sábado, 20 de junho de 2009

A Fórmula da Felicidade Vol.1


Foi uma interessante surpresa! Foi o único livro que comprei no V Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, e agradou-me muito! Aqui aconteceu o contrário, normalmente fala-se muito de um livro e nós acabamos por o comprar e depois chegamos à conclusão que ficou muito abaixo das expectativas, neste caso foi o inverso! Alguém me informou erradamente que o livro era formato comic (revista, e eu só compro revistas muito especiais) e que era uma cópia foleira do "Blacksad". Bolas... nada de mais errado! A apresentação do livro é excelente, uma boa capa A4 (com badanas) e é de lombada colada sem agrafos. Quanto à estória, comunga com "Blacksad" o grafismo antropomórfico das personagens, e as semelhanças ficam por aí! Como estória é muito diferente.
Os autores são Nuno Duarte (textos), Osvaldo Medina (desenhos) e Ana Freitas (cor) e a edição é feita pela Kingpin Books, editora recente, mas já com alguns trabalhos e todos a nível nacional (leia-se, autores portugueses).
Quanto à estória de Nuno Duarte, agradou-me bastante. Os personagens principais estão bem definidos, com um perfil psicológico sólido. A estória, conta com bastantes personagens secundários, que giram e aparecem em torno de Victor e da sua mãe: o povo de uma aldeia alentejana, bem perdida nos confins da planície. Estes dão um volume bastante interessante à estória.
A arte de Osvaldo Medina e Ana Freitas está muito boa! Até que enfim que se edita um livro "não experimental" e que seja agradável de ler, que vá de encontro (ou tenta ir) ao grande público, e não só para alguns!
Falando um pouco sobre a estória, temos Victor (um cão), filho de uma égua hippie toxicodependente. Quanto ao pai, que presumo será figura importante no volume 2 (isto sou eu a divagar), Victor não o conhece... dizendo-lhe a mãe que ele era filho de Jimmy (Hendrix),"um disco em vinil"... Cedo desperta para os números, o seu escape para uma vida triste com uma mãe desestruturada, que vende de "marijuana" e tem inúmeros namorados. Acaba por vingar na escola devido à sua queda para as matemáticas, e numa altura de extremo stress emocional descobre a "a fórmula da felicidade". Depois disto acompanhamos Victor num percurso de quase um "Deus", em que dá um estado de felicidade total a quem ele decide ler a fórmula... mas será que Victor consegue ele próprio ser feliz?
Um livro muito interessante no nosso panorama de BD nacional!
Boas leituras.

Softcover
Criado por: Nuno Duarte, Osvaldo Medina e Ana Freitas
Editado em 2009 por Kingpin Books
Comprado no V Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja
Nota : 8,5 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário