domingo, 14 de março de 2010

Guardians of the Galaxy Vol.2 e Vol.3: War of Kings


Guardians of the Galaxy é na minha opinião a melhor série on-going da Marvel no momento (e felizmente não sou só eu a achar tal coisa!). Assim como a excelente série Nova saiu de Annihilation, Guardians of the Galaxy tem raízes em Annihilation: Conquest. Dan Abnett e Andy Lanning estão imparáveis na linha cósmica da Marvel. A sua imaginação e poder de ligação entre as várias estórias que vão saindo da Marvel está em alta! Depois de no volume 1 piscarem o olho à Secret Invasion, agora estão em plena War of Kings! Mas não pára por aqui pois a próxima mega saga cósmica da Marvel, Realm of Kings (continuação de War of Kings) vai ser o tema do quarto volume desta boa série.
A arte continua excelente! Paul Pelletier deslumbra no primeiro livro (volume 2 da série), mas Brad Walker que já se tinha mostrado com Pelletier nessa primeira parte, continua a manter a arte em alta. Infelizmente a última parte do segundo livro (volume 3 da série), “Other Worlds, Other Wars”, tem como desenhador Wesley Craig que tem um estilo que eu não gosto… mas a qualidade da estória compensa essa pecha. Espero que nunca surja como artista principal, se tal acontecer poderei equacionar o “cancelamento” de Guardians of the Galaxy, o que seria uma lástima…
Vai ser difícil falar desta estória sem revelar alguns acontecimentos importantes, portanto alguns “spoilers” são capazes de sair :P
Depois da “traição” de Star-Lord no primeiro volume o grupo fracturou-se. Drax e Phyla-Vell (Quasar) partem em busca de Cammi (ler Annihilation) e acabam por descobrir outra protagonista que lhes era chegada e tinha desaparecido… Adam Warlock parte em busca da Universal Church of Truth para descobrir mais sobre esta congregação, leva a sexy Gamora com ele, já em franca recuperação dos danos físicos sofridos no primeiro volume da série. Bug, Groot, Rocket Raccoon, Mantis, Major Victory e Cosmo, continuam o seu trabalho de recuperação do tecido espácio-temporal. Star-Lord resolve interpelar os Kree sobre o aproveitamento que estes estavam a fazer da Babel Spire (ler Annihilation: Conquest), e Ronan condena-o para a Negative Zone, agora comandada por Blastarr. Este estava a tentar assaltar a Prison 42 (criada na saga Civil War/Initiative para conter seres super poderosos anti-registo) e tenta servir-se de Star-Lord para alcançar os seus objectivos… Aqui o grupo ganha mais um importante membro: Jack Flag! Starhawk continua prisioneiro(a) dos Guardiões na Estação Espacial Knowhere e aproveita para ir falando com um amnésico Major Victory (que ainda ostenta o escudo do Capitão América).
Assim os dados estão lançados para a segunda parte!
Este começa com uma zaragata num bar começada pela belicosa Martyr (Phyla-Vell sem as braceletes que lhe davam o poder de Quasar) que depois de resgatar a sua amante Moondragon se transformou num arauto da morte. Aqui todo o grupo se reúne mais uma vez para tentar evitar a calamidade que se avizinha. Adam Warlock e Star-Lord juntam-se novamente e gizam a táctica para tentar evitar a catástrofe de mais uma destruidora guerra espacial, desta vez com os Inhumans a darem cartas e tendo como inimigos os Shi´ar (ler War of Kings). Dividem-se para tentar chamar à razão as diferentes partes em conflito, mas tudo é infrutífero e a bomba que o rei dos Inumanos faz explodir provoca uma gigantesca falha espacio-temporal. A partir daqui não vou contar nada, pois a estória dá algumas voltas deliciosas e o final é em grande, embora bastante triste.
Continua a ser uma estória bem ligada com bons diálogos e alguns bem divertidos.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Lanning, Abnett, Pelletier, Brad Walker e outros
Editado entre 2009 e 2010 pela Marvel Publications
Nota : 9 em 10

5 comentários:

  1. Como se chama a personagem na capa com o diapasão na cabeça? Não é mudo? lembro-me (se for o mesmo) de o ver nas primeiras aventuras dos x-men ainda a preto e branco desenhados pelo Jack Kirby, isto há mesmo muitos anos.
    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Gio, esse é o Raio Negro ou BlackBolt e ele não é mudo, só não pode é falar porque o som da sua voz destruição.

    Excelente critica,Bongop. Ainda não tive o prazer de ler nada desta serie mas despertaste-me o interesse. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  3. Gio
    É esse mesmo, mas o OCP já te respondeu!
    :)

    OCP
    Excelente série OCP! Mas convém ler a partir do primeiro.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Não conheço a série. Mas achei o desenho fantástico e gostei do que li. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Pois é, concordo quando escreves que é uma excelente "ongoing". Faziam falta estas séries "cósmicas". Nos anos 80/90, com o Jim Starlin entre outros, a Marvel era profícua em grandes sagas cósmicas; já no passado, com o "King" Kirby, em especial, as sagas cósmicas eram estrelas indispensáveis à casa das ideias. O recente remake da série Annihilation trouxe de novo à ribalta grandes nomes que arrastavam multidões de fãs (Starlord, Nova e Adam Warlock). O desenho está muito bom mesmo, a história tem sido um espectáculo. Como tu, também recomendo que se pegue nesta história pelo (quase) início: Annihilation, Annihilation Conquest, Nova (TPB #1,#2,#3, etc), Guardians of the Galaxy (TPB #1, #2, etc.), Road to War of Kings e War of Kings. Ficarão a faltar alguns TPBs (não são poucos!) para ter toda a saga em conveniente tie-in, mas não serão essenciais.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]