domingo, 28 de dezembro de 2008

ElfQuest Archives Vol.1 & Vol.2


Série mítica da BD Norte- Americana que eu descobri há pouco, embora já tivesse ouvido falar. É uma criação do casal Wendy e Richard Pini.
Há trinta anos atrás (1978) saíam a preto e branco as primeiras revistas (comics) desta série de fantasia, que se propunha a contar as aventuras dos Wolfriders e seu chefe, Cutter.A primeira estória, ElfQuest #1, desta saga foi editada na revista "Fantasy Quaterly", que era editada pelo Independent Publishers Syndicate, ou seja... uma editora "underground". O casal Pini não gostou da qualidade da publicação, nem de estar entalado no meio de estórias que não tinham a ver e então decidiram criar uma empresa familiar: Wendy and Richard Pini Graphics (WaRP Graphics). O ElfQuest #2 já foi editado pela WaRP Graphics (mais tarde Warp Graphics), com capa a cores e em papel brilhante, sendo assim para todos os números seguintes. Com esta série de comics alternativos deu-se o feito notável para altura, de estes se colarem em sucesso ao "mainstream", com a particularidade notável também, de ser uma mulher a tomar conta de quase toda a parte criativa! Richard Pini apenas colaborou nalgumas narrativas, sendo o seu papel principal a parte comercial de ElfQuest.
A série original foi editada em 21 revistas, sendo que a última era composta por cartas e sketchs de material envolvente à série. A partir daqui houve uma série de sequelas e spin-offs, seguidos de nova série de antologia: ElfQuest 2 (publicada em 33revistas). Mais tarde a série inicial foi reeditada pela Marvel, que começou as primeiras edições a cores deste excelente material. Em 2003 a DC e os Pini acordaram em publicações desta editora "mainstream", mas ficando os Pini com os direitos criativos da série e personagens! Neste momento a DC já não tem os direitos para publicação e merchandise de ElfQuest... algo correu mal!
Os livros apresentados neste e em futuros posts sobre esta série referem-se à edição especial da DC Comics "ElfQuest Archives", que compreende a primeira série (as primeiras 20 revistas). Existem boatos de que os Pini e a DC tinham acordado em editar mais alguns "Archive", mas penso que apenas se trata disso: boatos!
A série foi apresentada de início como para crianças, mas depressa se vê que é tudo menos para a criançada, ou seja tem sexo implícito e cenas de bastante violência! A arte de Wendy Pini "engana" o leitor mais distraído, visto que os seus personagens são bastante agradáveis à vista, mas a estória por vezes consegue ser bastante cruel e violenta, tanto gráficamente como na sua narrativa. É nesta dualidade que Wendy Pini mostra a sua diferença, pois o seu traço simpático e feminino, quando necessário, transforma-se em força e brutalidade (de que normalmente não se está à espera).
O argumento é muito sólido e sem falhas, e a acção decorre quase sempre a grande velocidade, excepto quando a autora quer impor uma pausa... no fundo, para mim claro, a leitura desta série tornou-se viciante! Já só me falta o quarto volume e estou "em pulgas" para que chegue... felizmente os "Archives" editados pela DC cobrem toda a primeira série, não nos deixando a salivar por livros que não existem!
Falando da estória e até agora, Cutter, líder dos Wolfriders (elfos da floresta), defende o seu território das incursões dos Homens, assim como o faziam os seus antepassados. Os Homens com que este clã Elfo contactou, sempre foram violentos e radicais, querendo expulsar todos os Elfos a que preço fosse. A loucura apodera-se de um feiticeiro humano que ateia fogo a toda a floresta, com o fim de eliminar os Wolfriders. Estes conseguem escapar, mais os seus inseparáveis lobos, para os túneis dos Trolls... aqui sofrem a traição destes e desembocam fora da montanha, mas num deserto! Estes Elfos de tez muito pálida, e os seus lobos felpudos, vão sofrer muito aqui. Deixam um ferido para trás, mais a sua companheira, na esperança de encontrarem brevemente um sítio para viver. Acontece que chegam a Sorrow´s End, onde, e para abreviar, Cutter conhece a sua companheira: Leetah. Este clã de Elfos tem um aspecto diferente, são mais escuros para aguentar o sol tórrido daquele deserto, mas Sorrow´s End é um belo oásis onde os Wolfriders descansam e podem ser úteis. Aqui Cutter decide que vai partir em demanda de outros clãs Elfos... e a partir daqui leiam o livro:)
(Este post já vai muito comprido...)

