quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Lançamento ASA: BRK


Livro de autores nacionais, que eu fui acompanhando desde o início no fórum da Central Comics, e que saiu em parte no BD Jornal. Tempos atrás esperava-se que saísse o livro pela Pedranocharco (editora do BD Jornal), mas afinal foi a ASA que pegou no livro com força!
Não conheço a estória, visto que não costumava comprar o BD Jornal, mas a arte que eu via no fórum Central Comics deixava-me bastante agradado! Parabéns aos "Filipes" pela edição do seu livro!
Segue o "press release" da ASA:

David tem 17 anos e anda no ensino secundário. Como qualquer
adolescente anda confuso com a vida e começa a questionar tudo e todos.
Um dia é aliciado por uma rapariga (Bia) a juntar-se a uma organização que
promete revolucionar a forma de pensar das pessoas, a organização
"Estalo". Devido à sua teimosia, e constante insistência em questionar os
pais, e contra a vontade da irmã (Ana), decide entrar para o grupo. É
rapidamente posto à prova com um assalto a uma fábrica de papel…

Autores: Filipe Pina e Filipe Andrade
Tiragem: 1000 exemplares
Edição: brochada com badanas
Número de páginas: 88
ISBN: 978-989-23-0598-1
Data de distribuição: 17 de Setembro 2009

Filipe Pina
Nasceu em Santarém, em 1979. Desde 2005 que tem residência fixa no Porto. Trabalhou durante 7 anos em televisão para a Sigma3 Audiovisuais e passou por diversos cargos como editor de imagem, repórter e operador de câmara, até se fixar na área do design e grafismo. Foi responsável pela produção de uma dezena de grafismos onde se incluem programas como "Curto-Circuito", "CineXL" e "Cabaret da Coxa", para a Sic Radical. Entre cartazes, logótipos, sites e outras pequenas animações, produziu o grafismo para o 1º CD da banda “Reaktor”. Foi co-fundador e vice-presidente da agora extinta Associação de Produtores de Jogos Electrónicos (Aproje). Em 2006 e 2007, no âmbito de uma cadeira também ela dedicada aos videojogos, deu aulas na ESAD no Porto. Já na área da Banda Desenhada inicia-se, em 2003, com Filipe Andrade na tira cómica online "Fraggers". Como argumentista e pintor, e também com Filipe Andrade, entre 2006 e 2008, editou periodicamente a BD de nome “BRK” no BD Jornal. Dadas as evidentes influências dos videojogos em todos os seus trabalhos, mais não seria de esperar que não fosse ser actualmente co-fundador e sócio-gerente da empresa Seed Studios, onde produz exactamente videojogos.

Filipe Andrade
Nasceu em Lisboa, em 1986. Cedo mostrou aptidão para o desenho. Em 1997, os pais inscreveram-no no atelier da artista plástica Aurora Bargado. Dois anos mais tarde, frequentou um curso de BD, leccionado por António Valjean, na IMARGEM. Após este curso decidiu que o que realmente queria fazer na vida era BD. Participou em inúmeros concursos de Banda Desenhada e Arte Postal, entre os quais ganhou alguns prémios (BD Amora 2001, 1º lugar; prémio Jovem Revelação GBS 2002 e Menção Honrosa em 2004; BD Amadora, 1º e 2º prémios, em 2002 e 2003, respectivamente, no escalão B e, BD Moura 2005, 1º lugar). Entre 2002 e o presente ano, foi desenvolvendo projectos paralelos. Trabalhou com algumas empresas na área da ilustração em projectos como “Família Nickelodeon” para a MTV Networks, colaborou nos cartazes promocionais do grupo percussionista “Wok” e em arte conceptual para a empresa de videojogos Seed Studios. Em colaboração com Filipe Pina realizou tiras cómicas (online), sob o título, “Fraggers”. Em 2006, os dois iniciam o projecto de BD, de título “BRK”. Finalizou recentemente o curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes e, actualmente, tem vindo a desenvolver aquilo que mais gosta de fazer no campo das Artes, BD, ilustração e escultura.

Boa sorte para os "Filipes" com este seu livro, é tão raro haver livros de autores portugueses no nosso circuito comercial nacional. Espero que lhes dê força para continuar!

16 comentários:

  1. Aqui está uma bela notícia. Eu, obviamente, vou comprar este livro. Depois de ler alguns capítulos no Jornal da BD, perguntava-me: não haverá alguém que tenha o bom senso de publicar isto em livro?! Felizmente houve. Parabéns a todos, público incluído.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente. Estou bastante curioso em ler esta obra.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. A ASA está em altas. Este eu vou comprar de certeza.

