sábado, 5 de dezembro de 2009

As Armas do Metabarão


Saiu no dia 1 deste mês, durante a comemoração dos quinze anos da BD Mania, mais uma das séries derivadas do Incal: As Armas do Metabarão. Bem, saíram mais três mas isso fica para depois…
Os autores são Alexandro Jodorowsky, Zoran Janjetov e Travis Charest. Jodorowsky continua a expandir o universo do Incal com séries derivadas de séries, como por exemplo, d´A Casta dos Metabarões (que derivou do Incal) saiu Castaka e As Armas do Metabarão. Desta vez o Metabarão protagonista é o mesmo da série Incal, ou seja, o Metabarão do “presente”. Este é filho do Metabarão andrógino, Aghora, e é conhecido como o “Sem Nome”. A arte inicialmente esteve a cargo do canadiano Travis Charest, mas a sua lentidão foi tão exasperante que a editora francesa Humanoïdes Associés o substituiu por Zoran Janjetov. Assim, Charest é responsável pela capa e pelas páginas nº 9 até 37, ficando as restantes a cargo de Janjetov. O jugoslavo Janjetov já tinha trabalhado com Jodorowsky no universo Incal (Os Tecnopapas, Antes do Incal, Depois do Incal) e provou que é mesmo muito bom, mas felizmente ele não é o único artista deste livro! Charest é brilhante, as suas páginas brilham em cor e pormenor e é sem dúvida a grande mais-valia deste livro. Infelizmente é muito muito lento, o que não lhe dá hipótese de fazer muita Banda Desenhada. As duas páginas presentes neste post são ambas de Charest e felizmente este livro foi editado em português, assim fiquei a conhecer o enorme talento deste canadiano.
A estória conta o inicio de “Sem Nome” como Metabarão desde o ritual parricida de pai e filho lutarem até à morte (manda a tradição que o filho saia vencedor). Depois de “Sem Nome” derrotar e matar e o seu pai/mãe (Aghora tinha os dois sexos), recebendo a marca dos Castaka no seu peito, viaja até ao planeta vivo, Omphale, lutando aí para receber as suas primeiras armas especiais, viajando depois para o espaço, onde irá lutar pela posse das restantes armas que fazem do Metabarão o guerreiro supremo.
O cenário é magnífico, mas os textos de Jodorowsky neste livro (é um livro fechado sem continuação) não são brilhantes. Vale mesmo a arte dos dois desenhadores que são a alma deste livro! E a minha pontuação premeia isso mesmo, a arte superior apresentada.
Também é de referir que felizmente a Vitamina BD acordou, com uma tripla edição:
- As Armas do Metabarão
- Incal Final Vol.1: Os Quatro John Difool
- A Herança de Bois-Maury: Vassya
A Vitamina BD está a apostar em várias séries derivadas do Incal, e todas elas apenas com um livro editado no original. Espero que os segundos volumes não tardem, e que a Vitamina os edite.
Está a ser um bom final de ano, e ainda não acabou!
Boas leituras :)

Hardcover
Criado por: Alejandro Jodorowsky, Travis Charest e Zoran Janjetov
Editado em 2009 pela Vitamina BD
Nota : 8 em 10

22 comentários:

  1. as séries portuguesas do Incal encontram-se bem ou é como procurar uma agulha num palheiro?

    E dá para ler as armas do metabarão sem ler a casta dos metabarões? Ainda estou à espera que a vitamina BD edite o resto da série.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Paulo
    É uma excelente notícia!
    ;)

    looT
    Consegues, com paciência, arranjar a série Incal toda. O mais difícil é o último volume (o sexto), mas aparece com uma certa regularidade no Miau.
    Esta estória fica cronologicamente atrás do Incal. Não sei como acaba a Casta dos Metabarões, mas o protagonista é o mesmo do último livro da Casta. É um livro fechado que dá para ler perfeitamente, embora conhecer o universo do Incal só traga vantagens.

