quarta-feira, 5 de novembro de 2008

El Gaucho


É o segundo livro da parceria Pratt/Manara, o primeiro foi "Verão Índio ", e tal como este assenta em factos históricos.


Mais uma vez Manara demonstra a sua versatilidade, "pintando" com a sua arte um periodo conturbado da América Latina... o momento em que todos os povos deste continente lutam pela sua independência!

Estamos no século XIX, o século em que proliferam as Lojas Maçónicas, e em que as "dependências" americanas se separam e lutam contra as grandes Lojas Europeias. Este é um livro que fala de liberdade... liberdade ansiada pelos colonos, pelos escravos, pelos nobres e pelos locais! Nesta altura histórica os Ingleses tentam sublevar as populações coloniais e locais, para ferir a aliança Hispano-Francesa.

Servindo-se do seu incontestado poderio marítimo, tentam uma incursão pela foz do Rio da Prata e daí avançar pela Argentina. É aqui que o Tambor do 71º Batalhão de Infantaria Escocesa, Tom Brown já com mais de 100 anos, começa a contar as suas aventuras e desditas no continente Sul-Americano.

O Comodoro Sir Home Popham prepara a invasão, mantendo ao largo do Rio da Prata uma poderosa armada e desta armada vão sair os principais protagonistas desta história. O Tambor Tom Brown, ainda muito novo, perde-se de amores por uma das prostitutas, a jovem irlandesa Molly Malone bordo da nau Encounter. Aqui, a bordo desta embarcação, os oficiais divertiam-se fazendo dela um mini-bordel.

Tom, sabendo que a sua paixão, Molly Malone, se entregava sexualmente aos oficiais da marinha, apresenta-se como voluntário para ir a terra. Infelizmente para ele tem de ficar como penhor da boa vontade inglesa junto com um bando de possíveis aliados da causa Anglo-Saxónica.
Aqui começam as aventuras e desventuras, de seis elementos da Encounter: Mattew (o corcunda), Clagg, Molly mais duas amigas, e claro, Tom Brown!
Não se pode dizer que seja uma estória alegre, mas recomendo!

Existem boatos de que Milo Manara terá, pelo menos, a intenção de fazer a sequela desta história!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Hugo Pratt e Milo Manara
Editado em 1995 pela Meribérica
Comprado na Bertrandt
Nota : 9,5 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário