sábado, 3 de outubro de 2009

Metro Survive


Metro Survive é um díptico (dois volumes) escrito e desenhado por Yuki Fujisawa. À partida desconfiei do "clichê" filme catástrofe, e foi bem desconfiado pois a obra assenta que nem uma luva nesse tipo de registo.
Mas a obra acaba por não ficar por aí (felizmente)! Yuki Fujisawa consegue transformar este tipo de clichê numa muito boa obra de BD. Como se sabe, o Japão é uma zona assolada por este tipo de fenómenos naturais (sismos), e à volta desta situação Yuki Fujisawa construiu uma estória cheia de tensão e com algumas reviravoltas bem concebidas, bem como também toca nalguns problemas sociais próprios de países altamente industrializados. O seu personagem principal, Mishima, é o típico herói acidental. Trabalhador por conta de outrem, num edifício de alta tecnologia, é praticamente "escravizado" pelo seu patrão. Devido à sua sensatez e conhecimentos técnicos profissionais, depressa é considerado no seu grupo de sobreviventes como o líder. Como é normal neste tipo de registos a acção começa muito lentamente, subindo de ritmo e tensão conforme o enredo vai avançando. O autor consegue fazer desta "normalidade", comum a este tipo de estórias catástrofe, fazê-la subir para patamares muito bons! Agarra bem o leitor ao longo da estória, dando-lhe toques bem pessoais que a diferenciam doutras do género. Em relação à parte artística, é bastante normal, embora haja três ou quatro personagens mais bem tratadas graficamente que as outras.
Tudo começa com mais um dia de trabalho de Mishima, mais um dia de abusos do patrão, que nunca o deixa chegar a casa a horas decentes, sendo que desta vez é mais grave pois é o dia de aniversário do seu filho. Quando já segue para casa de Metro com o presente para o seu filho acontece o desastre. Um sismo grau 7.0 destrói completamente o avançado edifício Exopolis Tower de Tóquio (que afinal não tinha sido bem construído) e provoca uma derrocada no Metro encurralando os passageiros daquele comboio a uma enorme profundidade quase por baixo da Exopolis Tower. Os passageiros encurralados têm de seguir a pé, nervosos e preocupados... a vida deste grupo muito heterogéneo começa a ficar muito difícil! E a primeira dificuldade é mesmo a cooperação entre vários tipos sociais bem distintos: Mishima é um vulgar assalariado, mas temos o condutor do Metro, uma rapariga distante e sem problemas em acabar ali ou noutro sítio, um casal famoso com o seu pequeno filho mas completamente destruturados, dois típicos jovens da rua mas completamente parvos e um casal de velhos. Com a água a subir (e os ratos também) resolvem tentar chegar à estação de Metro da Exopolis Tower. Vão passando por vários problemas, sempre com Mishima a resolvê-los com uma postura bastante calma... e depois de várias vicissitudes encontram outro grupo de sobreviventes, aqueles que estariam ainda na estação. Agora torna-se tudo mais difícil, pois estes possuíam comida e água. Em primeira instância partilharam, mas um casal vindo do submundo nocturno (ainda por cima completamente sádicos) torna-se líder deste grupo mais numeroso e expulsa o pequeno grupo de Mishima novamente para baixo. A tensão sobe mesmo! Sem água, sem comida e sem poder fazer frente a grupo de gente sem escrúpulos, como se saíra o grupo de Mishima? É o jogo da sobrevivência. O segundo volume explode em tensão e violência, tanto física como mental.
Gostei!

Tankōbon (単行本)
Criado por: Yuki Fujisawa
Editados em 2008 por Dr. Master Productions Inc.
Nota : 8,5 em 10

7 comentários:

  1. Konishiuá, Bongop San.
    Estou a ver que tenho que ir aprender Japonês! Pelo menos ler umas mangas vai ter que ser.
    Domo arigato.

    ResponderEliminar
  2. Gio
    Tens mail.

    Refem
    Não custa experimentar... até são baratinhos!
    :D
    Tás com um japonês excelente! Aconselhava-te a comprar na língua original!
    ahahahah

    ResponderEliminar
  3. Hey hey x^^x
    Bem em primeiro lugar queria dizer que tenho lido com atenção as criticas que tens feito ao longo do tempo Bongop e, como qualquer pessoa, concordo mais com umas do que outras (criticas claro está) Em relação a este Manga confesso que não me chamava muito a atenção até que li o teu post....apesar de não ser absolutamente nada o meu estilo....creio que vou dar uma espreitadela ;)

    Um pequeno detalhe mas que me parece interessante de dizer; muitas das vezes o próprio autor/mangaka desenha só o esboço...deixando os seus assistentes fazer (TUDO) o resto..portanto não estranhem às vezes as personagens da Manga ficarem um pouco..."diferentes" (no time no work lol)
    Erg desculpem o post enorme xD
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Olá Bárbara
    Bem vinda ao "Leituras"!
    É... quando se faz uma crítica a um livro entra com grande peso o nosso gosto, mas como não sou profissional de BD posso dar-me a esses luxos :D
    Metro Survive foi uma obra que eu comprei "às escuras" e não me arrependi de o ter feito. É difícil para mim escolher um Manga para ler, pois sou um bocado ignorante sobre o meio, e para além disso a maior parte dos Manga que aparecem em primeiro lugar nas vendas são muito direccionados para os 12/14 anos. Não que eu tenha algo contra, mas não serão nunca a primeira escolha porque o desenho na generalidade é simples de mais. Aceito mais essa situação num livro tipo Metro Survive, em que o enredo é um pouco mais elaborado.

    Sabia que eles tinham colaboradores, e à imagem dos comics norte-americanos, estes têm de trabalhar bem e depressa para cumprir com as metas traçadas editorialmente!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Eu decidi comprar o pack com as duas edições devido ao preço promocional que estava, mas ao ler fiquei surpreendido com a qualidade desta saga. Merecia chegar ao cinema sob a forma dum thriller cheio de suspense, acção e adrenalina.

    ResponderEliminar
  6. Reignfire
    Sim, foi uma boa surpresa porque comprei estes livros completamente "às cegas". É um bom thriller, como dizes!
    Também comprei os dois livros num pack mais barato!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]