segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Terceiro Testamento


Mais uma grande série de BD completamente editada na nossa língua! Infelizmente a editora Witloof já não existe, mas pelo menos conseguiu oferecer duas pérolas ao nosso pequeno mercado de BD em português: "O terceiro Testamento" e "Sambre", esta última também será sujeita a post!
Eu penso que esta série fica lindamente depois de "Revelações", ou seja, mais uma intriga religiosa! Para além disso, quem gostou do filme "Em Nome da Rosa" vai adorar esta série... (porque é que será que teimam em por as feições do Sean Connery em tudo o que é série deste género??)
Esta série é formada por quatro livros:
- Marcos ou o Despertar do Leão
- Mateus ou a Face do Anjo
- Lucas ou o Sopro do Touro
- João ou o Dia do Corvo

A intriga começa com o julgamento inquisitório do Conde de Marbourg, ele próprio um inquisidor mas caído em desgraça por perseguir quem não devia... é salvo pelos seus amigos (e inimigos também, pois está-lhe destinado um lugar de destaque no futuro de seus adversários...). É convidado passados vinte anos (dado como morto num incêndio) pelo seu amigo o Arcebispo d´Elsenor, que lhe vai confiar uma investigação. Infelizmente os perversos "homens do Corvo", assim lhes chamei eu quando li pela 1ª vez o livro (risos), acabam por assassinar este Arcebispo e Conrad foge com a filha adoptiva deste, Elisabeth d´Elsenor. Estes partem rumo a uma grande aventura com muita intriga, ficção, meias-verdades, Templários... enfim tudo o que uma estória com muitos codex e cadernos religiosos proibidos nos pode oferecer, e no cerne disto tudo temos Julius da Samaria e os seus escritos, que levavam ao Terceiro Testamento e à 13ª tribo de Israel!
Já perceberam que adorei esta estória, mas ainda não disse que a arte de Alex Alice é fenomenal! E as cores... meu Deus, as cores são celestiais! (Convêm este tipo de arranjo, com palavras deste género numa estória com muitos motivos religiosos) eheheh...
Já agora, de notar que as datas são sempre referentes à datação utilizada nos Cadernos de d´Elsenor (são verdadeiros), em que o Ano Novo era fixado no dia de Páscoa... isto até 1564 em França! Curiosidades...
Eu recomendo vivamente esta série, é muito boa e encontram-na a preços de super saldo, visto que Witloof já não existe!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Alex Alice e Xavier Dorison
Editado entre 2000 e 2004 por Witloof (original pelas Éditions Glénat)
Comprado na Bertrandt
Nota : 10 em 10

18 comentários:

  1. Eu tambem so não sei quando(20 euros pela serie toda em hc,é dado).
    Da Witloof li O ESTIGMA Recentemente e gostei,e a Orquidea one shot deles tambem vale a bem pena,estão as 2 bds a 3 euros nas lojas do costume.

    ResponderEliminar
  2. Esta série é excelente; foi iniciada pela Baleia-Azul (nº1, capa brochada) e depois continuada pela Witloof (chancela da Belga Fanny, dona da excelente loja de BD em Coimbra, Dr. Kartoon). A Witloof tornou a editar o primeiro tomo, mas desta feita em capa cartonada, e ainda bem que o fez. Foi uma das minhas maiores penas, no mercado editorial Português, quando soube que a editora já não tinha pés para andar; os conhecimentos de BD e o particular bom gosto da proprietária adivinhavam grandes séries. Foi uma pena, realmente. Ficaram alguns(pouquissimos) bons albúns de BD.

    A outra série que referiste, "Sambre", é uma epopeia que atravessa gerações, é um tratado de História e costumes...infelizmente ficou muito incompleta.

    ResponderEliminar
  3. crucios e Kitt
    Comprem que serão bem servidos !

    Refem
    Sambre não ficou muito incompleto!
    O 1º ciclo da série está too editado em português. Apenas saiu um álbum em França depois daqueles que foram editados cá, "Maudit soit le fruit de ses entrailles...", que inicia o 2º ciclo da série. Este, se a Witloof tivesse durado mais um pouco tb teria sido cá editado...

    ResponderEliminar
  4. Sim , realmente fechou o ciclo, o quarto álbum. Mas como é uma história que atravessa gerações eu não me dou como satisfeito, pois muitas questões estão por atender, em especial a principal. Escrevo um bocado de cór, pois não estou em casa e não consigo consultar os livros, tendo já os lido faz alguns bons anos. Mas lembro-me perfeitamente da sensação de "e agora?". O quinto tomo ("Maldito seja o fruto do teu ventre") é incontestávelmente uma continuação (pensava-se promissora, mas faz já 5 anos que não é editada a sua sequela). Por isso quando disse que está muito incompleta, reafirmo-o. Não quis dizer com isto que faltavam editar em Português muitos álbuns que já teriam sido editados em Francês, mas sim que história é uma epopeia e que para a ver completa teriamos que ter muita paciência e pelos vistos sorte também. Esta é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Refem
    Agora já concordo contigo! Mesmo no país original está muito incompleta... mas teremos de falar disto quando eu fizer o post !
    eheheh

    ResponderEliminar
  6. 10 em 10, mais uma obra que promete, tou certo?

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Jota
    Aproveita se os vires à venda! Estão a 3,90€ nas Bertrandt e FNAC!

    ResponderEliminar
  8. Uau!!!
    Nota máxima!!

    Uma grande beijoca

    ResponderEliminar
  9. Este anda sempre a sorrir para mim quando passo por ele. Sozinho ou em pack está a um preço apetecível mas depois do Alive as economias desceram :(

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Comprar? Posso ler à borla na FNAC, tá doido?

    ResponderEliminar
  11. looT
    Pisca-lhe o olho também !

    Rafeiro
    És Rafeiro mesmo..........

    ResponderEliminar
  12. Oi,
    Daqui fala a belga !
    Obrigado pelos elogios acerca dás BD's. Tive imensa pena em ter que fechar. Acreditam que lutei até o fim.
    Não se esquecem de Vincent e Van Gogh que é uma beleza.
    Um abraço bedéfilo muito grande cheio de saudade para toda gente.
    Fanny

    ResponderEliminar
  13. Aqui no Brasil, a Multi Editores está lançando essa série. Mal posso esperar para ter em mãos o primeiro exemplar.

    ResponderEliminar
  14. Onde é que arranjo os 4 livros ? Se alguém souber, agradeço a amabilidade.

    http://www.acontarvindodoceu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. M D Roque
    Esses livros por vezes andam perdidos nas livrarias, é uma questão de estar atento. Mas de qualquer modo podes sempre fazer como eu, isto é, procurares em leilões online tipo:

    http://www.olx.pt/nf/livros-revistas-cat-215/Terceiro+testamento/a5,3

    http://www.coisas.com/categories.php?option=keywords_cat_search&keywords_cat_search=terceiro+testamento&parent_id=877&form_basic_search=

    ;)

    ResponderEliminar
  16. E muito boa sim, obrigado pelo comentário ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]