segunda-feira, 26 de abril de 2010

Samurai Heavan and Earth Volume 2


Esta é uma estória bonita contada em formato Banda Desenhada. É uma estória de amor levado ao extremo entre um temível, embora jovem Samurai, e a prima do seu senhor feudal.
O primeiro volume foi editado em português pela BD Mania, e foi objecto do meu terceiro post neste blog. Infelizmente nunca mais surgiu a publicação deste segundo volume em português, e então resolvi comprar a versão no original pela editora norte-americana Dark Horse. A edição portuguesa de Samurai : Céu e Terra remonta a 2007, sendo um dos primeiros livros (senão o primeiro) editados pela BD Mania. Foi uma excelente edição!
O argumento é de Ron Marz já conhecido pelos seus trabalhos em Green Lantern, Witchblade e Silver Surfer. O seu trabalho neste díptico é muito bom, pecando apenas por ser tão curto! Não sei se foi obrigação editorial por parte da Dark horse, mas esta estória poderia ser muito mais desenvolvida sobretudo nas viagem de Shiro ao longo de toda a rota da seda, na sua busca insana pelo amor da sua vida: Yoshiko!
A arte de Luke Ross é muito boa! Este autor que trabalhou com Ed Brubaker em Captain America, esmerou-se nesta saga. É um prazer enorme “olhar” para as páginas desenhadas por este artista.
No primeiro livro, cujo post foi muito curto (eu estava a iniciar o blog… sorry!), Yoshiko é raptada por um senhor da guerra chinês e devido ao seu “mau feitio” é vendida a um mercador de escravos abastecedor de cortes e haréns com mulheres de “primeira qualidade”, o seu nome: Ibn Badr Al Din! Este tem um papel primordial neste segundo livro. Shiro segue as pistas do rapto de Yoshiko desde a China até à coorte de Luís XIV, atravessando toda a Ásia!
Chegando a França é enredado numa teia política entre Espanha e França. As suas qualidades como temível e fulgurante espadachim chegam aos ouvidos do embaixador Espanhol, Don Miguel, e contrata o oriental como guarda-costas. Entretanto Luís XIV tinha comprado Yoshiko como sua amante ao mercador árabe, e Don Miguel ao cruzar-se com a bela oriental fica perdidamente apaixonado… após algumas intrigas Shiro acaba por cruzar espadas com os três mosqueteiros e o seu amigo… os nomes nunca são ditos, mas é claro que é um pormenor delicioso, pois estes não são mais que os heróis de Alexandre Dumas!.
O segundo volume leva-nos a Espanha, visto que o embaixador espanhol rapta Yoshiko, e aqui Shiro está acompanhado por um voluntário “à força”! O mercador de escravas Ibn Badr Al Din foi obrigado a servir Shiro como guia na sua busca por Yoshiko. Don Miguel abandona tudo por Yoshiko, levando-a a embarcar num barco com destino ao Novo Mundo.
Acabo por aqui dizendo apenas que esta aventura iniciada no extremo oriente acaba no norte de África, ou… será que não acaba?
Recomendo.
Boas leituras!

Softcover (TPB)
Criado por Ron Marz e Luke Ross
Editado em 2006 pela Dark Horse
Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário