terça-feira, 15 de setembro de 2009

52


52.
52 semanas sem a “santíssima trindade” do universo DC: Superman, Batman e Wonder Woman.
Este é uma série de quatro livros dos quais eu tenho alguma dificuldade em falar ou criticar. São muitos “plots”, é a ligação de muitas das pontas soltas, que já vêm da Infinite Crisis e Indentity Crisis já não falando dos inúmeros “twists” dentro da própria série.
É um exemplo de como se pode fazer uma série de inegável e aclamada qualidade, e no fim ser um sucesso comercial também. Temos apenas heróis de segundo e terceiro plano em diversos arcos que se vão interligando ao longo destas cinquenta e duas semanas em tempo real. Para isto contribui fortemente a escolha dos quatro argumentistas: Mark Waid, Geoff Johns, Grant Morrison e Greg Rucka.
É impressionante como a diferente narrativa que cada um delas imprime à estória se consegue harmonizar, apesar dos diferentes estilos de cada um. Toda a estória, nos vários momentos diferentes, com heróis e teatros distintos, se consegue manter sempre num alto nível ao longo de 1112 páginas, no conjunto dos quatro livros.
A arte, como seria de esperar, varia muito de qualidade e de estilo, ou não estivessem oito diferentes artistas de serviço a esta série.
No primeiro livro aparece um Booster Gold que tenta ocupar o lugar do Super Homem em Metropolis, como sendo o herói número 1. Para isso serve-se de Skeets, o seu parceiro robot, e do seu conhecimento do futuro. Mas este Booster Gold está ao serviço de marcas conhecidas, fazendo-lhe publicidade com “badges” no seu fato dourado. Tudo corre bem até ele falhar um acontecimento onde os três grandes heróis deveriam aparecer. Aqui ele desconfia que, ou Skeets está a funcionar mal, ou a linha temporal tinha sido alterada. No entanto continua na sua cruzada comercial, até aparecer um verdadeiro herói: Supernova! Este é mais poderoso, e não está ao seviço de grandes grupos comerciais. Aqui começa o declínio de Booster Gold. A descoberta da identidade de Supernova lá mais para a frente, é um delicioso “twist”… Booster Gold descobre que pode ter sido ele a quebrar a linha temporal.
Temos Lex Luther a fabricar o seu grupo de super-humanos (Infinity, Inc.) e a vender super poderes a qualquer pessoa. Como contraponto moral existe Steel, esse sim moralmente parecido com o Super-Homem. Por outro lado Renee Montoya em conjunto com o Question, começa a investigar actividades do Intergang. No espaço estão Animal Man, Adam Strange e Starfire, perdidos desde a Infinite Crisis. E também a partir deste evento, os desaparecidos Green Lantern Alan Scott e parte dos Teen Titans reaparecem, mas com muitas mazelas. Ralph Dibny, ainda amargurado e deprimido pela sua perda (Identity Crisis), procura uma maneira de trazer a sua amada esposa à vida, e tenta servir-se da magia para esse efeito.
Black Adam inicia uma cruzada à sua maneira com vista à eliminação de super-vilões, e inicia uma coligação entre Kahndaq e uma série de países com regimes políticos duvidosos, para fazer contraponto ao resto dos super-heróis. Entretanto são reunidos na ilha de Oolong um verdadeiro grupo de cientistas loucos e sanguinariamente depravados, "The Science Squad", com vista à criação de aberrações mortíferas.
Assim se monta o teatro da série, em que no segundo volume abranda um pouco, para uma explosão de acção no terceiro volume. O quarto livro é o grande final da série, em que tudo volta ao sítio, terminando com a World War III que podia ter o nome de “o mundo contra Black Adam”. A controversa figura da Batwoman homossexual é apresentada aqui nesta série, sendo ela um antigo amor de Renee Montoya (também protagonista na série 52). Deu que falar nos EUA há umas semanas atrás!
:D
Boas leituras!

TPB
Criado por: Mark Waid, Geoff Johns, Grant Morrison, Greg Rucka, Joe Bennett, Mike McKon, Jack Jadson, Chris Batista, Darick Robertson, Ruy Jose, Justiniano e Keith Giffen
Editado em 2007 pela DC Comics
Nota : 9,5 em 10

10 comentários:

  1. Excelente serie, gostei de ler embora tenha ficado meio triste com a morte de um dos meus heróis favoritos.

    Entendo que de vez em quando sangue novo é preciso nas histórias mas ainda não sei que pensar da sua substituta.

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Esta série é muito boa para quem segue e está por dentro do universo da DC. Para os outros (como eu :D), que só lêm DC de vez em quando, é uma grande confusão. Li o primeiro e andei literalmente aos passarinhos.
    Acho que tenho de actualizar o meu conhecimento DC ;).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Isto é coisa para custar quanto?

    Li alguns mas comprá-los na altura era impossível quis esperar pela compilação.

    ResponderEliminar
  4. OCP
    Eu até sei a quem te referes!
    Também não sei pensar o que pensar da substituta... pode ser que no Countdown to Final Crisis apareça com mais determinação!

    Luca
    Sim, para que apareça de para-quedas é um bocadinho complicado, tem muita estória para trás.

    looT
    Ficou em 12€ cada (são quatro).

    ResponderEliminar
  5. Tenho na minha colecção e também gostei bastante.

    Confesso que ultimamente não me tem sobrado tempo e dinheiro para a BD e é difícil acompanhar tantos titulos interligados mas não concordo com o Lucaimura, esta série consegue-se ler sem ter toda a informação para trás, embora claro fiquem alguns buraquinhos mas nada que uma busca na net não possa tapar :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. LBJ
    O segredo é saber evitar as interligações desnecessárias e comprar o "tronco" principal da série. Assim poupa-se dinheiro e livros desnecessários.
    Quanto a 52 achei a série extremamente bem delineada, e com imaginação não são necessários sempre os mesmo personagens. 52 é um exemplo disso.

    Rafeiro
    Gosto
    :P

    ResponderEliminar
  7. "Para isso serve-se de Skeets, o seu parceiro robot, e do seu conhecimento do futuro. Mas este Booster Gold está ao serviço de marcas conhecidas, fazendo-lhe publicidade com “badges” no seu fato dourado"

    A reciclagem de ideias esta na moda,lembro-me de uma ediçoes Brasucas do Jurgens em Superman com a mesma ideia.

    "Temos Lex Luther a fabricar o seu grupo de super-humanos (Infinity, Inc.) e a vender super poderes a qualquer pessoa"

    E continua a falta de ideias,alguem se lembra da equipa dele no funeral do Superman,pois é,e dos poderes que deu ao Predador so para o poder controlar....hmmmm,hmmmmm

    Essa serie a mim não me puxou li 2 ou 3 revistas,e nunca foi atras do resto,mas o que eu quero ver é o que vais dizer do Countdown to Final Crisis

    ResponderEliminar
  8. Bongop,
    O Animal Man é cool?
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Oneiros
    O Animal Man é muito cool, e é um dos melhores títulos que saiu deste "reboot DC Comics New 52". Aclamado pelos públicos mais difíceis!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]