sábado, 13 de dezembro de 2008

Os Passageiros do Vento


Para mim a obra-prima de François Bourgeon, e uma das melhores séries de Banda Desenhada jamais feita! Não é grande, apenas cinco volumes, mas muito bons. Bourgeon leva-nos ao século XVIII, em plena guerra entre Inglaterra e França, mais visível ao nível colonial. Mostra também a hipocrisia reinante, entre estas duas potências, quando tocava ao negócio de escravatura humana...

É um romance histórico, para adolescentes (crescidos) e adultos, em que Bourgeon faz um intenso estudo da época, desde os lugares aos costumes, roupagens e informação histórica geral, para o leitor estar sempre bem sintonizado com a época. Para isso serve-se de alguns personagens que praticamente servem apenas esse intuito... Uma grande parte da história passa-se no mar, logo, e para fazer jus a essas maravilhosas descrições, os barcos são detalhadamente desenhados, pode-se dizer, tábua por tábua! Mas assim como trabalhou na fidelidade dos seus modelos náuticos, também, segundo dizem os entendidos, as suas batalhas e estratégias militares marítimas também estão muito bem representadas graficamente.

Esta série foi-nos presenteada pela Meribérica e a sua edição foi composta por cinco tomos, são eles:

  1. A Rapariga no Tombadilho
  2. O Pontão
  3. A Feitoria de Judá
  4. A Hora da Serpente
  5. Ébano

Bourgeon acabou o primeiro volume em 1980, prolongando esta sua excelente obra até 1984. Foi iniciada por cá em 1987, sendo que a maior parte dos volumes foi reeditado, é bastante fácil obter ainda os primeiros quatro, infelizmente o quinto volume é bastante mais difícil, mas desde que haja empenho do leitor, ainda se consegue adquirir!

Esta série foi das que mais me influenciou na minha adolescência (em conjunto com mais duas ou três...), pois nunca pensei que houvesse BD assim! A dita BD histórica portuguesa era bastante "maçuda", e continua ser (com excepção a Camões, de Jorge Miguel), ou seja, passei do Asterix, Lucky Luke e Tintim para esta obra.

Bourgeon apresenta-nos uma história plena de acção, intriga, amor, sexo, coragem e extensas libações filosóficas sobre o ser humano, a escravatura e a liberdade. Estas últimas bem presentes e patentes no diário de Isabeau, e nas suas conversas com o médico do navio negreiro, Jean Rosselot.

Os Passageiros do vento conta o caminho da jovem Isabeau, uma jovem sem preconceitos de espírito livre, e por isso mesmo sofre bastantes agruras pois no seu tempo as mulheres só tinham uma função...

Isa vai de viagem acompanhando a "amiga" Agnés, incógnitas porque o Comandante não queria que os marinheiros soubessem que iam mulheres a bordo! Isa gostava demais de liberdade para se confinar aos seus aposentos , acabando por passear pelo barco vestida como homem, e é aqui que conhece o seu amor e uma ferramenta para a sua vingança, Hoel!

Nos três últimos volumes, é-nos mostrado cruamente o negócio da compra e escravatura humana!
Uma das melhores BD´s de sempre!


Boas leituras.



Softcover
Criado por: François Bourgeon
Editado entre 1987 e 1990 pela Meribérica


15 comentários:

  1. Uma das jóias da minha colecção de BD. ;)

    Sendo este o meu favorito de toda a obra, comentando sobre a obra completa: considero ser a obra-prima de Bourgeon, os detalhes são de uma qualidade excepcional, desde os esquemas dos navios apresentados na obra até ao guarda-roupa dos personagens, passando pelo ambiente próprio da época muito bem retratado. :)

    Confesso que quando vi que tinhas este álbum listado nas próximas criticas fiquei curioso em saber que tinhas achado. Como sempre, uma critica à altura do que já nos habituaste. ;)

    Boas Festas. :)

    ResponderEliminar
  2. Em Espanha, está para breve a saida do intregal dessa maravilha numa edição de luxo que ficará pelos 50EUR!...
    Confuso é que esta e alguns outros intregais, são lançados por ditas "editoras menores" com uma "mãozinha" (existe essa discussão, mas, não sei se será só um boato) da FNAC espanhola.

    Ou é mesmo verdade que há uma mão, mesmo que ligeira... - uma pergunta curiosa: alguém comprou o "Blake & Mortimer: O Santuário de Gondwana - ASA" com a CAPA ALTERNATIVA fora das FANC's?...

