quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Abe Sapien: The Drowning


Abe Sapien é mais uma criação de Mike Mignola, com origem no universo de Hellboy. Foi sempre um personagem secundário, ou de apoio tanto na série Hellboy como em B.P.R.D. Com o sucesso do personagem junto do grande público, a que os filmes Hellboy não são alheios, Abe Sapien tem direito a um “comic one-shot” (Drums of the Dead), e depois a uma mini-série que deu origem a esta compilação: The Drowning.
A origem de Abe remonta à era Victoriana, em que Langdon Everett Caul é envolvido num ritual arcano, para libertar uma espécie de medusa sobrenatural presa numas antigas ruínas. Conforme o sobrenatural ser é liberto, Langdon é transformado num “Icthyo Sapiens”. Os seus colegas de ritual colocam-no num tubo com água, que é descoberto um século depois apenas com um pequeno rótulo no qual estava inscrita uma data: o dia preciso em que Abraham Lincoln foi assassinado, 14 de Abril de 1865. Como a criatura não tinha nenhuma memória passada ficou com nome do antigo presidente, sendo entregue ao Bureau for Paranormal Research and Defense (BPRD).
Actuando em conjunto Hellboy o personagem foi-se afirmando nos livros, culminando essa mesma afirmação nas grandes salas de cinema em todo o mundo. A partir daqui era fácil um spin-off das séries Hellboy e BPRD. Assim chegamos a este livro.
Gostei da estória escrita por Mignola, agora permitam-me desconfiar da arte… aprendi a gostar da arte de Mignola, mas uma imitação de Mignola… humm… Mike Mignola tem um estilo muito própria, e tão próprio, que eu acho que ninguém se deveria colar a esse tipo de registo gráfico. Acho que Jason Shawn Alexander deveria ter um estilo mais próprio! Lá por ser um universo criado por Mignola não quer dizer que tenham todos que desenhar como ele. Esta é a parte negativa deste livro para mim.
Hellboy anda desaparecido na companhia de uma arqueóloga, Anastasia Bransfield, e Abe é escolhido pela primeira vez para uma missão a “solo”, apesar de levar mais três elementos do BPRD como “backup”. A missão consistia na recuperação de um punhal “Lipu”, que se acreditava ser muito eficiente contra as forças negras do mal. Já se sabia qual a localização da adaga, agora era só ir lá buscá-la! Esta tinha sido espetada no peito da forma humana de um demónio antigo, quando este seguia num navio ao largo de França. Que é que pode correr mal numa missão tão simples? Isso têm de perguntar ao Abe Sapien…
Boas leituras!

Softcover (TPB)
Criado por: Mike Mignola e Jason Shawn Alexander
Editado em 2008 por Dark Horse
Comprado em Book Depository
Nota: 7 em 10

15 comentários:

  1. Gostei do teu review, mas permite-me discordar quanto à arte. Pessoalmente gostei imenso da arte apresentada, embora possa ter remeniscencias na arte de Mignola, não a vejo como um "encostanço" assim tão flagrante, ou que não tivesse qualidade. Se assim fosse, poderiamos apontar o mesmo a quase todos os artistas jovens (e menos jovens) quando se "encostam" a Kirby, Ditko, Romita Sr., etc. Mais tarde ou mais cedo teriamos que encontrar o "estilo Mignola" num qualquer artista que o admira e o veja como fonte principal de inspiração; acabou por ser num título do próprio Mignola, o que é bom, pois teve aprovação do mesmo.

    Para quem ainda não leu os BPRD, largaste um grande spoiler (não vou dizer qual, pois pode ter passado despercebido a alguém).

    7 em 10 acho muito justo, apesar de discordar da tua opinião quanto à arte do Jason.

    ResponderEliminar
  2. Olha o Maique Miguenola!!

    :) Gosto mais deste peixe do que do Rapaz Demónio (rapaz?? pfff aquele marmanjão com ar de ter mais de 40 anos?)

    enxofre

    Nota: a treta do costume, está em inglês! grunfff

    ResponderEliminar
  3. Ops... Mique Miguenola, Mique! hihihihihi

    ResponderEliminar
  4. Eu também simpatizo muito com o Abe Sapien. Mas também queria a Library edition, ah decisões decisões, tanta coisa para ler e tão caras :P

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Oh pah... tu num me digas que tem 60 ou mais... bem... ai a cumbersa, grunfff... nesse caso está bem conservado, pronto!

