quinta-feira, 20 de agosto de 2009

X-Men: Inferno


Grande “crossover” dos finais dos anos “80” com a família mutante em grande plano. Esta recente versão “hardcover” é muito maior que o TPB que saiu há já algum tempo (1996). Este fica-se por praticamente metade das páginas da recente e massiva compilação. Este crossover merecia uma edição assim, só peca por tardia!
X-Men: Inferno junta quatro grupos de mutantes: X-Factor (#33-#40, mais Annual #4), Uncanny X-Men (#239-#243), New Mutants (#71-#73) e X-Terminators (#1-#4).
Claro que ao nível dos vilões também temos um bom leque… Mister Sinister, Malice (fundida com Northstar), Sabertooth (e alguns dos seus “amigos” Marauders) e quase todos os demónios do Limbo (com destaque para S'ym e N’astirh).
Como escritores temos Chris Claremont, Louise Simonson e Mark Gruenwald. Todos eles escreveram excelentes arcos de estória que se interligaram sem grandes atropelos uns nos outros.
Quanto à arte, esta esteve a cargo de Marc Silvestri, Walter Simonson, Jon Bogdanove, Terry Shoemaker, Bret Blevins, Jim Fern e o odiado por muita gente: Rob Liefield! A arte apresentada é a típica dos anos 80, embora ache que o livro foi todo recolorido. Ao nível técnico está todo bastante bom, embora eu não goste muito do estilo próprio de alguns dos artistas em questão.
Como eventos principais temos a tentativa de tomada de posso do Limbo, propriedade de Magik (irmã de Colossus), aquando da sua transformação em Darkchyld, por dois demónios antagonistas S'ym e N’astirh. Claro que tudo isto é orquestrado por Sinister, que preparava tudo há muito tempo… desde a infância de Cyclops!
Tudo começa com a criação de Madelyne Pryor (clone de Jean Grey), que chegou a casar e ter um filho (Nathan) de Cyclops, e a sua respectiva transformação na Goblin Queen. Ligando aqueles dois demónios atrás referidos, com a Goblin Queen e os planos de Sinister; e com todos a enganam-se mutuamente, quem é que acaba por ficar no fim no confronto final? É quase fácil de adivinhar!
Todo o livro está muito bem construído, apesar de ser difícil juntar cronologicamente alguns dos títulos. No seu início é feita uma introdução escrita aos eventos principais, que aconteceram para trás, e são relevantes para a estória. Isto é importante para quem não conhece as estórias X-Men desta altura. Aconselho a leitura deste livro vivamente, pois é um exemplo de como se deve manter o suspence! Com voltas e reviravoltas a atenção é sempre renovada por mais uma volta inesperada no argumento! O que fica mais pendurado mesmo é a situação de Magik que decide voltar ao Limbo e tomar definitivamente conta dele. Para isso a Marvel editou este ano uma sequela a “Inferno”: X Infernus”!
Ao fim de 20 anos têm a oportunidade de ler um excelente, e bem concebido, crossover dentro do universo X-Men.
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Chris Claremont, Louise Simonson, Mark Gruenwald, Marc Silvestri, Walter Simonson, Jon Bogdanove, Terry Shoemaker, Bret Blevins, Jim Fern, Rob Liefield, Dan green, Bob Wiacek, Al Willianson, Al Milgrom, Joe Rubinstein, Mike Manley e Hillary Barta
Editado em 2009 por marvel
Comprado em Book Depository
Nota : 10 em 10

15 comentários:

  1. Estive para coleccionar a minissérie X Infernus, mas por causa dos antecedentes (como este livro) nunca cheguei a comprar.
    Sei que não compro, mas pelo menos vou ver se consigo ler este livro para poder comprar o X Infernus (também o TPB ainda não saiu).

    ResponderEliminar
  2. Radjack
    Então... tempos atrás dizias que passarias só a comprar em HC, e agora ficas à espera do TPB!?
    O HC "X Infernus" já saiu tempos atrás...
    ehehehehheehehhe

    Ainda não o li, mas já está em 2º lugar dos "Próximos livros"

    ResponderEliminar
  3. Como, sempre, tenho isso na edição brasileira. Vou folhear algumas páginas se encontrar as revistas para recordar se ainda há alguma saudade?

