sábado, 21 de fevereiro de 2009

Chances


Horacio Altuna é originário de Córdoba, Argentina, tendo aí criado alguns dos seus personagens mais populares, como "El loco Chávez" em parceria com Carlos Trillo. Até partir para Espanha em 1982 este foi o seu principal colaborador na Argentina, mas também trabalhou com Héctor Oesterheld na criação de um super-herói argentino, Titan!
Chances foi criado a "solo" em 1986, já em Espanha, e é uma visão quase apocalíptica, sobre a clonagem humana num mundo miserável e superpovoado. É um mundo completamente sórdido aquele em que decorre a acção de "Chances". Quem tem dinheiro cria, em clinicas de clonagem, haplontes (seres criados a partir de uma metade simples de cromossoma) do seu próprio DNA. Isto tudo para quando chegavam a velhos e os órgãos começavam a entrar em falência, serviam-se do seu clone haplonte para lhe retirar os órgãos e tecidos necessários para viver bastante mais tempo. O livro começa com uma fuga! Riff, um haplonte, foge do centro onde vivem, estudam e até têm emprego. Para mal dos pecados dele, o corpo do seu "pai" entra em declínio e necessitam rápidamente de substituir órgãos...
Riff foge para a zona B, zona da classe baixa onde reina o comércio da droga, sexo e onde ninguém confia em ninguém... é o salve-se quem puder! Um encontro fortuito com um delinquente, Lobo, faz com que Riff aprenda a sobreviver no meio daquela degradação. Seguidamente vamos assistir ao declínio de Riff, pois é muito dificil resistir vivo e mentalmente são na "Zona B".
Esta obra deu a Horacio Altuna o "Yellow Kid" para o melhor autor internacional, prémio esse que recebeu no festival de Lucca 1986.
Boa leitura!


Hardcover
Criado por: Horacio Altuna
Editado em 1990 por Meribérica
Comprado no Miau
Nota: 8 em 10

17 comentários:

  1. Quando comprei este álbum há anos atrás, foi mais por ser do Altuna que já conhecia de outras obras como Fantasmagorias e algumas histórias curtas na Penthouse Comix. ;)

    Mas toda a história está magnifica, dá nos a conhecer todo um mundo numa meia dúzia de paginas como somente alguns conseguem fazer.

    Estou a gostar de ires revisitar estes álbuns já mais antigos, Bongop. :D

    Já agora, conheces A Verdadeira História de Leo Roa do Juan Gimenez? É mais ou menos da mesma altura do Chances editado pela Meriberica. ;)
    Este é um álbum que gostaria de ver-te aqui a tua critica, especialmente porque sempre que vejo o filme o 5º Elemento do Besson faz-me lembrar dessa BD. :))

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Excelente.

    Deste autor, também editado pela Meribérica, temos outro muito bom álbum: "Imaginário" (1990 - Meribérica; colecção Imagens Paixão. (Gostei mais do álbum "Chances".)

    "Chances" foi editado pela Meribérica em 1988 (pelo menos o depósito legal é desse ano), na colecção Histórias Fantásticas, tendo sido originalmente publicado em 87 em álbum pela Dargaud ; o seu autor ganhou com ele o prémio Yellow Kid - Lucca em 1986 para melhor desenhador internacional. Infelizmente a edição Portuguesa não saiu lá muito bem, pois a página 34 (de alguns álbuns)encontra-se lamentávelmente desfocada; o processo de aplicação da cor também foi um fiasco.

    "Fantasmagorias" foi escrito pelo Carlos Trillo e desenhado pelo Altuna.

    "A Verdadeira História de Leo Roa" foi editado em 1988 e custou-me 800 Escudos (uma fortuna na altura e considerando os preços de hoje).

