domingo, 18 de abril de 2010

Silent Möbius サイレントメビウス : Vol.1, Vol.2 e Vol.3 (Complete Edition)


Kia Asamiya (麻宮 騎亜), apelidado por alguns críticos como o Picasso japonês, é o pseudónimo de Michitaka Kikuchi (菊地 通隆). Asamiya sempre mostrou interesse na Banda Desenhada norte-americana, trabalhando em personagens como Batman, X-Men, ou então em séries como Star Wars. Para o público português é o autor de Dark Angel de que a Devir editou os dois primeiros volumes de um total de cinco.
Em relação à série Dark Angel, que para a completar tive de comprar os últimos três volumes em inglês, não gostei muito. Penso que está muito inacabada... este é mesmo o termo, pois existem séries de final aberto para o leitor, mas esta acho-a inacabada não só no final, como em diversos arcos existentes durante a obra. Para já Silent Möbius está a ser bastante superior! Mais estruturada e com uma cadência muito boa, sendo que estes três volumes ainda não são muitos para apreciar a série. Também tem uma grande vantagem em relação a Dark Angel, está editada no formato japonês, enquanto que Dark Angel foi editado com sentido de leitura ocidental fazendo com que existam páginas estranhas... passo a explicar: são todos canhotos! para "ocidentalizar" a leitura (da esquerda para a direita) fizeram "espelho" da edição japonêsa (direita para a esquerda). Não tenho a certeza, mas a primeira edição de Silent Möbius em inglês, da Viz Media, está nestes moldes. A Udon Entertainment resolveu pegar na série e fazer esta "Complete Edition", que para além dos 12 volumes editados pela Viz, programou a edição de uma prequela (volume 0) e mais dois inéditos. Esta edição ainda contem bastante material a cores, e galeria com os respectivos "pin-ups" das personagens principais.
Silent Möbius cheira a "Blade Runner" por todos os poros! É o cenário típico de ficção-científica "negra" em que a raça humana está a pagar por erros na utilização de avanços tecnológicos.
Esta série conta a estória da Attacked Mystification Police Force, chefiada por Rally Cheyenne, e de como as seis protagonistas se opõem à invasão dos Lucifer Hawks oriundos do planeta Nemesis.
Nestes três primeiros volumes é feita uma introdução do perfil de cada uma das protagonistas, e ao mesmo tempo fazendo a localização e reconstituição dos fenómenos e eventos que levaram a esta invasão alienígena em larga escala. Esta apresentação dá direito a capítulos individuais para cada personagem. O grupo é muito heterogéneo, desde elementos que actuam com base na premonição até outros cuja mais valia é a super tecnologia, ou a magia. Apenas uma coisa em comum entre todos os protagonistas: são do sexo feminino! Os homens são actores secundários neste manga...
Infelizmente ficou para o 4º volume a estória da líder, Rally Cheyenne, o elemento mais enigmático deste grupo!
A arte é excelente, vindo de Kia Asamiya não podia deixar de ser assim, quanto à estória e até ao momento, está bastante boa. Gostei deste manga!
Desculpem-me ter dado pouca atenção a este blog nos últimos tempos, mas o tempo de descanso anda a escassear... e o mesmo pedido para as parcas visitas aos outros blogs que sigo normalmente... espero que isto melhore nos próximos tempos!
Boas leituras!

Tankōbon (単行本)
Criado por: Kia Asamiya 麻宮 騎亜
Editados entre 2009 e 2010 por Udon Entertainment
Nota : 8,5 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário