quinta-feira, 4 de junho de 2009

Luc Orient


Luc Orient surgiu em 1966 na revista Tintim, e era uma aposta para colmatar uma "falha" na grelha da revista: a ausência de ficção-científica! Greg, um dos autores mais solicitados de sempre da BD europeia (já citado no post Comanche), com Eddy Paape no desenho, criou esta série baseada num trio: Luc Orient (um 007 interplanetário), Hugo Kala (o super-cientista) e Lora (a menina bonita, que não é parva de todo).
A série resistiu bem ao tempo, com as suas limitações, claro, e a prova disso são as reedições francesas. Em Portugal foram editados:
- Os Dragões de Fogo (Clássicos Tintim Vol.1, ASA/Público)
- Os Sóis de Gelo (Clássicos Tintim Vol.1, ASA/Público)
- O Senhor de Terango (Bertrand e revista Tintim)
- O Planeta da Angústia (revista Tintim)
- A Floresta de Aço (revista Tintim)
- O Segredo das 7 Luzes (Bertrand e revista Tintim)
- A Cratera dos Sortilégios (revista Tintim)
- A Legião dos Anjos Malditos (revista Tintim)
- O Vale das Águas Turvas (revista Tintim)
- A Porta de Cristal (revista Tintim)
- Na Forja da Tempestade (revista Tintim)
- A Margem da Violência (revista Tintim)
- 24 Horas para o Planeta Terra (Bertrand e revista Tintim)
- O 6º Continente
(revista Tintim)
A série terminou em França em 1994 no seu 18º volume.
Verifica-se, e apesar de muitas estórias traduzidas para português, que a dificuldade em adquirir livros ou revistas desta série é enorme, e por norma estão em extremo mau estado, ou com preços exorbitantes... cheguei a mandar para o lixo o "Segredo das 7 Luzes", por ter um cheiro horrível, meia lombada e ovos de bichos aos montes! Assim se vendem alguns livros no Miau, e tenho de agradecer a este amigo a oferta do atrás referido livro em condições minimamente decentes para ser guardado..., obrigado! :)
Esta série foi bastante original para o seu tempo, assistindo-se depois disso a uma grande proliferação de títulos dentro do género. A acção passa-se quase sempre no planeta Terra, mas o nosso trio de heróis gosta de fazer umas fériazitas fora do planeta de vez em quando! O ciclo de Terango é a melhor parte de Luc Orient, minha opinião, tendo ficado este ciclo completo em português com a edição do álbum duplo "Os Dragões de Fogo/Os Sóis de Gelo", na colecção Clássicos Tintim pela ASA/Público. Assim, os primeiros cincos álbuns contêm as aventuras de Luc Orient com os "Teranguianos", tanto na Terra como em Terango.
A estória continua a ser fácil e "gulosa" de se ler, quanto aos cenários de Paape, estes são bastante bons e originais, sem serem espetaculares. Provavelmente, se Paape tivese acesso às ferramentas que os desenhadores e coloristas possuem agora, passaria a ser uma série excepcional (e provavelmente Greg não teria de fazer discursos explicativos tão grandes para os personagens).
É uma série com uma leitura bastante fácil, e a qual, inevitavelmente, me faz lembrar a minha juventude...
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Michel "Greg" Reignier e Eddy Paape
Editado entre 1969 e 2009 por Bertrandt (revista Tintim) e ASA/Público
Comprado na Tabacaria 212 do C.C. do Alto da Barra e oferta de amigo
Nota média da série : 8 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário