domingo, 8 de março de 2009

Magician Apprentice: Vol.1 e Vol.2


Nunca li o original, não tenho paciência para ler um livro todo em inglês, sem ser em BD. Apenas sei que esta obra, "Magician Apprentice", é um "best-seller" e faz parte de uma série maior que se chama simplesmente "Magician", que por sua vez faz parte de um outro ciclo maior: "The Riftwar Saga". Esta parte, "Magician", é dividida em duas partes: "Magician: Apprentice" e "Magician: Master".
"The Riftwar Saga" é por sua vez divido em três partes: "Magician", "Silverthorn" e "A Darkness at Sethanon". A Marvel, em conjunto com a Dabel Brothers, decidiu fazer a adaptação para BD desta saga escrita por Raymond E. Feist, e fez muito bem porque eu adoro estórias da chamada "high-fantasy"! Está por publicar o volume 3 de "Apprentice", para terminar esta primeira parte de "Magician".
Em relação à arte... bem, aqui começam os problemas! No primeiro volume mudam de artista exactamente a meio, e o leitor sente um choque na diferença de arte do primeiro para o segundo artista. O primeiro, Brett Booth, tem um estilo detalhado e muito adulto; o segundo, Ryan Stegman, usa um traço "grosso", muito mais infantil e de acordo com os cânones da censura Norte-Americana". Sim, porque os primeiros números foram obrigados ao sêlo "Parental Advisory", o que faz com que uma grande parte do público alvo desta estória, os menores de idade, não o conseguissem obter sem autorização dos pais! Isto tudo porque se vê sangue quando se corta o pescoço a uma galinha ou numa escaramuça de amigos se vê o sangue a escorrer do nariz de alguém... digam lá se os americanos não são obtusos! Com o segundo artista isto já não se passa (o sangue já não aparece vermelho mas sim negro, como manda a censura), e temos um problema de adaptação porque os personagens, apesar de mais velhos, são representados mais novos e com um ar mais infantil. Chega de dizer mal... Ryan Stegman vai melhorando, sobretudo ao longo do segundo volume, para acabar em bom nível.
"Apprentice" conta a estória de dois amigos, Pug e Tomas, um que vai seguir seguir o caminho da magia, Pug, outro o das armas. Pug é um órfão adoptado pela família de Tomas que exibe "magia natural", coisa que para os magos do reino já não existia há muito. Estes dois livros iniciam uma grande saga em que Pug, aprendiz do mago Kuldan em território Crydee, descobre com o seu amigo Tomas, um estranho barco, com estranhos guerreiros e um pergaminho mágico que imediatamente atrai Pug com perigo da sua própria vida. Depois de tudo analisado, e de o Mago Kuldan quase perder a vida num portal espácio-temporal provocado pelo pergaminho, Lord Borric pede ajuda aos Elfos. Estes tinham chegado à mesma conclusão... os visitantes eram estranhos àquele mundo e preparavam uma invasão em grande escala. Lord Borric fica com a missão de divulgar a noticia e pedir ajuda a todas as raças e reinos conhecidos, Pug acompanha-o porque para além de aprendiz do mago da corte, também já tinha salvo a princesa (e amada) de um perigo mortal. Para saberem o resto desta aventura e o que acontece a Tomas e Pug leiam o livro. É uma leitura bastante agradável cheia de magia, coragem , Elfos, Dragões, intriga palaciana, Gnomos, Anões e neste caso até raças "alien" entram! O terceiro livro está previsto para o fim deste ano. Penso que o nome será: "Magician:Riftwar"
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Raymond E. Feist, Brian J. Glass, Ryan Stegman e Brett Booth
Editado em 2007 e 2008 por Marvel Publications e Dabel Brothers
Comprado na BD Mania
Nota : 8,5 em 10

7 comentários:

  1. O que é que o espadachim está a fazer atrás do monstro para ele gemer daquela maneira?!?

    ResponderEliminar
  2. Rafeiro
    Imagina lá?

    Gata
    O livro é muito bonito, apesar das confusões gráficas, derivado ao facto de repente mudarem a linha de arte da estória...

    ResponderEliminar
  3. Esta série não me interessa muito. Verdade seja dita, das coisas da Dabel Bros. apenas tinha curiosidade pelas séries Wyrms e Red Prophet, do Orson Scott Card. Parecem-me interessantes, e pelo que li dele no Ultimate Iron Man, acredito que sejam boas.

    ResponderEliminar
  4. Kitt
    Eu sei!
    :)

    Dinis
    A adaptação gráfica não está nada mal, não ligando à confusão da mudança de desenhador e colorista, agora depende se gostas mesmo da estória ou não! Como esta é a minha "onda" eu acabo sempre por "perdoar" algumas falhas!
    Talvez gostes mais de Dragonlance, do qual eu irei fazer um post futuramente.

    ResponderEliminar
  5. Se mete Dragões já vale a pena ;)

    Não conhecia a saga mas fiquei muito curioso. Encontram-se sempre boas dicas por aqui.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]