sábado, 1 de novembro de 2008

Star Wars: Tales of the Jedi Omnibus 1 & 2


Já que é um dos temas do FIBDA (Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora) vou falar um pouco das primeiras estórias do extensissímo universo Star Wars, que não se ficou pelos filmes, começando com estas "Tales of the Jedi" que falam da origem de toda a mitologia Star Wars.

Estes dois Omnibus compilam as sete edições debaixo deste título: Tales of the Jedi!
Começam 5000 anos antes do conhecido Epi.IV - A New Hope(ANH) e vão até ao ano 3986 ANH. A medição do tempo na linha temporal é sempre referente ao "A New Hope", tal como AC ou DC.
Os Sith viviam a sua Época de Ouro, quando dois eventos simultâneos vão fazer mudar todo o rumo da sua história: a morte do seu Sith Lord, Marka Ragnos, e da aparição súbita de dois jovens em plena escolha do próximo Sith Lord...
Estes dois jovens irmãos, Gav e Jori, são filhos orfãos de dois pilotos de carga que estavam ao serviço da Princesa Teta durante a Guerra da Unificação no sistema de Koros. Esta guerra acabou com a ajuda de um grande Jedi, Odan-Urr, aplicando este uma nova tecnica: Battle Meditation.
Gav e Jori ensaivam uma fuga pelo Hiper-Espaço e "caíram" exactamente onde nenhum estranho tinha entrado, havia milhares de anos... Korriban, planeta do outro lado da Galáxia, para onde os antigos Jedi caídos em desgraça, por abraçarem o "lado negro da Força", fugiram havia muito tempo.
A partir daqui o Sith Naga Sadow entra em despique com o seu par Ludo Kressh pelo lugar de Sith Lord. Consegue-o à força e com a ajuda involuntária dos dois irmãos. A partir daqui inicia uma guerra com a "República": "The Great Hiperspace War". Esta tem como fim a derrota de Naga Sadow em todas as vertentes, e a sua fuga para Yavin IV com uns quantos seguidores. Assim acaba a primeira parte...
600 anos depois, outro Jedi caído em desgraça chega a Yavin IV e aprende a feitiçaria Sith com o espírito de Naga Sadow. Depois de aprender todas as técnicas "Negras", chega ao planeta Onderon onde fazendo uso do "Lado Negro da Força" se torna Rei! Assim começa uma dinastia "Negra", que vai com o tempo determinar o começo da "Great Sith War"!
Ulic Qel-Droma, mais o seu irmão e outro Jedi, é mandado pelo seu Mestre mediar um conflito no planeta Onderon...
Exar Kun, um Jedi bastante curioso em relação à história Sith e seus artefactos, abandona o seu Mestre para aprender sobre o "Lado Negro"...
O Jedi Andur Sunrider é assassinado quando transportava cristais Adegan para o Mestre Thon.
Nomi Sunrider e sua filha, Vima, acabam por fazer a entrega e passarem a ser alunas promissoras do grande Mestre Thon...
O espírito de Freddon Nadd é libertado da sua prisão na lua Dxon por Exar Kun...
A partir daqui inicia-se uma grande estória de traição, amor e redenção!
Vale a pena! A arte não é extraordinária, mas não compromete. A estória está bem delineada e assim como os filmes consegue ter um pouco de "suspense" bastantes vezes... por isso se torna um pouco viciante!
Boas leituras

Omnibus Softcover (TPB)
Criado por: Kevin J. Anderson, Chris Gosset, Dario Carrasco Jr, Tom Veitch e muitos outros
Editado em 2008 por Dark Horse
Comprado na Amazon
Nota: 8,5 em 10

11 comentários:

  1. Já li alguns episódios soltos destas histórias de quadradinhos do Star Wars mas nunca me atraiu muito, em parte devido à arte apresentada ser um pouco rebuscada como se o artista não se aplicasse a 100%...
    Talvez devesse dar-lhes uma olhadela...agora despertaste-me o interesse. :-D

    ResponderEliminar
  2. Princesa Teta?? Hummm só o nome é bem capaz de por os putos (e marmanjos barbados) a lêr! hihihihihi

    enxofre

    ResponderEliminar
  3. OCP
    Na realidade a arte não é nada de transcendental, mas as estórias estão muitro bem interligadas, por isso aconselho-te a leres tudo seguido. Não dá para leres salteado! Por isso optei pelos Omnibus :)

    Diabba
    Princess Teta... Teta = téta
    Grunff

    ResponderEliminar
  4. Não li esta série Tales of the Jedi, mas tenho todos os TPB da saga Legacy (3 até agora) e estou a gostar bastante.
    é a primeira vez que te vejo a analisar alguma coisa no formato Omnibus da Dark Horse, não gostas? Eu não... apesar disso encomendei um.

    fiquem bem

    ResponderEliminar
  5. Radjack
    Eu da série Star Wars só vou comprar Omnibus, apesar de serem em capa mole. São bastante bons (não descolam) e económicos! Comecei pelo principio, Tales of the jedi, e tu começaste pelo fim ! LooL

    ResponderEliminar
  6. Estava a ver que as analises as bds. :)
    Eu desse universo so li o que foi editado em Portuga,pela abril/cj,Planeta di Agostinime na serie ouro da devir/panini,e algumas historias brasucas nos Hulks antigos.
    Tenho que ver esses Legacy. :)

    ResponderEliminar
  7. Estava a ver que as analises as bds,tinham acabado.

    editado

    ResponderEliminar
  8. Kitt
    Os Legacy encontram-se exactamente no oposto dos Tales of the Jedi!
    :D Eu comecei 5000 anos antes de ANH e tu 130 depois de ANH. É tudo uma questão de gosto e oportunidade, eu queria mesmo começar pelo principio (e os Omnibus com um preço apelativo ajudaram...), sabendo que as últimas estórias gráficamente são melhores, pelo menos foi o que me disseram...

    As analises não vão parar nunca! Existem é eventos importantes no pequeno mundo da nossa BD, que devem ser minimamente cobertos e divulgados, neste caso o FIBDA!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Olha,hoje não há deusas semi-nuas!!

    Beijocas
    ps:a cidade de Fez é mais mal cheirosa.

    ResponderEliminar
  10. LOL, deusas semi-nuas... :D

    Vocês e a Guerra das Estrelas, ainda não é desta que me convencem xD

    ResponderEliminar
  11. Gostei bastante dessa série clássica do "Universo Expandido" de Star Wars. Na verdade, essas "primeiras histórias" são as melhores e essa versão "Omnibus" parece muito interessante para colecionadores e colecionadoras.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]