sábado, 15 de novembro de 2008

O Escorpião


Série iniciada pela Meribérica e felizmente continuada pela ASA. Esta era uma série que eu não contava fazer, mas com uma troca de livros e os restantes estarem mais baratos no FIBDA, acabei por adquirir estes no festival.
Mas se os adquiri no festival, foi porque a leitura dos dois primeiros me agradou sobejamente! Esta excelente série tem a assinatura de Enrico Marini (A Estrela do Deserto, Gipsy e Rapaces) e Stephen Desberg (A Estrela do Deserto). Enrico Marini, cada vez melhor na sua arte, com raízes na escola Franco-belga mesclada com influência do Manga japonês, como é seu apanágio aplica cor directa, notando-se ao longo da série que está a fazer grandes progressos como colorista. Para mim o único problema deste artista é o não conseguir libertar-se da face de Drago Molina(quase igual ao Escorpião) e Vicky Lenore (uma Ansea Latal de cabelo curto). Stephen Desberg, que já tinha colaborado com Marini n´A Estrela do Deserto, tem a seu cargo os textos e intriga desta trama. Mostra-se muito sólido e prende a atenção do leitor, embora nos dois últimos volumes editados em Portugal mastigue um pouco a estória, mas nada de grave por enquanto...
Estão editados em Portugal:
- A Marca Demoníaca
- O Segredo do Papa
- O Demónio do Vaticano
- A Cruz de Pedro
- O Vale Sagrado

Espera-se para o ano a edição do sexto tomo de aventuras do Escorpião, Le trésor du Temple, que julgo que será o penúltimo livro do primeiro ciclo da série.
Em relação à estória propriamente dita, começa ainda no Império Romano (esta série tem normalmente um flashback no início de cada tomo) em que as nove famílias mais poderosas de Roma se unem em torno da Igreja Católica para poderem controlar o destino da Europa (acham a religião Cristã uma grande invenção para deixar o povo educado a seu gosto...). O Escorpião nasce da união de uma "bruxa" com um padre católico do qual eu ainda não tenho a certeza de quem será na trama... O Escorpião tem um espírito livre, gosta de arte pagã e ganha dinheiro fazendo pesquisas arqeológicas de santos e relíquias. Estas relíquias (umas vezes verdadeiras e outras falsas) vende-as à alta nobreza, aproveitando para se "santificar" com os elementos femiminos desta nobreza ao mesmo tempo que cria uma grande teia de influências. Os problemas começam quando o Cardeal Trebaldi condena o Escorpião à morte sem razão aparente... põe no seu encalço os Monges Guerreiros e uma temivel Egipcia, Mejai, que tem à sua cintura um jogo de venenos do qual usa e abusa para cometer crimes ao serviço de Trebaldi.
É uma estória com uma intriga religiosa bastante forte, que põe no mesmo tabuleiro o Papado e as suas intrigas, os Cavaleiros Templários, algumas pedras basilares da mitologia Cristã e claro está, os vulgares ladrões e caçadores de túmulos! A isto tudo juntem-lhe um pouco de sensualidade e uma extraordinária Capadocia (muito trabalho de Marini a retratar esta zona o mais fielmente possivel) e temos uma estória que se consome com bastante satisfação!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por Enrico Marini e Stephen Desberg
Editado entre 1999 e 2007 por Meribérica (nº 1) e ASA
Comprado na Miau e FIBDA
Nota : 9 em 10

13 comentários:

  1. Ainda não os leste todos?! É que o papá do nosso herói não é outro senão o...hehehe, ai a tentação, Senhor.
    Concordo contigo plenamente, a cara de um não é cú do outro(felizmente não posso dizer o mesmo da menina).
    O traço Manga é mais flagrante na série Gipsy (que também está atrazadissima). Quanto à publicação do próximo álbum, a ver vamos, de promessas já eu estou cheio; essa intenção de publicar já me tinha sido dada para o início deste ano. Vamos acreditar nessas promessas todas e teremos em pleno ano de crise economica (2009) imensos álbuns editados pela ASA (detectas sarcasmo?!), para além dos costumeiros e novas apostas, como a Manga. I want to believe, porque de facto (ou de fato, com o qual, aliás, até fico muito bem) sou um true believer.