    ResponderEliminar
  3. como todos referiram o lançamento deste livro é uma excelente notícia, tal como o do incal final.
    já que a vitamina bd está a apostar nas séries derivadas do incal, porque não editar pela primeira vez em português a série dos technopriests?? e para quando o segundo volume da casta casta dos metabarões??

    ResponderEliminar
  4. Boa noticia mesmo. :)

    Eu gostei da arte do Charest, mas este artista pela amostra que apresentas também não lhe fica atrás.

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Eu estou tentado a comprar todos os volumes relacionados com a casta,mas tenho receio de me queimar outra vez.Ja me bastou o ULTIMATE IRON MAN. :X

    ResponderEliminar
  7. Helvette
    Adorava que editassem os Tecnopapas!
    :)
    Em relação ao 2º volume da Casta dos Metabarões a última informação que eu possuo sobre o assunto era que os parceiros que faziam co-edição com a Vitamina BD neste livro "roeram a corda". Não sei como isso está neste momento, pois já era uma informação antiga. De qualquer maneira a Vitamina BD mostrou-se empenhada em resolver esse assunto, para continuar e completar a saga.
    :S

    OCP
    É uma boa notícia sim!
    Não percebi foi o que disseste a seguir, pois as duas imagens que eu "postei" eram ambas do Travis Charest! Mas a arte de Janjetov também é excelente sim!
    :)

    Kitt
    Compra sem receio! Mesmo que alguma das séries não vá avante é sempre uma mais-valia com que ficas na tua colecção. Eu também detesto séries incompletas, mas não é por causa disso que deixo de comprar. Lá fora, também interrompem séries... (embora em menos quantidade, claro).
    Aconselho-te a tentares obter o Incal da Meribérica, ainda se conseguem arranjar razoavelmente bem.
    :)

    ResponderEliminar
  8. A Devils due tem os direitos sobre tudo da Casta nos States só que não editaram nada.

    "Compra sem receio! Mesmo que alguma das séries não vá avante é sempre uma mais-valia com que ficas na tua colecção. Eu também detesto séries incompletas, mas não é por causa disso que deixo de comprar"

    O meu problema é mesmo gastar muitos €s para ficar so com numeros 1 e da Casta com esse ja são 3,(Casta,Castaka,Incal)mais ou menos 40 e tal euros a fundo perdido.

    "Em relação ao 2º volume da Casta dos Metabarões a última informação que eu possuo sobre o assunto era que os parceiros que faziam co-edição com a Vitamina BD neste livro "roeram a corda". Não sei como isso está neste momento, pois já era uma informação antiga. De qualquer maneira a Vitamina BD mostrou-se empenhada em resolver esse assunto, para continuar e completar a saga."

    Irão editar sozinhos e sem co-edição la vai o preço subir astronomicamente. :x

    ResponderEliminar
  9. Uma personagem secundária que passou para primeiro plano.O público gosta dos "cold blood assassins"! E eles é que ficam com as miúdas! :)
    um abraço

    ResponderEliminar
  10. Na volta pagam-lhe pouco, daí ele ser lento...

    ResponderEliminar
  11. Bongop, já sabias que saiu o jogo do teu avatar para a PS3 "The darkness"? Prepara a carteira!
    jogo+consola= balúrdio

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Gio
    Era dos personagens mais interessantes do Incal, e com imaginação seria o único de que se podia fazer uma série "spin-of".
    Pelo menos um jogo do Darkness já existia, o "Darkness Levels", se esse saiu agora deve ser outro!
    Mas não gasto dinheiro em jogos nem em consolas...
    :P

    Kitt
    Se avançarem sozinhos sairá mais caro de certeza...
    :S

    Rafeiro
    Acho que foram vários anos para fazer 30 páginas!
    :|

    ResponderEliminar
  14. Caros,

    Venho por esta via esclarecer alguns pontos abordados acima:

    - Edição do 2º volume d'A Casta dos Metabarões
    O trabalho de pré-produção está em curso, mas cordenar edições em 6 línguas diferentes é um pesadelo. Além disso, algumas das seis editoras meteram travões à edição na sequência da crise que estalou e agravou ainda mais o cenário débil da edição. Está em curso uma nova "contagem de espingardas" para ver quem quer alinhar e quando se poderá avançar. Eu diria que no 2º semestre de 2010 deverá haver novidades, mas não posso põr as mãos no fogo por ninguém e, como alguém fez notar, avançar sozinho implicaria custos absolutamente incomportáveis.

