sexta-feira, 16 de outubro de 2009

JLA Vol.2 Deluxe Edition


Depois da compilação dos dois primeiros números escritos por Grant Morrison (arte a cargo de Howard Porter e John Dell), New World Order e American Dreams em JLA Vol.1 Deluxe Edition, surgem agora mais dois números compilados: Rock of Ages e Strenght in Numbers.
Para além disso ainda temos o crossover JLA/WildC.A.T.S. e a introdução de Prometheus.
A tripla de autores continua a funcionar muito bem, com Morrison a impor as suas “loucuras” nesta passagem, e recuperação, do apelidado “maior grupo de super-heróis da Terra”. Porter acompanha-o lindamente e tem alguns excelentes momentos.
Na primeira estória, Rock of Ages, Grant Morrison faz uma autêntica “sopa” com ingredientes tão díspares como um “Injustice Gang” liderado por Lex Luthor, uma procura pela pela "Pedra Filosofal" a pedido de um ser cósmico (Metron) e discrepâncias temporais, tão ao gosto da editora DC. Esta estória é bem complexa, típica de Morrison, e inicia-se com um combate entre os membros da JLA e os seus contrários (hologramas de luz sólida). Não foi mais que uma pequena manobra de Luthor, que inicia aqui o seu plano de destruição da Liga. Depois disto os elementos da Liga separam-se com missões bem distintas. Todos os personagens são muito bem tratados na sua vertente psicológica, o enredo está excelente embora aquele salto no futuro seja um pouco confuso, mas para mim é onde estão as melhores vinhetas da estória. Pormenores negativos… As estórias da JLA neste ciclo são contidas mas recebem influência de linhas editoriais das séries individuais de cada herói. Assim, continuo a não perceber como é que o Superman ficou com aquele fato e obteve os seus novos poderes (embora já tivesse investigado isso), é-nos dito que a Wonder Woman está morta e Aztek cai do céu!
Apesar destes pormenores achei este “Rock of Ages” a melhor aventura da JLA que eu li até hoje.
Em seguida temos a apresentação e origem de Prometheus que vai ser o vilão de serviço no próximo arco: Strenght in Numbers.
Strenght in Numbers é uma boa estória, apesar de novamente o pormenor negativo que eu apontei no arco anterior também seja verdadeiro neste, ou seja, a Wonder Woman está a ser ser substituída na Liga pela sua mãe Hippolyta, e Diana ( a verdadeira e única Wonder Woman) subiu na carreira e agora é a Deusa da Verdade… nem sabemos como isto acontece, nem como ressuscitou, nem como a mãe vai parar à Liga! Bom… passando à frente, Prometheus consegue infiltrar-se no Quartel-General da Liga aproveitando um evento publicitário com muita imprensa, e tomando o lugar do pretendente a herói, Retro. Depois de entrar, Prometheus faz miséria da JLA… anula-os um a um sem apelo nem agravo! Vale à Liga a intervenção da Catwoman que se infiltrou também (como jornalista) … embora o objectivo primeiro desta fosse a sala de troféus da JLA
Esta é também uma boa estória, mas bem mais simples que a anterior!
Para o final da compilação, a DC colocou um “bombomzinho” no final: JLA/WildC.A.T.S. Este crossover tem uma boa estória de entretenimento e é óptimo para “acompanhar com pipocas”, enfim… passar o tempo (não confundir com “perder tempo”).
Esta série Deluxe Edition não está a desiludir, antes pelo contrário, pois as estórias extra contidas nestas compilações também valem a pena! Penso que o terceiro livro desta série será o final da passagem de Grant Morrison pela JLA, e foi uma excelente passagem pois recuperou um grupo de heróis (que andava ao abandono) para os top de vendas norte-americanos (e com muito boas estórias).
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Grant Morrisson, Howard Porter e John Dell
Editado em 2009 pela DC Comics
Nota : 9 em 10

9 comentários:

  1. O telemovovel da Wonder Woman é Vodafone?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Nunca dei muito pela JLA, mas vale a pena repensar as ideias.

    ResponderEliminar
  4. Rock of Ages,é a melhor historia dessa Jla.Depois desso ainda vem ai o Arco Justiçe For All e o WW 3 (Que eu não comprei,mas que conclui a Run),e o Mega evento Dc 1000 aonde se cruzam as versoes futuras com a JLA da epoca.

    "JLA/WildC.A.T.S. Este crossover tem uma boa estória de entretenimento e é óptimo para “acompanhar com pipocas”,"

    Por acaso esse é um dos poucos cross aproveitaveis dessa decada.

    ResponderEliminar
  5. Marido, tens ali em cima SPAM, aquele do $$$, não visitem por favor.

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Gio
    Tenho a certeza que é! Força rapaz!
    :P

    $$$
    Não gosto de "Spammers".

    Paulo Brito
    A partir da "run" do Grant Morrison a JLA tornou-se numa boa leitura dentro do género.
    :)

    Kitt
    De crossovers entre a JLA e outros universos, só tinha lido o JLA/Avengers, e tinha sido uma boa leitura. Este não está mal, só que é muito curto para alguma coisa mais sólida.
    :)

    Diabba
    Já tá resolvido!
    :*

    ResponderEliminar
  7. "De crossovers entre a JLA e outros universos, só tinha lido o JLA/Avengers, e tinha sido uma boa leitura. Este não está mal, só que é muito curto para alguma coisa mais sólida."

    Mas a Dc editou muito mais com a Marvel,os Dc Vs Marvel que foram so 3,Superman Vs Silver Surfer,que tambem é bem divertido,Darkseid vs Galactus-The Hunger que é muito bom,Superman vs ALIENS,vS Gen 13,Batman versus Predador,etc

    ResponderEliminar
  8. Kitt
    Eu sei que a DC editou muitos mais!
    Eu disse que apenas tinha lido o JLA/Avengers. Agora lembrei-me que há muito tempo também li uma aventura do Homem-aranha com o Super-Homem!

    ResponderEliminar
  9. Jla/Avengers ja é desta decada(2003),não é da decada passada,alias para ja é uma decada quase sem cross Marvel Dc.
    O cross entre o Super e Spider são 2,o 1 da decada de 70 e o 2 da Decada de 80,não nada demais o 1 é mauzito e o 2 é razoavel,bom bom é o X-Men/Titas.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]