    Grande abraço.

    PS: já agora, o que é achaste do Ditko? Conseguiste ler os "oldies", ou estranhaste?

    ResponderEliminar
  2. Refem
    Já li todos os que estão em português, e o pai que me estão a dar de mão beijada é fácil de mais... acho que será o outro!
    ehehehe falar por código!
    Notei o sarcasmo sim :D
    Quanto ao Ditko ainda não tive tempo de ler, só o folheei, mas eu sei que vou gostar de ler aquelas estórias muito, muito antigas!
    Thanks ;)
    E esperamos todos para 2009 muitas continuações da ASA! Eu tenho muitas penduradas...

    ResponderEliminar
  3. "Série iniciada pela Meribérica e felizmente continuada pela ASA. Esta era uma série que eu não contava fazer, mas com uma troca de livros e os restantes estarem mais baratos no FIBDA, acabei por adquirir estes no festival"

    CUIDADO SE AS FNACS E BERTRANDs SABEM DISSO VÃO EXIGIR as mesmas regalias nas lojas deles. :)
    Depois não se queixem.Tão avisados. :P
    Sim o escorpião é uma leitura agradável apesa, de de algo Disnalizado e com alguns toques de manga :P

    ResponderEliminar
  4. ahhhhh ahhhhhhhhhhhh (sacando do tridente)sacripanta, valdevinos... grrrrrr vais ficar transformado num passador!

    enxofre

    ResponderEliminar
  5. Kitt
    O desconto não foiu de 50% :P. foi de 2,50€ por livro...
    Não acho que esteja com "influências Disney"... Manga sim, e só influências! Eu gosto de estilos influênciados por outros, ou por outras artes, mas têm de ser vincados e fortes! Marini enquadra-se aqui, minha opinião!

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está um livro que me despertou a curiosidade assim que ouvi falar dele há algum tempo, mais não seja pelo titulo. ;)

    Gosto da arte do Marini, embora concorde contigo que o protagonista aqui parece a cara chapada do Drago Molina e a história do Escorpião parece bem interessante. :D

    Tenho que ver se consigo encontrar algum destes álbuns por aqui. :)

    ResponderEliminar
  7. E o Sagitário?

    Hoje fui tomar chá na Parede!
    Casa cheia...muito bom!

    beijos

    ResponderEliminar
  8. Éhhh Gata!
    Esse comentário era de certeza para o blog da Diabba!
    :D

    ResponderEliminar
  9. "O desconto não foiu de 50% :P. foi de 2,50€ por livro.."

    Então não devem ter problemas com as tais lojas porque ambas dap descontos de 10% a 20%(so as 2as Feiras).Desde que tenham os cartãozinho.

    ResponderEliminar
  10. Quando referiste “Estrela do Deserto” é que associei os nomes dos autores, e quando acresceste “intriga religiosa” lá me convenceste. Consegui encontrar, perdido e escondido numa das estantes da Bertrand, o primeiro volume deste Escorpião, e apesar do argumento não ser mais “denso”, a leitura é agradável. Como fiquei surpreendido pelo facto do Cardeal Trebaldi nas ultimas páginas do livro não matar logo a personagem principal (isso é que era giro e completamente inovador!!!) vou continuar a série para perceber o motivo de tal decisão!!! Também devo dizer que se o autor não se consegue libertar-se da face de Drago Molina, eu acrescento que o Matthew (personagem principal da “Estrela”) é o Escorpião bastante mais velho! Com isto cheguei à conclusão que o herói não morre! E esta hein?

    Relativamente à ASA espero que aposte noutra fruta que não a Manga, porque eu por mim até prefiro Mirtilos! ;)

    ResponderEliminar
  11. kkk rebanho de nerd viado plaboizinho klendo essa merda de revista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  12. Anónimo
    É sempre giro receber comentários destes!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]