    ResponderEliminar
  3. Já agora, já viram o filme "A Ilha"? Provavelmente leram Altuna, nos shorts da Penthouse Comix.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Ia referir a Ilha também mas o refémdabd foi mais rápido do que eu...
    A história é muito similar.
    Gostei da arte;D

    ResponderEliminar
  6. a ScArlett vai bem na ilha. :P

    ResponderEliminar
  7. OCP
    Já tive para comprar o Leo Roa, mas disseram que também havia em HC e desde então que ando na procura.... mas já vi que deve ser tanga, ou então é muito raro!
    Provavelmente irei comprar um SC se estiver em boas condições (e um preço decente, claro)!

    Refem
    Só se o meu for uma edição diferente, pois vi o Dep. Legal era de 1990 :P
    E tens razão quanto aquela página desfocada, e sim as cores tb podiam estar melhores... mas infelizmente esses defeitos foram uma particularidade de quase todos os livros da linha "Histórias Fantásticas" da meribérica...
    Vocês convenceram-me a comprar o Leo Roa... :D

    Radjack
    Quanto ao filme a Ilha, não vi! passou-me ao lado esse filme (assim como muitos outros...)
    É o que dá ter filhos... o cinema é que paga as favas :P)

    Kitt
    A Scarlett vai bem nos filmes todos...
    LoL

    ResponderEliminar
  8. Quanto à "Ilha" não perdeste muito só mesmo a Scarlett Johansson :P

    Estou a ver que tenho de começar a prestar atenção ao site "Miau".

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Acho que fui dos que tiveram sorte então. eheheh... No meu Chances não há paginas desfocadas. :D

    Quanto à Scarlet, já ouviram falar dela estar em conversações para ser a Black Widow no novo Iron Man?

    ResponderEliminar
  10. Eu gostei da ilha Loot, não gostaste tu porquê?

    ResponderEliminar
  11. looT
    No Miau ainda se conseguem comprar algumas preciosidades que será impossivel de outra maneira.

    OCP
    Sim já ouvi falar que seria a Black Widow, e acho que o papel lhe fica matar! Outra actriz a quem esse papel ficaria muito bem seria Milla Jojovitch, com o cabelo de preto, claro...

    radjack
    Quanto À ilha eu não tenho opinião formada... mas o looT pode explicar!
    :D

    ResponderEliminar
  12. A "Ilha" tem uma ideia que até me interessa particularmente.

    O Início do filme tem o seu interesse sem dúvida, a ideia de termos clones para no futuro podermos usar os seus órgãos é terrivelmente maquiavélica.

    Mas com o tempo o filme perde-se em explosões e sequências de acção desnecessárias, perde o conteúdo e torna-se um pouco oco. É um problema nos filmes do Michael Bay já nos "Transformers" considero a primeira metade bem melhor que a segunda (e eu gostei do filme).
    No fundo acho que podia ter sido melhor explorado e assim acaba por ser dispensável, na minha opinião claro.

    ResponderEliminar
  13. O Bay não percebeu o que é Transformers(mistica,brand,mitos,etc),:x
    Mas o que vendeu em dvds,hd-dvds,e como encheu as salas de cinema la nisso foi mestre,eu faço-lhe a vénia SÓ POR ISSO. :P

    ResponderEliminar
  14. Chances, DARGAUD Éditeur Paris - 1987.
    Meribérica/Liber, depósito Legal nº 23 004/88.
    Comprei-o no dia 24 de Janeiro de 1989 (ainda tinha a mania de assiná-los e colocar a data de compra).

    ResponderEliminar
  15. Refem
    O meu é:
    Chances
    DARGAUD ÉDITEUR PARIS - 1987
    Edição Meribérica/Liber Editores
    Impressão: Heska Portuguesa
    Depósito Legal nº 34 871/90

    O teu é capa dura ou mole?
    O meu é duro...
    :P

    ResponderEliminar
  16. É LÁ! TMI (to much information).
    Primeira edição, brochado lol

    ResponderEliminar
  17. Refem
    Então tens o capa mole, certo?
    Saiu primeiro concerteza, por isso a nossa confusão de datas !
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]