    - Edição de Techopriests
    Houve uma altura no passado em que a VitaminaBD esteve interessada em editar esta série (bem como Megalex), mas, na altura, a Humanoides Associés não quis avançar porque, salvo erro, haveria um contrato nas mãos da Meribérica. Agora, muito dificilmente pegaremos nessas séries porque entendo não haver condições para se avançar para séries não-finitas ou com um número de álbuns superior a 3. Poderá haver excepções, mas não por agora. A minha prioridade é, dentro dos cada vez maiores condicionalismos e dificuldades que o mercado oferece, continuar a tentar completar o maior número de séries iniciadas anteriormente e só lançar one-shots ou séries que têm 2 ou 3 álbuns previstos até à sua conclusão.

    Por fim, apesar de ser da esfera da BdMania e não da VitaminaBD, por ter sido também aqui referido esclareço que a série Ultimate Iron Man não tem propriamente continuação. Ou seja, há de facto uma 2ª série editada nos EUA, mas a mesma não continua a história no ponto em que ficou a 1ª. Passa-se cronologicamente vários anos depois e, na minha opinião, em termos de qualidade e originalidade, fica muito aquém da 1ª. Não está totalmente fora de causa virmos a publicá-la, mas também não está nos planos prioritários. Prioridade era completar o run do Joss Whedon/J.Cassaday nos Astonishing X-Men e deitar cá para fora o Marvels, que levou quase dois anos a produzir (e era "só" uma co-edição em 4 línguas, portanto imagine-se o trabalho com 6...), o que está feito. O que vem a seguir? Há algumas - poucas -coisas previstas, but nothing too fancy... E se eu tivesse que escolher apenas um título, seria o Samurai 2, só que, ao que parece, a história não acaba ainda nesse volume e a Dark Horse não deu sinal de que a 3ª série conhecerá a luz do dia.

    Bongopop:
    Podes usar "isto" como primeira parte "daquilo" (tu sabes).

    Como sempre, fico disponível para responder a todas as questões. Pessoalmente, no local que sabem, ou via email (psilva@bdmania.pt).

    Boas festas e melhores leituras,
    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  15. Gata
    Ele é mau!
    :D

    Pedro Silva
    Obrigado pelos esclarecimentos

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo Bongop, o álbum vale mais pelo desenho do que pelo argumento!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Verbal
    Sim, a arte tem momentos muito altos neste livro! O argumento "Ya... Tasse bem..."
    :D

    ResponderEliminar
  18. O Incal era muito bom, tenho saudades da Animah e da Tanatah, do Cabeça de Cão, da AMOK, dos Guardas Marrecos do Presidente que parecia o Pete Burns dos Dead or Alive e de ver o Tecno-Papa a derreter quando eles chegam ao Incal Negro depois de destruirem uma sapateira gigante cujo nome já não me lembro. Grande Moebius. Comprei o primeiro livro (há uns anos valentes) desta Casta dos Metabarões, o Bisavô Othon ou coisa assim, mas não achei grande espingarda...

    ResponderEliminar
  19. Ah, já me lembro porque é que comprei o Othon, o Bisavô. Porque tinha desenhos do Gimenez, que fez uma banda desenhada brutal chamada "Léo Roa", essa sim, cheia de mulheres voluptuosas e cenários bem engraçados.

    ResponderEliminar
  20. B
    Comprei este livro mais por causa da arte, que é "amazing". Se quiseres ler o que escrevi sobre o Incal, e só clicares no link que está no texto (onde diz Incal noutra cor).
    Jimenez é um grande artista, e sim Leo Roa é espectacular também!
    Mas a série "Casta do Metabarões" também a acho muito boa.
    Vou ver no que dá a série que saiu ao mesmo tempo que este livro, Incal Final!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]