    ResponderEliminar
  5. Parece que já estou a vê-lo na minha estante ;D

    fired_fox

    ResponderEliminar
  6. E Viva a Produção Nacional. :D

    Pela capa, já gosto da arte e pelo que contas da história também parece ser bem interessante. ;)

    A ver se aparece por aqui em alguma loja e logo vai estar na minha estante da BD. :)

    ResponderEliminar
  7. Tambem li parte da historia no Bdjornal(Comprava-o so por causa disso a maior parte das vezes) a ver se compro isso.
    Bdjornal NEVER MORE.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Boas, vou vestir aqui o papel de advogado do diabo, correndo o risco de perante tanta satisfação ser corrido à pedrada. Assim, ao contrário de todos antes que me antecederam nesta caixa de comentários, eu não mostro qualquer entusiasmo com esta edição.

    Porque? Porque sempre comprei o BDJornal e como tal li as várias páginas de BRK que foram sendo publicadas. A verdade é que sempre achei a história sem substancia, onde o desenvolvimento tarda(ou) a chegar e a leitura às tantas torna-se redundante. O desenho tb não me cativou, porque o traço duro e grosso do Filipe Andrade não se sai bem com os tons escuros da arte. Está dito.

    Não desfazendo a ASA no seu apoio aos autores nacionais, critico (+ 1 vez) a editora pela sua politica de fuga para a frente, que continua a deixar penduradas uma mão cheia de colecções incompletas que há anos que povoam as nossas bedetecas.

    Agora tambem dou o beneficio da dúvida a esta edição. Lendo a história completa talvez as coisas façam algum sentido, mas certamente que só comprarei o álbum se me agradar a leitura gratuita que irei ter num daqueles sofas que a FNAC oferece aos seus clientes.

    Verbal

    PS Desculpem a falta da assinatura digital, mas como estou fora, não coloco passwords em computadores públicos.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Pelos vistos está tudo ansioso pelo livro! Eu também!
    Verbal, dá uma chance. O livro foi todo revisto nos seus pormenores, portanto presumo que a arte também.
    A estória não conheço, como disse, nunca comprei o BDJornal, logo apenas vi o que aparecia na Central Comics, e gostei!

    :)

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao que o Verbal escreveu:
    Estou de acordo quanto à opinião sobre a ASA (claro!), sem desmerecer por esta iniciativa. Quanto à história e arte considero algo injusta (toma lá pancada :P), mas embora ache que seja material que mereça publicação, obviamente haverá espaço a melhoramentos (como em todo o tipo de trabalho, não interessa de quem). Creio que haverá que se entender as influências e o objectivo dos criadores.
    Enfim, eu continuo a pensar, como tu também, que é razão de regozijo a edição de autores Portugueses quando têm qualidade e por sinal, na minha opinião, são bastante interessantes.

    Verbal, mesmo não utilizando passwords em computadores públicos, lembra-te:
    Sempre que terminares a ligação vai, na página do Internet Explorer, a "tools"; "Internet Options"; "general"; e limpa todas as cookies, passwords, histórico. Será muito mais seguro para que não haja um engraçadinho que venha atrás de ti e se lembre de fazer algo pouco católico. Não utilizar passwords é uma medida muito sensata, nunca se sabe que tipo de firewall é que esses tipos têm, ou se têm instalado algum spyware que rouba o que seja de interesse.

    Desculpa Bongop, utilizar este espaço para uma advertência.

    ResponderEliminar
  13. Boas, obviamente se esta edição servir de incentivo a estes autores (os "Filipes") e porventura a outros novos autores nacionais, concordo em absoluto com estes apoios. Defendo sempre o critério de qualidade. Publicar por publicar, não me colhe simpatia.

    No caso concreto debruçei-me só sobre a história do BRK. Gostava de ver o traço do Filipe Andrade num registo a preto e branco, porque penso que resultava melhor. Quanto ao argumento, quando lia o que foi sendo publicado ia ficando com a sensação (e desculpem-me a expressão) que se estava a "encher chouriços". Simplesmente a coisa não andava. Pode ser que com a história completa, a perpectiva seja outra. Dou o beneficio da dúvida.

    Obrigado pela dica refem.

    verbal

    ResponderEliminar
  14. Olá Bongop!!
    Desculpa mas só hoje é que tive oportunidade de ver o teu blog, mas já deu para ver que estás cheio de novidades :D
    Nem queria acreditar na quantidade de lançamentos da Asa... deve estar a cair o santo no altar!!
    É fantástico darem oportunidade de publicação a jovens autores portugueses, coisa rarissima em Portugal. Não vou falar da qualidade porque não conheço a obra dos Filipes, mas vou estar atento às prateleiras para ver logo que sair. Temos de louvar no entanto a atitude da Asa ;)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Obrigado a todos pelos comentários positivos. Quanto aos que não gostaram da história peço só que experimentem ler tudo de seguida pois o livro original não foi feito para ser publicado aos bocados.

    Para os que não gostaram da arte isso é compreensível, relembro que este é o nosso primeiro trabalho, melhor virá a seguir :)

    ResponderEliminar
  16. Refem
    Fizeste um "galo" no Verbal!

    Verbal
    Mereceste o a traulitada do Refem
    :P

    Luca
    Sim, este mês vão sair muitos livros!
    :)

    Pina
    Bem vindo!
    Farei sempre a divulgaçãode obras de autores portugueses, desde que alguém me diga que irá sair o livro.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]