quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Absolute Batman: The Long Halloween


Como é que eu posso explicar isto... É um grande livro, tanto no tamanho como na arte ou história!
"Batman: The Long Halloween", vem depois de "Batman: Year One", e antes de "Batman: Dark Victory" e" Catwoman: When in Rome" . Os eventos destes dois últimos livros acontecem no mesmo espaço de tempo, cronologicamente falando. Para saber mais sobre "When in Rome", é só clicar no link anterior.


Para quem não sabe, o último filme deste herói, "The Dark Knight ",é baseado nesta série limitada a treze revistas. Este livro segue a tradição de "Batman: Ano Um", editado em português pela Devir, ou seja, o "filme negro" continua, mas agora mais negro que nunca.

É apresentada a origem do Two-Faces, o procurador Harvey Dent, e o fim do império "mafioso" de Carmine Falcone. Aliás, o livro começa mesmo por aí, mostrando a luta de Harvey Dent contra o crime organizado. Este, mais o capitão da polícia Jim Gordon e Batman, celebram uma aliança para pôr este "Padrinho" da máfia dentro de uma cela.

No meio das contrariedades inerentes a uma tarefa deste género aparece um novo vilão ou vigilante, Holiday Killer, que começa a abater nos feriados Americanos membros ou aliados de Carmine Falcone. Este começando a ficar encurralado, contrata uma série de vilões como o Scarecrow, Penguin, Poison Ivy, Riddler, Catwoman e por arrasto de Two-Faces vem Solomon Grundy! No meio disto tudo o Joker vai fazendo das suas...

A Catwoman, ou Selina Kile, tem um papel muito dela neste livro, que vai culminar em Catwoman: When in Rome .
Eu achei a história de Jeph Loeb muito boa, viciante! A trama está muito bem feita e nunca se consegue saber, nem no final, quem é o Holiday Killer! Existem três suspeitos, mas nunca se consegue deslindar se é um deles (e qual), se serão dois deles, ou os três! Gostei muito mesmo.

Em relação à arte de Tim Sale, esta fica a "matar" neste argumento. As cenas de movimento estão excelentes, consegue criar grande profundidade na expressão facial dos personagens envolvidos, e a cor faz realçar toda a expressão do lápis, embora o traço típico de Sale seja um pouco estranho... mas como alguém já disse: no princípio estranha-se, mas depois entranha-se!
Boas leituras!

Slipcased Hardcover
Criado por: Jeph Loeb e Tim Sale
Editado em 4 de April,2007 por DC Comics
Comprado na Amazon
Nota : 10 em 10

13 comentários:

  1. Vá, conta aqui ao rafeiro... está na FNAC? Para comprar, desta vez não amachuco, perdão, não folheio! E se folhear levo luvas cirurgicas e evito respirar para cima dele!

    ResponderEliminar
  2. Ah bongop não podes falar do final deste livro nada mesmo já disseste de mais até lol

    O final é das melhores coisas e claro que eu tenho a minha opinião. temos de o sugerir lá no Central para podermos discutir nunca tenho ninguém com quem falar sobre ele :(

    Dito isto é dos meus favoritos do Homem Morcego uma das suas melhores histórias em estilo detective.
    É também o melhor livro que li de Jeph Loeb e agora já percebes porque gosto do homem.

    E Tim Sale está fantástico tal como salientas.

    Agora vai para o Dark Victory não é tão bom mas é bom.

    Em relação à edição Absolute só me resta dizer: Que inveja eu tenho a normal :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. (de tridente atrás das costas)

    Hummm oh maridinho mais querido (voz doce mode) e quanto é que custou esta obra tão xpto ? hã?

    enxofre

    ResponderEliminar
  4. Estou a a pensar em comprar isto, mas só se a nota final for alterada para um 11 ou 12!

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro
    Tás com azar... se o encontrares na FNAC estará selado, concerteza!

    looT
    Eu sabia que ias gostar deste! E não, não conto mais nada! LooL

    Diabba
    Nem que me espetem um tridente, não direi quanto custou !!!
    eheh

    Celtic
    Do 11 para a frente (até ao infinito), é só para quando me dá um "clic" , mas se comprares este acho que não te arrependerás! Tenho a certeza!
    :)

    ResponderEliminar
  6. esse ainda não vi... como sabem não sou muito DC...

    ResponderEliminar
  7. Este livro é mais um que já tenho a ganhar poeira na estante e ainda não tive tempo para ler. :-(
    Comprei mais pelo trabalho da dupla Loeb & Sale que acompanho desde o trabalho deles no Aranha. :-)

    ResponderEliminar
  8. Uma das compras para o próximo mês... tem que ser, eu já vi (na fnac hehe) e a arte está demais!

    ResponderEliminar
  9. Mas Bongop, achas que vale a pena comprar em absolute? Achas que são 44 euros bem gastos (in BookDepository)?

    ResponderEliminar
  10. Crucios
    Não és muito da DC??? LooL
    És mais do Sporting?

    OCP
    Lê!
    :)

    Radjack
    Para mim foi das melhores leituras do Verão!

    Celtic
    Depende... eu prefiro! O papel dos TPB da DC costuma ser muito ordinário, saindo em Absolute, ou então em HC é sempre preferivel (embora o papel dos HC da DC também não seja grande coisa)

    ResponderEliminar
  11. Lá isso é verdade, as edições da DC em HC ou TPB são muito manhosas :\

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]