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei quando saiu mas tenho que concordar contigo no que respeita ao estilo de alguns artistas, também não fui muito fã na altura e continuo a não ser hoje em dia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Respondi à tua pergunta com um post inteiro no meu blog :P

    ResponderEliminar
  6. Paulo Brito
    Vai folhear vai... matar saudades e sempre bom, mas tenta ler as quatro séries que dão origem à compilação cronologicamente, senão vai ser uma grande confusão!

    OCP
    Sim, existem alguns arcos em que eu gosto menos do artista, embora ache que tecnicamente estão todos bem. Quando digo tecnicamente falo da cadência e disposição das pranchas e vinhetas.

    Radjack
    Também já te respondi no teu blog!
    Tens lá quase um post de resposta :P

    ResponderEliminar
  7. A melhor parte a luta entre o X-FACTOR VS X-MEN Desenhado pelo
    Silvestri.
    Os X-TERMINADORS Eu nºao gostei.

    ResponderEliminar
  8. 30 anos?! Olhá lá ó velhinho, finais dos anos 80 para os finais desta década vão "apenas" 20 anos ;P ainda bem que um tuga, recentemente, descobriu uma maneira de reproduzir células cerebrais, porque estás candidato ao Alzheimer (já afastei esta boca para lá e bati na madeira três vezes, hehehe!).
    No tempo dos primeiros crossovers eu desisti de comprar comics, cheguei a ter mais de trinta standing-orders na Linares e algumas eram dificeis de seguir, pois nem sempre chegavam e tinha que correr seca-e-meca para quase sempre não ter sorte em encontrar os buracos que ficavam na colecção (agora com a net é tudo tão fácil!).
    Hoje em dia, voltaram ao mesmo, o que é uma maçada para convenientemente seguir as sagas...e tudo é uma saga, fosga-se mais ao Queixadas, esse ignóbil fazedor de guito (tenho que o contratar, hehehe).
    Abraços e beijinhos.

    PS:Temos que combinar essa almoçarada lá em casa.

    ResponderEliminar
  9. Fiquei curioso, só estou para ver o preço.

    ResponderEliminar
  10. Ólhó Refem
    Isso é que foram férias! E vieste logo muito observador :D
    Tens razão... são vinte anos!
    Vou alterar.

    Em relação às sagas modernas eu tenho sido bastante ardiloso para não gastar muito e ter o essencial genérico (e ter tudo daquilo que quero mesmo ...)!

    Celtic
    É um HC de 600 páginas (quase não tem extras), mas já não me lembro de quanto custou... :P

    ResponderEliminar
  11. Pffffffff não te lembras de quanto custou... conta-me filmes, tu queres é evitar uma frigideirada!

    grrrrr cuspe cuspe
    enxofre

    ResponderEliminar
  12. Eu só vou lendo coisas soltas dos X-Men, mas é nitidamente um género que me agrada. Abraço!

    ResponderEliminar
  13. off topic (mas relacionado com a Marvel):
    sabes onde encontrar a mini série Secret Wars do final da década de 80?

    ResponderEliminar
  14. Diabba
    Claro que não me lembro... tou a ficar velho!
    :P

    Rafeiro
    Vais lendo coisas soltas!?
    As páginas caiem-te no chão!?
    :P

    Vicio
    A versão em português, que foi editada em revistas, é dificil de arranjar completa e em condições. Se souberes inglês, ou não tiveres problemas em ler inglês, tens à venda em dois formatos: em TPB (capa mole) e agora também em Omnibus (edição alargada de capa dura, mas bastante mais cara). Também existe Secret Wars II, a sequela, mas o TPB desta é quase imposssível de encontrar... tens apenas a versão Omnibus, embora neste segundo volume já compense, pois tem mais do dobro das páginas (tem 1154 páginas) que o primeiro volume e o preço é o mesmo!
    Qualquer dúvida manda mail!
    Se fizeres uma busca por Secret Wars no meu blog vais para a um post que já fiz bastante tempo atrás.

    ResponderEliminar
  15. obrigado pelas dicas.
    entretanto consegui um download duma compilação em brasileiro mas ainda não comecei a ler.

    vou cuscar o outro post.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]