quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Echo


Comprei os dois primeiros livros (e únicos até agora) completamente às cegas. Apenas reparei que as críticas eram sempre muito favoráveis.
Quando peguei nestes dois livros da série Echo disse uma palavra muito pouco recomendável numa casa de família… estava convencidíssimo que os livros eram a cores, e afinal eram “preto e branco”! Danei-me logo, foi como estar à espera de um sabor doce, e afinal sai uma porcaria amarga. Arrumei os livros na prateleira mais alta, e lá ficaram por uns tempos. Este fim-de-semana resolvi pegar neles, já me tinha passado a neura.
Bom, conforme cheguei a metade da leitura do primeiro livro, o “sabor amargo” sentido dias atrás transformou-se nalguma coisa que me soube mesmo muito bem!
Terry Moore tem uma narrativa excelente, muito sólida e a espaços achei que era mesmo brilhante. Quanto ao seu desenho, acho que aqueles “preto e branco” estão muito bons, e garantidamente, se a qualidade do papel fosse melhor a sua arte sobressairia muito mais!
Essa pecha, da falta de qualidade do papel, tem uma razão para eu falar dela… o livro é caro! Pelo preço dele, e sendo um livro a “preto e branco”, acho que a qualidade do papel poderia ser bastante superior.
Falando um pouco sobre o autor, Terry Moore, este é sobretudo conhecido pela série “Strangers in Paradise”, embora tivesse o seu dedo no “mainstream” norte-americano em livros/séries como “Spider-Man Loves Mary Jane”, “Birds of Prey” e “Runaways”. “Strangers in Paradise” é publicado por uma editora fundada pelo próprio Terry Moore: Abstract Studios. A Terry Moore e à sua série “Strangers in Paradise” foi atribuído um Eisner Award pela melhor série em 1996.
Falando um pouco sobre “Echo”, e como disse mais atrás, estão editados dois volumes:
- Moon Lake
- Atomic Dreams
O terceiro volume, Desert Run, sairá brevemente, estando apontada a sua saída para Outubro.
O livro começa com um teste militar a um fato protótipo e um aparelho de voo individual. Todo este conjunto obedecia ao mínimo pensamento de Annie, a cientista que desenvolveu aquela arma para a firma HeNRI. Depois de devidamente testado, os directores da HeNRI resolvem por um avião no ar e disparar um míssil contra a cientista. Esta aparentemente morre mesmo ali, e o fato é desfeito em milhares de pequenas gotas. Julie estava a tirar fotos no deserto quando se dá a explosão, muitas das pequenas gotas caiem-lhe em cima, outras em cima do seu carro. Quando chega a casa para além de não conseguir retirar nenhuma das pequenas esferas do seu corpo, estas agregam-se no seu peito, formando como que um escudo indissociável do seu corpo… mais, quando chega ao pé do seu carro, as pequenas gotas que estavam depositadas nele são atraídas para o seu corpo também! Para Julie é só mais um problema, estando a passar por um processo de divorcio que não aceita, este problema só vem aumentar a sua ansiedade, sobretudo quando descobre que se alguém lhe quiser mal, o “pedaço” de fato depositado no seu peito reage imediata e violentamente com grandes descargas de energia.
A empresa HeNRI quer recuperar todos os pedacinhos do fato que foi espalhado pelo deserto, e aqui começa a caça ao homem (mulher, neste caso).
E então… o resto do fato? Onde pára? Pois é, não posso contar tudo… só o início!
Estes livros fizeram-me dizer duas palavras muito pouco recomendáveis, uma no inicio (já falei dessa primeira causa), e no fim do segundo livro, pois ficou num “cliffhanger” terrível!
Raios!
Recomendo esta série, e só me resta desejar o costume:
Boas leituras!

