quarta-feira, 2 de julho de 2008

Mother Sarah


Obra japonesa de Katsuhiro Otomo (narrativa) e Takumi Nagayasu (arte). Destes dois conhecemos por cá o primeiro, pois é também autor da série "Akira" que teve publicação integral pela Meribérica. Infelizmente "Mother Sarah" não teve essa sorte e ficou-se pelos três volumes publicados em português, penso que os preços absurdos de lançamento também não ajudaram... agora estão a preços de saldo, e embora sejam apenas três por cá, valem a pena!
A edição tem o tamanho de um TPB americano normal e lê-se de maneira ocidental, não está ao "contrário". Como na generalidade dos mangas, apenas as primeiras páginas e a capa do livro são a cores, sendo todo o resto a p&b... mas um p&b excepcional! Tem todas as caracteristicas de um manga: detalhe e "velocidade"!
Novamente Katsuhiro Otomo (大友克洋) retoma um cenário pós-apocalipse (como em Akira) e com muito sucesso, pois a acção é avalassadora e junta com a arte do veterano Takumi Nagayasu (匠長泰), riquíssima em detalhe e sensibilidade conseguem prender o leitor irresistivelmente, até que no fim surge a frase "ora bolas!" porque acabou em português e em inglês não se consegue obter... Apesar de tudo o terceiro volume acaba de uma maneira que não deixa o leitor a vociferar, pois acaba um ciclo por ali.
No que diz respeito à estória, a Terra está praticamente inabitável devido a um conflito nuclear e a raça Humana teve de se refugiar em gigantescas estações orbitais. A guerra entre as duas facções rivais Époque e Mother Earth surge devido à descoberta de que se despoletasse uma bomba de grande potência, mas de pouca
radiação no polo norte, o respectivo hemisfério gelaria mas o hemisfério sul tornar-se-ia habitável! A bomba, apesar de não autorizada, foi lançadas por extremistas da Époque mas, segundo os cientistas, só passados três anos é que se poderia voltar à Terra... as acções de terrorismo por extremistas das duas facções provocam um retorno à Terra antes de tempo, e é aqui que Sarah vê a morte do marido e no meio da confusão é separada dos seus filhos. Aqui começa a saga de Sarah em busca dos filhos perdidos...
Foram editados em Portugal:
- Regresso à Terra
- A Cidade das Crianças
- Manipulações

Nunca foram editados em Portugal:
- Sacrificies
- Suspicion
- Deserters
- Peace Talks
- Betrayal
- Deflagration

Não vou fazer a scan a páginas interiores, pois temo pela integridade destes TPB, a cola parece-me muito seca e estaladiça (até parece que estou a falar de comida...). Ficarão com aquela que eu tirei no post sobre Manga , é a única página a p&b deste post de Maio/2008!
Boas leituras !
Este é a última review antes das férias (vivam as férias!), mas vou deixar algumas coisas programadas para os visitantes deste bloguezinho!

Softcover (TPB)
Criado por: 大友克洋 e 匠長泰
Editado entre 2000 e 2003 por Meribérica (original por 講談社(株)
Comprado na Bertrandt
Nota: 7,5 em 10

9 comentários:

  1. Não conhecia esta obra, mas a arte parece espectacular. :-)

    E Boas Férias! ;-D

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno "Bongop",

    Como sabes adoro ver as capas, concepções da mesma, etc...

    Estou à espera de ver 1 ou 2 trabalhos teus (quando estás inspirado), o OCP, tb faz umas coisas engraçadas de que sou apreciador.

    Parece-me k vais (vão) de férias, aproveitem bem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. estava a ver que, ao tempo que a tens, n fazias review xD

    ResponderEliminar
  4. É pena só terem editado três volumes pois pelo que falas até parece interessante. E a arte que mostraste também é muito porreira.

    ResponderEliminar
  5. "ficou-se pelos três volumes publicados em português, penso que os preços absurdos de lançamento"

    Mas isto continua ate hoje,em outras editoras e depois quando encerram a actividade as suas bds ficam ao preco da uva,basta verem as Fnacs.

    ResponderEliminar
  6. Bloguezinho?!!!! Bloguezáço, queres tú dizer. Aqui o pessoal não lê bloguezinhos, caro amigo! Por isso vê lá se incutes que o teu blog é mesmo um bloguezáço!

    São 2 euros p'la graxa, sinhor.

    Boas férias (eu também vou! eu sei..eu sei...não posso ver nada!).

    ResponderEliminar
  7. Adoro Katsuhiro Otomo infelizmente conheço pouco.

    A sua obra Akira que é das melhores coisas que li e uma história que fez para o volume 1 de Batman Black & White.

    Este Mother Sarah já conhecia mas nunca li. Também os vi a bons preços mas como só há 3 volumes :S

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Li o 2º volume muito recentemente, ainda tenho a informação no meu blogue, e gostei bastante, apesar de não fazer o meu género. Consegui comprar este por 3 euros na Bertrand...

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]