domingo, 7 de setembro de 2008

Os Companheiros do Crepúsculo


"Esta durou, diz-se, cem anos...
Nada a distinguiu verdadeiramente daquelas que a precederam, nem das que lhe seguiram...
Como o gelo e a peste, a guerra abate-se sobre os campos quando menos se espera, de preferência, quando o vinho está na adega e as jovens são belas."


Assim começam os três tomos desta trilogia, "Os Companheiros do Crepúsculo". François Bourgeon brinda o público leitor, nos anos oitenta, com esta trilogia plena de investigação da época, como é seu apanágio. Estamos no Século XIV, em que o obscurantismo da Idade Média, a que eu gosto de chamar a "Idade Negra", estava no auge.

Uma época nada propícia para uma adolescente desinibida e bonita como Mariotte, criada no meio de ritos antigos, pela sua avó.
Esta e Anicet são os únicos sobreviventes da aldeia, após a passagem dos soldados, e não importa se Franceses ou Ingleses... o resultado era o mesmo! Acabam por ficar ao serviço de um cavaleiro desfigurado em demanda contra as forças obscuras do mal.

Nos dois primeiros livros entra-se no mundo dos sonhos, em que estes três protagonistas comungam os mesmos sonhos, uma e outra vez. Tudo nestes sonhos serve de base para o terceiro e gigante livro, em que as forças primárias das três sereias, representadas pelo negro, vermelho e branco colidem... embora a donzela Blanche (branco) tenha perecido logo no primeiro volume. Esta tinha a particularidade de ser o amor deste cavaleiro. Este acaba por ser traído, e não vou dizer como nem por quem.
Os livros são:
  • O Sortéligio do Bosque das Brumas
  • Os Olhos de Estanho da Cidade Glauca 
  • O Último Canto das Malaterre 
Em relação à arte de Bourgeon, acho que ninguém poder dizer nada... o pormenor, a riqueza de cores e paisagens, tanto urbanos como campestres é um verdadeiro hino à banda desenhada!
Em relação à história, bem, aqui há quem goste, há quem adore e há quem, nem por isso ache tão bom assim... questão de gosto! Ainda falando na arte, acho que o único defeito de Bourgeon são as faces, ou caras, como preferirem. Acho que as faz demasiado parecidas umas com as outras, sobretudo as belas mulheres que representa nas suas obras. Esta é a minha opinião!

Para aqueles que me vão dizer que não se conseguem arranjar estes livros, vou contraria-los! Neste momento no Miau (www.miau.pt), estão os três livros a 4 € cada. Apenas peço que esta pista não faça subir os preços desmesuradamente no leilão... tenham tino a leiloar, é só estar atento ao Miau e à BD Portugal , que conseguem encontrar, com um pouco de paciência, estes livros mais antigos.
Não expus páginas do interior, porque estes livros já não suportam tamanha prova :) , ficarão apenas as três capas.
Boas leituras!

Softcover (capa mole)
Criado por: François Bourgeon
Editado entre 1986 e 1990 pela Meribérica
Comprado na Bertrandt, Miau e um particular
Nota : 10 em 10

10 comentários:

  1. Mais uma bela amostra de arte. Tens livros com grande qualidade, Bongop!

    ResponderEliminar
  2. Aqui dava 20 em 10!

    Outro dos meus mestres do FB preferidos. Este senhor (como o Jacques Martin) faz uma exaustiva e aturada pesquisa sobre costumes, lendas (nas quais se baseiam esta história), trajes, objectos, cores, etc. São duas das mais belas histórias de sempre, na BD, de sua autoria: "Os Passageiros do Vento" e "Os Companheiros do Crepúsculo". Simplesmente brilhante é dizer pouco.

    Um dos primeiros posts que li no teu blog era sobre o custo da BD em Portugal. Nesse post fiz um comentário, e disse que hoje em dia a BD está muito mais barata do que era nos anos 80. Dei vários exemplos, um dos mais flagrantes foi "O Último Canto das Malaterre". Quando o comprei (aquando do seu lançamento) tive que desembolsar 5000 escudos! Uma verdadeira pipa de massa nesse tempo. Se hoje a ASA nos pedisse 25 Euros por um álbum, seria o fim do Mundo! Já os outros dois custaram-me cerca de 1600 paus cada(se não me falha a memória).
    De qualquer maneira, fica aqui o teu maravilhoso post, ao qual eu, quando o vi nas tuas "próximas criticas", disse cá para comigo: Fosga-se! Lá vou eu ter que pensar noutra. hehehe! Poupaste-me um trabalhão, digo-te com franqueza.

    Já agora, este títulos soam mesmo a poesia ou magia, não concordas? "Os Companheiros do Crepúsculo" : "O Sortilégio do Bosque das Brumas"; "Os Olhos de Estanho da Cidade Glauca"; "O Último Canto das Malaterre".

    Ninguém pode deixar de ler estes álbuns.

    ResponderEliminar
  3. Possuo estes álbuns e recomendo a quem aprecia uma boa história recheada com uma arte de primeira. :-)
    E como o refem, concordo com os preços. Quando comprei estes álbuns custaram-me uma pipa de massa naquele tempo...mas valeram cada centavo. ;-)

    ResponderEliminar
  4. :) Gostei muito principalmente da tua forma de escrita (a da bd também claro!!!)

    bj

    ResponderEliminar
  5. Hey nuno
    mais uma boa critica :)

    vai la ao sitio tem la cenas novas :)
    fica bem
    PAZ

    ResponderEliminar
  6. Grunfff

    Pois eu gostei dos desenhos mas achei a história muito secante.

    Mas onde é que o povo falava assim?

    Hoje em dia que a maioria sabe ler, não conhecem mais que 250 palavras, na altura pouco mais que 30 deviam saber...

    E sabem que mais? É muita demanda para pouco resultado!

    E agora venham cá bater-me, mas a minha honra obriga-me a informar-vos que estou armada!

    enxofre

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me desse livro. A capa promete muito, uma jove toda tronchuda pendurada, e tal, mas depois, nicles...

    ResponderEliminar
  8. Bom, lá que as capas são sugestivas, lá isso são.

    ResponderEliminar
  9. Miau, miau!!!
    É um primo meu afastado...

    beijos

    ResponderEliminar
  10. OCP
    Tambem gostei muito, embora a estória por vezes sejaum pouco "arrevezada".

    Diana
    Obrigado !

    Eduardo
    Já vi !
    :)

    Diabba
    Já sabia ...
    :(

    Rafeiro
    Tarado

    Jota
    Tarado

    Gata
    Quem é o teu primo ??

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]