    ResponderEliminar
  3. Gráficos bastante bonitos sem dúvida!!!

    Beijocas Natalícias...

    ResponderEliminar
  4. E eu só com manara...:P vcs devem ter o fb todo lol

    ResponderEliminar
  5. 12 em 10?
    Não conhecia mas quando o bongop dá 12 em 10 é melhor prestar atenção ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. OCP
    Também considero esta série uma das jóias da minha coleção!
    :)

    Anónimo
    Por favor, gostaria que quem "postasse" aqui de alguma identificação!

    Crucios
    Tens montes de FB à venda! Só tens que escolher consoante os teus gostos e abrires a carteira! E olha que os há bem baratos (também os há bem caros :S)

    looT
    É uma daquelas séries que quem gosta de BD tem de ter.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Foi, para mim, a estória de bd da minha vida. Poderá parecer um exagero, mas não o é. Depois de ter lido esta maravilhosa estória de amor (e desamores), comecei a comprar a Vecu, sempre à procura de outras aventuras históricas. Nunca mais li nada que roçasse a excelência de "Os Passageiros do Vento".

    Foi, mais tarde, proposto ao Bourgeon que fizesse uma continuação da série. Isto porque o "fim" que o autor deu à aventura deixou muita gente "com água na boca" para lhe ver a continuação. Mas, como muitas estórias (a maior parte, convenhamos) não termina como nós queremos, ou com o "happly ever after" que a muitos conforta.
    Pessoalmente, embora confesse a enorme curiosidade de ver o que o autor reservaria para os personagens numa eventual continuação, penso que fez muito bem em deixar a estória ficar como ficou.

    ResponderEliminar
  8. Não creio que FNAC seja no futuro uma despótica empresa, no entanto eu sou fiel a meu pequeno livreiro. Deixo-vos um link onde falam desta:
    La BD

    ResponderEliminar
  9. Conheci hj (neste momento mais ou menos) o site de vocês. Passageiros do Vento o calice sagrado na minha coleção.
    Talvez, em materia de HQ/BD, seja a leitura mais prazerosa que já tive oportunidade de ler.
    Sem falar que levei 5 anos para consegui a quinta parte. Eu a escanei para um forum de leitores, se tiverem interesse eu mando o link para vcs (não sei a politica sobre scan por aqui), embora não consiga ver imaginar alguem a lendo da forma intensa numa tela de PC.

    ResponderEliminar
  10. Olá Grimm
    Este blog não tem mais colaboradores... só eu! :)
    Na realidade o 5º volume é muito dificil de arranjar. A tua coleção, qual é a editora?

    ResponderEliminar
  11. boas.

    eu comprei o 3º volume dos passageiros do vento. eu agora ando a procura dos outros volumes. alguem sabe algum site que de para ver a historia toda?

    e se sabem algum site que tenha a venda?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo
    Eu gostaria que vocês se identificassem... os anónimos!
    :)
    Site para ler online em português, não conheço. Para comprar, existe um site de leilões onde regularmente aparecem. O livro nº 5 costuma ser caro, os outros são mais vulgares e compram-se barato.
    Sites são:
    BD Portugal

    Leilões MIAU

    ResponderEliminar
  13. Acaba de sair o 6ºvolume pela ASA. Parte I. Comprei na FNAC (€16.95).
    Vou ter que reler os outros 5 antes de me pôr a ler este :)
    Também tenho o livro sobre a série (em Francês).
    /LB

    ResponderEliminar
  14. Anónimo (/LB)
    Se quiseres informações mais actualizadas sobre o que tenho neste blog sobre essa série faz uma pesquisa dentro do blog. Terás bastante mais informação minha sobre a série e os seus últimos "desenlaces"

    ResponderEliminar
  15. E 20 anos mais tarde, François Bourgeon edita sim, a continuação de uma das mais intensas obras de BD.
    A Menina de Bois-Caiman (I e II) é uma obra de tirar o fôlego, provando definitivamente que Os passageiros do Vento não acabavam em Ébano, mas tinham muito mais o que contar.
    Comoveu-me, e creio que comoverá muito mais a quem tiver lido os primeiros 5 tomos depois de terem sido editados.
    Sem dúvida, uma das poucas obras, BD ou não, à qual dou nota máxima.
    *

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]