sábado, 1 de novembro de 2008

Star Wars: Tales of the Jedi Omnibus 1 & 2


Já que é um dos temas do FIBDA (Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora) vou falar um pouco das primeiras estórias do extensissímo universo Star Wars, que não se ficou pelos filmes, começando com estas "Tales of the Jedi" que falam da origem de toda a mitologia Star Wars.

Estes dois Omnibus compilam as sete edições debaixo deste título: Tales of the Jedi!
Começam 5000 anos antes do conhecido Epi.IV - A New Hope(ANH) e vão até ao ano 3986 ANH. A medição do tempo na linha temporal é sempre referente ao "A New Hope", tal como AC ou DC.
Os Sith viviam a sua Época de Ouro, quando dois eventos simultâneos vão fazer mudar todo o rumo da sua história: a morte do seu Sith Lord, Marka Ragnos, e da aparição súbita de dois jovens em plena escolha do próximo Sith Lord...
Estes dois jovens irmãos, Gav e Jori, são filhos orfãos de dois pilotos de carga que estavam ao serviço da Princesa Teta durante a Guerra da Unificação no sistema de Koros. Esta guerra acabou com a ajuda de um grande Jedi, Odan-Urr, aplicando este uma nova tecnica: Battle Meditation.
Gav e Jori ensaivam uma fuga pelo Hiper-Espaço e "caíram" exactamente onde nenhum estranho tinha entrado, havia milhares de anos... Korriban, planeta do outro lado da Galáxia, para onde os antigos Jedi caídos em desgraça, por abraçarem o "lado negro da Força", fugiram havia muito tempo.
A partir daqui o Sith Naga Sadow entra em despique com o seu par Ludo Kressh pelo lugar de Sith Lord. Consegue-o à força e com a ajuda involuntária dos dois irmãos. A partir daqui inicia uma guerra com a "República": "The Great Hiperspace War". Esta tem como fim a derrota de Naga Sadow em todas as vertentes, e a sua fuga para Yavin IV com uns quantos seguidores. Assim acaba a primeira parte...
600 anos depois, outro Jedi caído em desgraça chega a Yavin IV e aprende a feitiçaria Sith com o espírito de Naga Sadow. Depois de aprender todas as técnicas "Negras", chega ao planeta Onderon onde fazendo uso do "Lado Negro da Força" se torna Rei! Assim começa uma dinastia "Negra", que vai com o tempo determinar o começo da "Great Sith War"!
Ulic Qel-Droma, mais o seu irmão e outro Jedi, é mandado pelo seu Mestre mediar um conflito no planeta Onderon...
Exar Kun, um Jedi bastante curioso em relação à história Sith e seus artefactos, abandona o seu Mestre para aprender sobre o "Lado Negro"...
O Jedi Andur Sunrider é assassinado quando transportava cristais Adegan para o Mestre Thon.
Nomi Sunrider e sua filha, Vima, acabam por fazer a entrega e passarem a ser alunas promissoras do grande Mestre Thon...
O espírito de Freddon Nadd é libertado da sua prisão na lua Dxon por Exar Kun...
A partir daqui inicia-se uma grande estória de traição, amor e redenção!
Vale a pena! A arte não é extraordinária, mas não compromete. A estória está bem delineada e assim como os filmes consegue ter um pouco de "suspense" bastantes vezes... por isso se torna um pouco viciante!
Boas leituras

Omnibus Softcover (TPB)
Criado por: Kevin J. Anderson, Chris Gosset, Dario Carrasco Jr, Tom Veitch e muitos outros
Editado em 2008 por Dark Horse
Comprado na Amazon
Nota: 8,5 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário