domingo, 25 de abril de 2010

Final Crisis


Muito confuso… mesmo!
É um livro para “profissionais” de crises da DC… acho que Grant Morrison se passou de vez neste “Final Crisis”! Fiz um esforço enorme para seguir todas as crises desde Crisis on Infinite Earths até este Final Crisis, com todos os volumes preparatórios e algumas pós-crises, e este último (que eu espero que seja o último “Crisis” da DC) achei que foi o mais intrincado e difícil de ler! Penso que não deveria ser assim, visto que li todos os livros anteriores a este culminar de mega-evento, e mesmo assim foi difícil. Teve alguns arcos de estória bastante bons pelo meio, mas houve uma altura que eu já andava a folhear o livro para a frente para ver se compreendia o que se passava para trás… isso é mau sinal!
A arte apresentada foi muito irregular ao longo de todo o livro e nunca nada de excepcional, safam-se as capas que são bastante boas , na minha opinião, claro.
A estória até começa bastante bem, com Metron a oferecer uma primeira grande arma a um homem pré-histórico, o fogo, dizendo-lhe: "Here is knowledge.". Seguidamente, e já no nosso tempo, o detective Turpin dá de caras com o assassinato de um Deus, Orion, e um pouco mais à frente é assassinado um dos pilares do universo DC, o Martian Manhunter, pelas mãos do novo líder vilão: Libra! Um começo fulgurante e cheio de energia, que passado pouco tempo se começa a complicar com vários plots um pouco confusos, só os verdadeiros fanáticos DC se poderão sentir à vontade no resto do livro. Temos batalhas contra a Anti-Life Equation, espalhadas pelos homens de Libra, ao serviço de Darkseid, equação essa que põe qualquer humano ao serviço do Deus de Apokolips, salvo raras excepções… Vários Superman de diferentes Universos são reunidos por um Monitor Vampiro feminino, Zillo Valla, para combater Mandrakk. Um pouco por todo o lado os heróis da Terra que não foram convertidos pela Equação Anti-vida lutam pela suas vidas, e pelas dos poucos humanos que ainda não foram convertidos… Heróis sucumbem, vilões tornam-se heróis!
Bem, irei colocar aqui uma lista mais ou menos válida para todas as “crises” da DC. Os livros que tiverem post neste blog terão direito a link, penso que apenas Identity Crisis não teve post, por razões de atraso na compra do livro, pois é um dos melhores livros que já li editados pela DC. Então aqui vai:
- Crisis on Infinite Earths
- Zero Hour: Crisis in Time
- Identity Crisis
- Countdown to Infinite Crisis: Day of Vengeance
- Countdown to Infinite Crisis: OMAC Project
- Countdown to Infinite Crisis: Superman: Sacrifice
- Countdown to Infinite Crisis: Rann - Thannagar War
- Countdown to Infinite Crisis: Villains United
- Countdown to Infinite Crisis: JLA: Crisis of Conscience
- Infinite Crisis
- 52
- Countdown to Final Crisis
- Final Crisis
De notar que hoje li de rajada, após a releitura de Final Crisis, os três principais “tie-ins” a este crossover, e garanto que são muito melhores que a estória que lhes deu a hipótese de existirem, aliás eu acho-os mesmo bons livros! São eles:
- Final Crisis: Revelations
- Final Crisis: Rogues Revenge
- Final Crisis: Legion of 3 Worlds
Irei fazer uma apreciação destes futuramente, porque o merecem!
Já agora, um dos heróis principais desta “crise” é o Batman, e para quem não sabe o que lhe aconteceu (se morreu ou não), só tem de ler o final deste livro.
Não aconselho este livro a quem não esteja por dentro deste tipo de eventos do DC Universe.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Grant Morrison, J. G. Jones, Carlos Pacheco, Doug Mahnke, etc...
Editado em Junho de 2009 pela DC Comics
Nota : 6,5 em 10

14 comentários:

  1. Vê lá tu onde a crise já chegou! :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Gio
    Sim... já chegou à minha nota final!
    :D

    ResponderEliminar
  3. Não podia concordar mais com a tua crítica... é um livro muito, muito confuso. Mas do Grant Morrison não se podia esperar outra coisa... grande parte das coisas que escreve tem sempre algo mais subjacente, um segundo sentido. Mas provavelmente quem tem um grande conhecimento do universo DC consegue valorizar mais a sua obra. Nem a história do Superman metida no meio da colecção ajuda. Já o Batman RIP também ficou um pouco aquém das minhas expectativas... E é como tu dizes, todos os tie-ins parecem mais forte do que a própria Final Crisis...

    ResponderEliminar
  4. Dinis
    Grant Morrison já escreveu coisas excelentes, assim de repente lembro-me de "All Star Superman", mas acho que o tipo neste momento tá a exagerar com as drogas...
    :D
    Quanto aos "Tie-ins" da série achei-os muito bons! Foram uma agradável surpresa.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Cá para mim foi uma crise editorial! Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Rafeiro
    Foi crise editorial sim! Com a aposta que fizeram neste evento não deveriam prever uma coisa tão abaixo das expectativas...
    :(

    ResponderEliminar
  7. Acabou?! Áh, catano...é desta que eu mando um foguete!

    ResponderEliminar
  8. Refem
    Espero mesmo que tenham acabado!
    :D

    ResponderEliminar
  9. Manuel Frederico
    Desta vez concordo a 100% contigo!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Por acaso achei que foi o melhor evento da DC em muito tempo. Houve problemas de percurso (elementos no "Countdown to Final Crisis" e "Death of the New Gods" não correspondem por interferência editorial) e consegue ser confuso, mas acho que o Morrison conseguiu escrever, para mim, a grande epopeia do super-herói. Os números do "Superman Beyond" são os que contêm, curiosamente, a chave de todo o evento.

    ResponderEliminar
  11. Pedro Almeida
    Acho que em bastantes alturas se tornou muito confuso, por isso a minha nota.
    Não a considero uma obra má, mas tinha condições para se fazer um melhor trabalho!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Nuno, subscrevo totalmente a tua crítica, foi muito confuso... o Morrison foi longe demais nesta crise e acho que ele próprio perdeu um pouco o rumo, exemplo disso é o trabalhão que deu para reunir todos os super-homems do Multiverso, e quando finalmente chega a grandiosa hora de entrarem em cena... não fazem NADA, limitam-se a aparecer todos juntos a voar e prontos... já está!!! A premissa foi boa, com a equação Anti-Life a transformar a população e e muitos heróis em "HATERS", mas houve sempre demasiado a acontecer ao mesmo tempo e o final desiludiu imenso! Já o tie-in Legion of 3 Worlds (que se pode ler separadamente da crise, pois não tem grande ligação), esse sim está muito bom! Gostei muito da narrativa do Geoff Johns, especialmente do final reservado para o Superboy Prime, a fazer lembrar o grande final do Animal Man de Morrison!

    ResponderEliminar
  13. Rui Rodrigues
    Sim, pela primeira vez gostei mais dos Tie-ins que da série "mãe"...
    O Morrisson deve ter-se perdido algures no meio da "crise"!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]