sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Lançamento Zona: Zona Negra


Foi lançado no passado dia 4 de Setembro o segundo volume do projecto Zona. Saiu há uns meses o primeiro volume, o "Zona Zero", que me agradou muito pela qualidade da edição. As estórias também eram de vários autores, e é isto que deve ser feito para dinamizar os jovens autores portugueses. Pelo menos penso que o sentimento será, que fizeram parte de um projecto e que algumas criações suas viram a luz do dia! Penso que será gratificante, sobretudo se se pensar na qualidade da edição. Nesse aspecto, o editor está de parabéns pela edição, pela ideia e pela persistência em abanar o charco da BD portuguesa, dando a hipótese a ilustres desconhecidos de participar.
É uma revista de Banda Desenhada em português (fanzine de luxo) e quem sabe... talvez possa ir mais longe! Sim, porque a revista Zona (não gosto de lhe chamar fanzine), é muita BD e pouca conversa, e é assim que eu gosto! Ainda não tive oportunidade de de adquirir a Zona Negra, mas fica aqui a apresentação de Fil, o seu editor:

O livro de banda desenhada e ilustração ZONA NEGRA foi lançado durante o festival de cinema MOTELx (http://www.motelx.org/), no passado dia 4 de Setembro, no cinema S. Jorge em Lisboa.
Este livro insere-se no projecto Zona (http://zonabd.blogspot.com/), no seguimento do Zona Zero, apresentado em Maio deste ano no Festival Internacional de BD de Beja.
Este livro com 52 páginas a preto e branco foi realizado com tema específico (Terror).
Tal como o Zona Zero trata-se de uma antologia, contando com a colaboração de diversos autores:
- André Oliveira - BD (título: A Mulher do Manto Branco) - www.andreoliveirabd.blogspot.com
- Bruno Bispo - BD (título: A.L.I.E.N) - www.arquivosbaldo.wordpress.com
- Carla Rodrigues - Ilustração - www.cool-slayer.daportfolio.com
- Eduardo Monteiro - Ilustração da capa -http://aem.carbonmade.com/
- Fil- Ilustração e BD (título: rotina) - www.filbd.blogspot.com
-Gustavo Carreira - BD (título: rotina) - www.bdgustavocarreira.blogspot.com
-Hugo Teixeira - BD (título: A Minha Maldição) - www.htx.deviantart.com
- João Vasco Leal - Ilustração - www.joaovasko.deviantart.com
- Luís Lourenço Lopes - BD (título: Insane) - www.zonabd.net/lll
-Manuel Alves - Ilustração (título: A fome; título: A sede; título: Homenagem a Boris karloff/Frankenstein e ao cinema de terror clássico) - www.1caosarnento.blogspot.com
- Maria João Careto - BD (título: A Mulher do Manto Branco) - www.comicspace.com/mariacareto
- Paulo Marques - BD (título: Crónica de um Morto-Vivo) - www.omde.net
- Pedro Carvalho - BD (título: Zombie Bloody Zombie) - www.cosmic-rocket-man.deviantart.com
- Raz - Ilustração - www.razael.synthasite.com
- Roberto Macedo Alves - BD (título: Non Mortuos) - www.robertomacedoalves.net
- Rui Alex - BD (título: A Derradeira Arma) - www.jackolta.blogspot.com
- Victor Freundt - BD (título: A.L.I.E.N) - www.arquivosbaldo.wordpress.com
- Vidazinha - BD (título: A Minha Maldição) - www.gudubara.deviantart.com/
___________________________________

Texto de introdução do livro Zona Negra:
A Zona Negra foi elaborada sob o signo do Terror!
Sendo a segunda publicação da série, após a apresentação em Maio deste ano da Zona Zero, foi produzida com objectivo concreto de ser lançada no MOTELx, apresentando assim uma temática relacionada com este festival.
A Zona é um projecto que surgiu inicialmente da vontade de auto-publicar alguns dos meus trabalhos, o que quase imediatamente derivou para a ideia de fazer uma antologia contendo trabalhos de vários autores. As vantagens eram óbvias, seria possível obter um álbum mais variado e colaborar com outros autores de ilustração, banda desenhada ou outras artes gráficas!
O objectivo é mostrar o trabalho de autores mais ou menos conhecidos, com diferentes níveis de experiência e diferentes estilos, conferindo a maior liberdade possível aos autores. A aposta é feita num grafismo forte e atractivo e num estilo informal.
Se os primeiros trabalhos apresentados a este projecto se trataram sobretudo de pequenos trabalhos até agora guardados na gaveta dos autores, a verdade é que novos trabalhos surgiram e foram feitos com o objectivo único de participarem na Zona. Isso é muito importante pois sendo a Zona um projecto não profissional e sem objectivos imediatos de lucro, pretende atingir um patamar elevado de qualidade e motivar a produção de novos trabalhos e o desenvolvimento artístico dos autores participantes, divulgando o seu trabalho.
Este álbum é o primeiro da série com um tema específico e foi realizado em tempo recorde, passando pouco mais de um mês desde a concretização do primeiro pedido de trabalhos aos autores, que responderam de forma enérgica e decidida, até envio do trabalho para a gráfica. O tempo de produção é especialmente interessante considerando que grande parte dos trabalhos foi feita de base para a Zona Negra. Este é ainda o primeiro número a contar com um trabalho de uma dupla estrangeira, que nos apresenta a original banda desenhada A.L.I.E.N.
Após a Zona Zero e a Zona Negra está já em preparação um terceiro número com o objectivo de ser lançado ainda este ano, cujo título será Zona Gráfica.
Espero que apreciem o resultado.

Muito obrigado

Gosto destas iniciativas, sobretudo quando já vão no 2º número! Penso que o preço da revista é de 4,50€.
Boas leituras!

5 comentários:

  1. Existem coisas que parecem simples e banais. Mas é necessário saber ler nas entre linhas, este post é brutal teres o trabalho de colocar todos os autores que colaboram e pôres os endereçõs electrónicos respectivos, divulgares a BD desta maneira, só me leva a dizer uma coisa.

    És Grande

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Forteifeio
    Obrigado pelo elogio mas sobrevalorizas-me! :)
    O meu trabalho foi falar com o autor/editor do Zona, Filipe (Fil), para ele me mandar o material que eu gosto de ter quando faço um "lançamento". E ele fez o obséquio de mandar tudo e ainda fez um pequeno texto de apresentação.
    Só deu trabalho mesmo a composição do post!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Adorei a imagem e a tua crítica. Como sempre! Parabéns pelo excelente trabalho! Continua!

    Diana

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]