TPB
Criado por: Terry Moore
Editado em 2008 e 2009 pela Abstract Studio
Nota : 9 em 10

10 comentários:

  1. Pelo que contas e pelas imagens apresentadas, já gosto do livro mesmo pouco mais sabendo. ;)

    Agora a arte a preto e branco, na minha opinião, isso é mais uma questão de gosto. Eu por exemplo, em certos casos prefiro mais a preto e branco que a cores. Já li certas Bds originalmente desenhadas a preto e branco, o artista jogando com isso para dar ambiente à obra e tal e depois algum tempo depois alguém se lembra de publicar a mesma obra a cores e garanto-te que não é a mesma coisa, parte do ambiente que o artista criou originalmente perdeu-se.

    Abraço. :)

    Já agora, a tal palavra inadequada em casa de família... foi a mesma nas duas ocasiões? Lol

    ResponderEliminar
  2. Tenho o primeiro volume... e gostei bastante a ponto de ter encomendado o 2º. Azar dos azares, estava esgotado no Book Depository.

    No entanto fiquei surpreendido com a qualidade da escrita, e desenho, do Terry Moore. Sempre li boas críticas do Strangers on Paradise, mas nunca tive coragem de comprar...

    ResponderEliminar
  3. Echo não pode ser dito numa casa de familia? Será por causa de umas Echo de Savannes de muita qualidade. Tenho as minhas sempre do tempo de Coimbra ainda em caixotes. Não sei se terei coragem paras as catalogar.

    ResponderEliminar
  4. Eu há muito tempo que ando de olho nisso, sobretudo por causa do muito que gosto do Strangers in Paradise, mas infelizmente ainda não calhou...

    ResponderEliminar
  5. Parto do principio que a tua edição é a original (em inglês). Tenho a edição em português (do Brasil, como é óbvio!!) e sinceramente gostei... bastante!!
    Gostei particularmente da arte, já o argumento... bem, o Moore já fez melhor. Mas consegue prender a atenção e desejar por mais ;)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bem feita, para ver se deixas de ser racista na BD. Francamente, a discriminar as obras a preto e branco... Shame on you!

    ResponderEliminar
  7. OCP
    Não tenho nada contra o preto e branco, apenas estava completamente convencido que era a cores!
    Quando esperas uma coisa e sai outra, normalmente sai asneira...
    :D

    Dinis
    Comprei os dois há pouco tempo nessa loja, verifica novamente, podem ter reposto o stock.
    ;)

    Paulo Brito
    Echo pode ser dito, felizmente aquilo que eu disse não fez eco...
    :D

    Vidazinha
    Boa série, recomendável mesmo!

    Luca
    Eu gosto mais do "storytelling" que dos desenhos! Atenção às versões traduzidas para português do Brasil... perde-se muita coisa nalgumas traduções, sobretudo no que respeita a comics norte-americanos. Nos poucos FB editados no Brasil respeita-se mais a tradução e o português, nos comics nem por isso. Já fiz algumas comparações e também já me ri à conta disso!

    Rafeiro
    Racista como? Temos preto e temos branco, tudo misturado durante não sei quantas páginas, e está na minha estante!

    ResponderEliminar
  8. ººº
    E esta novidade...

    LUISÃO (melhor defesa-central a jogar em Portugal), sabes o que tatuou no ombro direito?

    Um herói da Marvel que dá pelo nome de WOLVERINE, entrou no 4º filme da saga X-MEN

    Digamos que é um personagem, embora virtual, mas indestrutível, tal como a raça e a dinamica com que ele, Luisão, usa nos jogos.

    ResponderEliminar
  9. Jota...
    LUISÃO melhor defesa-central a jogar em Portugal ?????????????????????
    hahahahahahhahhahahhahahah







    Abraço

    ResponderEliminar
  10. ººº
    E tens dúvidas? Gosto mesmo é que vcs façam alianças com o Pintinho, depois é o que dá.

    Uma correção a fazer, o melhor defesa-central a jogar em Portugal, sem duvidas, ANDERSON POLGA he he he he he he !!!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]