    Mas porque raio que chamam rapaz? hã?? grunffff

    ResponderEliminar
  6. É das melhores historias...Um offtopic *O Mister Blueberry está à venda no Miau a 8€ (por enquanto) aproveitem...*

    ResponderEliminar
  7. Refem
    Quanto à arte, apenas acho que o estilo do Mignola é tão particular que não deveria haver uma "escola Mignola"... Jason Alexander por vezes cola-se bem ao grafismo do professor, mas reconheço que em muitas páginas ele mostra qualquer coisa diferente e boa!

    Diabba
    É fácil saberes a idade do rapaz infernal, ele "nasce" durante a segunda grande guerra.
    Beijo

    looT
    A diferença de preço entre os Library Edition do Hellboy e este TPB é enormíssima. Este fica "baratinho"... ehehheh

    Crucios
    Acho que é uma estória fixe para passar um bom bocado, e a BD também serve para isso!
    O Blueberry... vais ver quando estiver quase no queimar da data do leilão! mas é sempre de tentar, pode ser que alguns "jeitosos" estejam distraídos!

    Rafeiro
    Claro que é !!!

    ResponderEliminar
  8. Não sabia que o Abe tinha origem humana... :-?

    Pensava que ele era parte de uma raça antiga. :)

    Parece bom, o livro. ;)

    ResponderEliminar
  9. "aprendi a gostar da arte de Mignola, mas uma imitação de Mignola… "

    Não podia discordar mais, não penso que a arte do shawn tenha alguma coisa a ver com a do mignola...
    Mesmo assim boa review, pena a tua nota ser baixa.

    ResponderEliminar
  10. OCP
    Sim é um livro que se lê bem, apenas não gostei assim tanto da arte, mas esta é uma opinião pessoal...

    Radjack
    Acho que tem um pouco a ver, não sempre, mas existem muitas pranchas em que ele se cola um bocado. Apenas acho que poderiam fazer muito melhor com este personagem, aproveitando o embalo dos filmes, pois foram estes que colocaram o Abe bem lá em cima em termos de popularidade. O que que me pareceu foi que fizeram um livro com um herói "secundário" e que não passou a princiupal, mesmo estando sózinho... esta foi a sensação que me ficou! Espera-se pelo segundo para ver como evolui!

    ResponderEliminar
  11. Opiniões. É bom haverem muitas. Gostos não se discutem, lá diz o ditado.

    Quanto à tua opinião que gostarias de ver o personagem ir mais de encontro ao criado para os filmes, também não partilho (é lá! Estás aqui, estás a dizer: deu-lhe para estar do contra, já não chegava o Kitt! hehehe). O personagem do filme parece-me um bocado parvinho (ainda mais com aquele sotaque e voz à C3PO)mas tipo geek, o que contraria o personagem dos livros, que é bastante sério e até, por vezes, soturno. Os filmes tendem a dar uma imagem demasiado cómica, ou pouco adulta (não quero dizer que não possa ser cómica sem ser adulta) das histórias que nos habituámos a ler.

    O OCP e muitos outros que ainda não leram os BPRD, ficaram agora a saber um dos poucos mistérios que o Mignola já revelou sobre os personagens: a origem do Abe Sapien.

    Quanto ao Hellboy, Diabba, tem 67 anos, pelo menos.

    Armado em jeitoso, e sem querer esperar pelo dia de fecho, lá foi este vosso amigo pôr um sorriso na boca do abatista; e não fica por aqui, verão. Obrigado e abraço Crucios.

    ResponderEliminar
  12. Refem
    Entendeste mal o que eu disse dos filmes... o que eu queria dizer é que foram os filmes que deram outra visibilidade ao personagem, e no livro (em que é o protagonista) o que eu gostaria era que fosse um pouco mais independente e mais firme no desenrolar da estória. Bom... essa "fragilidade" pode ser propositada, e o rapaz ir conquistando, aos poucos, um lugar "solo" para ele, deixando de ser "sidekick" do Hellboy.
    Eu gosto do personagem, talvez por isso esperasse mais um pouco de força nele!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]