quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Abe Sapien: The Drowning


Abe Sapien é mais uma criação de Mike Mignola, com origem no universo de Hellboy. Foi sempre um personagem secundário, ou de apoio tanto na série Hellboy como em B.P.R.D. Com o sucesso do personagem junto do grande público, a que os filmes Hellboy não são alheios, Abe Sapien tem direito a um “comic one-shot” (Drums of the Dead), e depois a uma mini-série que deu origem a esta compilação: The Drowning.
A origem de Abe remonta à era Victoriana, em que Langdon Everett Caul é envolvido num ritual arcano, para libertar uma espécie de medusa sobrenatural presa numas antigas ruínas. Conforme o sobrenatural ser é liberto, Langdon é transformado num “Icthyo Sapiens”. Os seus colegas de ritual colocam-no num tubo com água, que é descoberto um século depois apenas com um pequeno rótulo no qual estava inscrita uma data: o dia preciso em que Abraham Lincoln foi assassinado, 14 de Abril de 1865. Como a criatura não tinha nenhuma memória passada ficou com nome do antigo presidente, sendo entregue ao Bureau for Paranormal Research and Defense (BPRD).
Actuando em conjunto Hellboy o personagem foi-se afirmando nos livros, culminando essa mesma afirmação nas grandes salas de cinema em todo o mundo. A partir daqui era fácil um spin-off das séries Hellboy e BPRD. Assim chegamos a este livro.
Gostei da estória escrita por Mignola, agora permitam-me desconfiar da arte… aprendi a gostar da arte de Mignola, mas uma imitação de Mignola… humm… Mike Mignola tem um estilo muito própria, e tão próprio, que eu acho que ninguém se deveria colar a esse tipo de registo gráfico. Acho que Jason Shawn Alexander deveria ter um estilo mais próprio! Lá por ser um universo criado por Mignola não quer dizer que tenham todos que desenhar como ele. Esta é a parte negativa deste livro para mim.
Hellboy anda desaparecido na companhia de uma arqueóloga, Anastasia Bransfield, e Abe é escolhido pela primeira vez para uma missão a “solo”, apesar de levar mais três elementos do BPRD como “backup”. A missão consistia na recuperação de um punhal “Lipu”, que se acreditava ser muito eficiente contra as forças negras do mal. Já se sabia qual a localização da adaga, agora era só ir lá buscá-la! Esta tinha sido espetada no peito da forma humana de um demónio antigo, quando este seguia num navio ao largo de França. Que é que pode correr mal numa missão tão simples? Isso têm de perguntar ao Abe Sapien…
Boas leituras!

Softcover (TPB)
Criado por: Mike Mignola e Jason Shawn Alexander
Editado em 2008 por Dark Horse
Comprado em Book Depository
Nota: 7 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário