
Esta série on-going foi prevista para 50 revistas compiladas em seis livros, sucedendo-se em aventuras muito bem adaptadas, descrevendo as viagens de Conan "O Cimério", através de toda a Hibórea passando por Nemédia, Ophir, Brithúnia, Hiperbórea, Zamora, Zíngara, Koth, Stygia, Hirkânia, Aquilônia e por tantos outros locais daquela época pré-glaciar!
É uma leitura muito recomendável para quem gosta deste herói bem selvagem!

Softcover (TPB)
Criado por: Kurt Busiek, Cary Nord, Tim Truman, Greg Ruth, e muitos outros...
Editado de 2005 a 2008 por Dark Horse
Comprado na Amazon
Nota média da série : 9 em 10

11 comentários:

  1. Se achas que o Conan da Marvel é mole, já viste os desenhos animados dessa altura? xD
    Quem me quiser oferecer/emprestar Conan está à vontade:P

    ResponderEliminar
  2. DC
    Nunca achei o Conan mole em nenhum livro, BD ou filme!
    Apenas acho que este Conan é mais rude e agreste que o da Marvel, ou seja mais aproximado dos livros de Robert E. Howard !
    Apenas isso... mas é a minha opinião!
    E não estejas à espera que te ofereça livros Conan da Marvel! Adoro a arte de Buscema!
    eheheh

    ResponderEliminar
  3. Pelo que entendi a Dark Horse está re-adaptando as histórias do Robert E. Howard? Pergunto porque parece-me reconhecer alguns dos titulos do teu artigo...
    Sou leitor das BDs do Conan desde o tempo do Barry Windsor-Smith e aplaudo sempre que se vê novos artistas pegarem no personagem e contarem-nos novas sagas do cimério ou até re-interpretações de velhas histórias. :-)
    Falando nisso, na capa do Rogues in the House tem o nome do Timothy Truman(Escritor?), outro talentoso artista que sigo os trabalhos desde que li o seu Grim Jack. Uma obra que vale a pena ler...Hummm....Acho que vou dar uma volta pelo meu baú da BD. Eheheheh....

    Boa Critica, como sempre! :-)

    ResponderEliminar
  4. Aaah, já tas avançado no Conan do Busiek e eu aqui a ver navios! Queria era que houvessem daqueles HC's logo com 12 comics...

    ResponderEliminar
  5. OCP
    Aquelas que tu conheces, são adaptações de livros do Conan escritos por Robert E. Howard e que também tiveram um tratamento igual pela Marvel, neste caso adaptadas por Kurt Busiek, no entanto uma adaptação por Mike Mignola e duas por Tim Truman.
    O resto das estórias é "invenção" de Kurt Busiek, baseada na mitologia de Conan, existindo tb uma estória escrita por Fabien Nicieza e mais duas por Tim Truman.
    Cary Nord tb não é o único artista, existem muitos outros...
    Mas a dupla principal Busiek/Nord é autora de 90% desta série.

    Crucios
    Eu sei que és fanático... :D

    Celtic
    Nunca percebi muito bem a politica de HC da Dark Horse... eu sei que existem versões destes TPB em HC, mas não têm datas "marcadas" para sair e há sempre aquela possibilidade de nem sequer sairem! Comprei estes TPB com um óptimo desconto, e pronto! :D
    HC de 12 números ... era bom era ! LooL
    Se começares a comprar a série em TPB começa pelo One Shot "Born on the Battlefield", que era por onde eu devia ter começado, e pelo meio desta série numerada tens outros TPB, tipo One Shot também, que valem a pena comprar! Estou a falar em livros criados pelos artistas da série on-going.

    ResponderEliminar
  6. A única coisa que não joga no Conan é que para um "bárbaro", tem demasiados rasgos de inteligência. Isso e nunca se afiambrar com as gaijas, deve ter uma costelita de roto...

    ResponderEliminar
  7. Rafeiro
    O Conan é bruto, mas não é estúpido! Para Além do mais ele afiambra-se às gaijas sim!
    Se comprares logo vês...
    :-p

    ResponderEliminar
  8. Sou um fan absoluto deste bárbaro, e tenho na minha colecção algumas jóias em que o Cimério é grande. Desde o tempo da minha juventude, onde ainda consegui arranjar a Weird Tales e ler o primeiro conto do, publicado ("Phoenix on the Sword" - 1932), do Bárbaro, pela pena do seu criador, Robert Ervin Howard (que morreria poucos anos depois - 1936), sou um incondicional e absoluto fan destes gigantes, autor e criação.Infelizmente esta revista sofreu um "sumiço", o que ainda hoje choro baba e ranho (pela revista e pelo guito que me custou!)

    Iniciei-me na Bloch e daí nunca mais parei. Uma das melhores publicações da Abril foi, sem dúvida alguma a Espada Selvagem. A original é um tesouro que guardo com garras e dentes afiados! Para mim esta é, sem dúvida alguma, a melhor fase do adorador de Crom...quer dizer...Roy "the boy" Thomas, John Buscema e Alfredo Alcala´, é fruta!!! Eu prefiro o J. Buscema ao Barry W-S. Também, a par com estes, faço referência ao absoluto Frank Frazetta com o seu fantástico e muito copiado Conan the Usurper.

    Podia estar aqui a escrever sem parar sobre este e outros personagens do Robert.

    Recordo que o Robert nasceu em 1906 e em 2006, com os 100 anos do seu nascimento, foi editado em edição de luxo as suas crónicas do poderoso bárbaro. Só tive pena de não terem editado também as do Bran Mak Morn, do Kull e do Solomon Kane. Está disponível na Amazon.co.uk pela Golancz,CE como "The complete chronicles of Conan: Centenary edition (Hardcover)".

    Para quem quiser ler a SSC, tem agora a edição TPB da DH; bem compilada mas com problemas de paginação no primeiro tomo e com alguma indefinição no contraste P/B; o preço é bom e as histórias...ui!

    ResponderEliminar
  9. Sá para ficar claro:

    O desenho do Conan do Frank Frazetta acabou por ser o definitivo, ao que o J.Buscema e agora o Busiek se manteve e mantém fiel, respectivamente. O Frank Frazetta, infelizmente, nunca desenhou o personagem em comics. Nos finais da década de 60 foi editado pela Lancer Books o paperback "Conan the Usurper", a arte da capa esteve ao cargo do F. Frazetta; foi tal a impressão que causou que se venderam livros apenas pela arte da capa. A partir daí a imagem do bárbaro esteve (quase) sempre associada ao do Frank Frazetta.

    O bárbaro do Barry Windsor-Smith já não é assim, como sabem, e adapta-se menos bem aos contos originais do Robert...falta-lhe muito cabedal e aparente altura.

    ResponderEliminar
  10. Um Conan que chora pela morte de um companheiro, que não afiambra as mulheres que lhe passam à frente e só se interessa em ajudar? Parece mais um herói da Marvel que o verdadeiro Conan hehe

    Refem, já tens material para 2 posts só neste comentário:P Vai lá actualizar o blog que já estou à espera de mais posts teus!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]