quinta-feira, 26 de junho de 2008

Senda (Sillage)



Série que vai no seu 5º volume por cá, e na nossa língua, apesar de já ir já no 10º álbum em França. Esta boa série está a ser editada pela Vitamina BD, que talvez edite o 6º volume lá para o fim do ano... E isto seria uma boa noticia, pelo menos para mim, pois é uma das séries que eu sigo com interesse e já reli algumas vezes!

Esta série de Jean David Morvan (narrativa) e Philippe Buchet (desenho) conta a estória de Navee, uma jovem humana que é "adoptada" no 1º volume pela caravana inergaláctica denominada Senda. Esta jovem foi a única sobrevivente de uma nave que se despenhou num planeta desabitado de vida inteligente. Foi criado como selvagem e tem como companhia um gigantesco felino, que lhe é leal até às últimas consequências, e isso será fatal para ele...

Essa gigantesca caravana espacial alberga milhares de naves doutras tantas raças, excepto a humana, e procura no espaço profundo novos planetas que sejam propícios à vida de alguma das raças. Infelizmente para algumas delas, a primeira regra é: não se pode colonizar ou terraformar um planeta onde exista vida inteligente!

Navee não consegue evitar a transformação do seu planeta para uma outra raça, mas é adoptada pela caravana! Aqui começa a nova vida de Navee, que devido à sua capacidade de adaptação, força, instinto e sagacidade, é integrada numa espécie de força de intervenção da caravana Senda.

Esta série pode ser lida de duas maneiras, ou por único e exclusivo entretenimento, ou então analizar as componentes sociais tão próprias dos nossos dias no nosso planeta... Em todos os volumes, que eu li, isso está sempre presente passando problemas graves do nosso dia a dia para as vinhetas da série, embora apresentados sempre como se fossem problemas próprios da caravana, ou seja... temos traições, assembleias corruptas, escravidão encapotada, luta pela sobrevivência, seres que carregam explosivos e se fazem rebentar em locais públicos, amor, lealdade ou falta dela, enfim... tudo isto apresentado com uma arte super agradavel! Gostei muito, e estão editados:

- O Fogo e as Cinzas
- Colecção Privada
- Engrenagens
- A Marca do Demónio
- 'J.VJ,..'\_


Aconselho vivamente esta série, visto que para além de ser de qualidade está editado em Português pela metade, e espero que Vitamina BD nos faça o brinde deste ano editar o 6º volume!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Jean David Morvan e Philippe Buchet
Editado entre 2001 e 2006 por Vitamina BD (original por Delcourt)
Nota : 9 em 10

15 comentários:

  1. Parece ser uma excelente serie (desconhecida até agora para mim), e com uma arte fenomenal. :-)
    Acho que este fim de semana vou pesquisar nas papelarias aqui em redor a ver se encontro algum destes álbuns...;-)

    Abraço. :-)

    ResponderEliminar
  2. finalmente falas dela...essa vai estar na minha prateleira ainda este Verão, assim espero. xD tenho andado a falar muito sobre esse :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. espero que o Nävis tb seja editado, esse foi o que li completo. sorry pelo duplo post

    ResponderEliminar
  6. OCP
    Eu gostei muito dessa série! Só espero mesmo que continue a ser editada, pois embora os episódios sejam fechados, têm uma linha temporal e factual a acompanhar e unir todos os volumes!

    Crucios
    Nunca li o spin-off Navis (que tem dois volumes editados), os únicos que eu li foram os da série principal, Senda (Sillage). Também existe outro spin-off desta série: "Les chroniques de Sillage" que no 5º volume!
    Como podes ver o universo Senda/Navee (Sillage/Navis) já é muito grande! E isso só acontece com grandes séries.

    ResponderEliminar
  7. Não... A "série mãe" é que está !
    Como já disse a série onde Navee tem as suas aventuras chama-se SENDA. O resto são spin-offs da série Senda (Sillage em Francês)!
    O problema é que como é FB, os apreciadores da vertente americana comics não têm sequer conhecimento do que sai em Português, logo só têm conhecimento daquilo que sai em Inglês! Isto é trágico!

    ResponderEliminar
  8. O problema é que como é FB, os apreciadores da vertente americana comics não têm sequer conhecimento do que sai em Português, logo só têm conhecimento daquilo que sai em Inglês! Isto é trágico!

    Bongo,não é por ai,eu conheço a serie a muito e sai que tem qualidade,so não compro,porque o formato/preco/numero de paginas não me agradam em nada,se fosse editado no formato tpb com os 3 primeiros volumes era compra certa assim,NO YAY.

    ResponderEliminar
  9. ei foi logo o primeiro fb que vi! :) e se calhar vou caçar isto: http://www.bd-collector.com/catalog/images/navis-attakus1.jpg

    ResponderEliminar
  10. Leio esta série com agrado, mas não é daquelas que me enche mesmo as medidas, talvez por lhe encontrar um tom demasiado juvenil para o meu gosto.

    ResponderEliminar
  11. Kitt
    Nunca irá ser por causa de um formato que deixarei de comprar uma BD que eu goste, até posso preferir noutro, mas se só existir um será esse que comprarei!

    Crucios...
    Mais vale comprares os livros todos !!! LooL

    Gustavo
    A série é juvenil! Mas eu gosto de séries juvenis, são mais frescas e menos pesadas! LooL
    Mas é uma boa série juvenil...

    ResponderEliminar
  12. damn...agora é que vi o preço...mas está mesmo bem construida...

    ResponderEliminar
  13. "NO YAY"????

    ahahahahahahah (rebolando a rir)

    ResponderEliminar
  14. Começo a ficar curioso por estes FB's da Vitamina BD, tal como o Crucios eheh.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]