quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Batman: Dark Victory HC


"Dark Victory" é a sequela de "Batman: The Long Halloween ", ocorrendo ao mesmo tempo de "Catwoman: When in Rome". Esta trilogia é na minha opinião o melhor trabalho da dupla Jeph Loeb/Tim Sale, não só no personagem Batman como na Banda Desenhada em geral...
Também se demonstra que a arte de Tim Sale só "respira" com toda a sua pujança e personalidade no formato "Absolute". Eu tinha posto alguma reservas no "Catwoman: When in Rome", que se dissiparam com "Absolute Batman: The Long Halloween ", e agora, embora compreendendo melhor a arte de Tim Sale, neste "Dark Victory" tenho de extrapolar o formato para apreciar todas as cenas de acção (excepcionais) e de tensão narrativa que Sale consegue colocar em cada vinheta, para além disso é mestre a sequênciar essas mesmas vinhetas!
Quanto a Loeb, consegue criar uma estória muito sólida, com todos os grandes vilões da mitologia Batman presentes, e apresentando neste Dark Victory mais um personagem: Robin! Para mim se não é um dos melhores Robin dos comics americanos, ficará concerteza num lugar de destaque! Acho que o autor Jeph Loeb foi muito feliz nesta estória que traça o destino da família Falcone e do procurador Harvey Dent, agora o "Two Faces".
A estória começa com uma nova procuradora a querer limpar Gotham, mas existe logo a sensação de que tem uma agenda muito própria... a par disto há uma fuga em massa do asilo/prisão Arkham, em que os nossos maravilhosos super-vilões são muito bem sucedidos! Para piorar a situação aparece mais um novo "serial killer", The Hangman, que vai dar cabo da cabeça ao nosso super detective. De notar que todos os vilões desta estória têm uma função bem definida a cumprir, não fazem apenas corpo presente!
A Catwoman têm um papel em que aparece (sempre bem e misteriosa) e desaparece... para seguirem os seus passos nestas ausências de "Dark Victory" tem de ler "Catwoman: When in Rome".
Só me resta desejar boas leituras!

Hardcover
Criado por: Jeph Loeb e Tim Sale
Editado em 2001 por DC Comics
Comprado no EBay
Nota : 9,5 em 10

10 comentários:

  1. Tenho estado para comprar este mas de alguma forma sempre tenho adiado. :(

    Acho que devo mesmo comprar, a história parece bem boa e depois desta tua critica, fiquei curioso. ;)

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li o da Catwoman mas de resto concordo que são as melhores obras de Loeb e Sale, das que conheço pelo menos. São mesmo muito boas.

    Gosto muito dos pormenores como por exemplo em long Halloween durante o casamento de alguém inventam uma frase que dizem que mais tarde será usada no futuro. Em Dark Victory usam essa frase e mais coisas nessa linha.

    Loeb gosta de meter os vilões todos à mistura, fê-lo novamente em Hush, que apesar de eu ter gostado está longe da qualidade destas.

    Só é pena terem um erro de continuidade. Supostamente Long halloween é uma espécie de sequela de Ano Um e em halloween batman e dent não se conheciam quando de facto já tinham falado em Ano um. Mas pronto isto não é nada de importante. :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tu achas estes desenhos giros?? Está explicado pq me achas bela... hihihihihihi, tens um gostinho pra lá de duvidoso!

    enxofre

    ResponderEliminar
  4. Próximas compras do Batman
    Long Halloween
    Dark Victory
    (já tenho a catwomen)

    esta reviw veio mesmo a calhar!

    fica bem

    ResponderEliminar
  5. Será que as aulas de tiro são assim tão caras? Até mete dó a pontaria dos vilões, pá...

    ResponderEliminar
  6. Bongop, como sabes, eu tenho o "Long Halloween" (foi uma penchincha à qual não resisti) e não tenho estes dois que referes. Ainda não li o LH. Achas que é mesmo imperativo ter mais estes dois para compreender o LH?

    Já agora, para o pessoal que compra na Amazon.com (EUA): devido à alteração feita pela Amazon.com quanto aos portes (só em expedited ou em express; acabaram com a standard para envios internacionais) e devido à valorização do $, o melhor é olharem para a Amazon.co.uk. Para além de ser muito mais rápido, é agora quase "ela-por-ela", porque a £ está a 1,17€ e os portes ficam mais em conta (para além de não levarem com a eventual talhada da alfândega).

    ResponderEliminar
  7. OCP
    Começa pelo Long Halloween!

    looT
    Sim, este Dark Victory tem muitos pormenores que só quem leu o Long Halloween percebe...

    Radjack
    Começaste pelo último! A Catwoman: When in Rome... não leias, espera pelos outros e vais ver que a leitura deste fica com muito mais sentido.

    Rafeiro
    sematassem todos os heróis... acabavam os livros! Por isso os vilões têm tão má pontaria, são escolhidos a dedo!

    Refem
    Não... é mais o contrário! Precisas do Long Halloween para perceber melhor os outros dois. Embora quando leres o Long Halloween sintas que deveria haver uma continuação... et voilá! Por isso é uma trilogia! ehehehhe
    Mas não precisas de ler este e a Cat em Roma para perceber esse que já tens...
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Diabba
    Eu tenho orgulho em ter bom gosto!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Bongop ao menos neste Dark Victory o Batman tenta que o Robin mude de fato :P

    ResponderEliminar
  10. Sim looT... ele não achou muita piada aquele fato rdículo!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]