Hardcover
Criado por: Wendy Pini e Richard Pini
Editado em 2003 (vol.1) e 2005 (vol.2) por DC Comics
Comprado no Book Depository e EBay
Nota : 10 em 10

10 comentários:

  1. Ora aqui está uma série que desde que ouvi falar há uns 20 anos atrás que fiquei querendo ler...
    É pena ainda não ter sido nada editado em Portugal, que eu saiba. :(

    ResponderEliminar
  2. Já tive o volume um na mão mais do que uma vez, mas nunca me obriguei a comprar.
    Parece que vou ter que mudar isso.

    ResponderEliminar
  3. Aqui está uma BD que me despertou logo a atenção - quase tive para comprar as edições em espanhol. Digo "quase" porque na altura os nº1 e 2 já estavam esgotados e começar uma colecção sem esses... desisti - para mais, o mercado de BD espanhol oferece tantas opções e o $$$ não chega para tudo...( o último, nº8, foi publicado em 2006 )

    Acredito que essa BD, em Portugal, sería bem acolhida e há várias opções de escolha - a série Arquivos, histórias extras, fora de série... A Mythos chegou a publicar uma ninisérie.

    Lá tenho de me contentar, não é o mesmo..., com Os Reis Elfos de Victor Santos.

    ResponderEliminar
  4. hihihihihi ai ai marido, "há trinta anos atrás"??? anda cá ké para eu te dar uma frigideirada, sinhe?

    enxofre velho

    ResponderEliminar
  5. OCP
    Apesar de antiga nunca ouvi falar, aliás, nessa altura só mesmo se fosse edtada pelo Mundo de Aventuras (e eu acho que nunca foi)...

    Radjack
    Se tiveste o volume 1 dos "Archives" da DC, tiveste um livro muito raro na mão! Investiga e vê se vês algum para venda...
    :P

    ASantos
    É uma pena mesmo que o nosso mercado seja tão pequenininho... esta é uma boa BD de consumo, pois tem um desenho apelativo para várias idades e sexos. Pena que nunca tenham experimentado por cá!

    Diabba
    Apenas usei uma figura de estilo da Língua Portuguesa chamada "pleonasmo"!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. ... mais um 10 em 10, aqui só se aconselha material do bom, ORA TOMA!

    P'ra ti e pro's teus, tb um ...

    |¯`v´¯|¤
    .`•.¸.•´
    ¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)
    (`'·.Bom Ano¸.·'´)
    (`'·.►2009◄¸.·'´)
    ¸.·*)*¸.·´¨)*´¨)¸.·*¨)
    (¸.·(¸.·´ .·´¸¸.·´*´¨)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Bongop, a primeira vez que ouvi falar nesta BD foi quando uma editora brasileira, já não me lembro se foi a Abril ou a RPG, teve planos para editar algumas historias do Elfquest, que infelizmente nunca chegaram cá e na verdade nem sei se chegaram a ser publicadas nessa altura. :(

    Mas pela amostra da arte e da história que vi nessa altura, fiquei logo com vontade de conhecer mais. ;)

    Eu naqueles tempos comprava tudo o que apanhava em BD. =))

    ResponderEliminar
  9. Olá Bongop, feliz natal para ti também, desculpa lá não ter respondido mais cedo. Ando mesmo desaparecido. Em Janeiro devo voltar à normalidade, mas com um ritmo um pouco baixo (vou ter de estudar muito mais ahahah).

    Boas entradas!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]