terça-feira, 18 de maio de 2010

Bórgia Volume 3 - As Chamas da Pira


Com este terceiro volume igualamos as edições francesas nesta tetralogia (espera-se que seja…) de Manara e Jodorowsky. Em poucos meses a ASA recuperou o tempo perdido (ainda passaram alguns anos do primeiro para o segundo volume), e mais uma vez temos o prazer de ver a inigualável arte de Milo Manara a ser servido por mais um excelente argumento Alexandro Jodorowsky.
Não há muito para dizer sobre este terceiro tomo (sem ser elogios), os autores mantêm o nível e parece que a idade não passa por eles.
Mais um episódio na vida do Papa Alexandre VI, que cada vez está mais velho, mais tarado e mais apertado pelos seus inimigos. Os seus filhos, que ele queria unidos como os dedos de uma mão, não lhe obedecem como gostaria tornando a sua tarefa de continuidade no poder ainda mais difícil. Desta vez, e depois de promover o incesto entre Lucrécia e César, acaba ele por cair nesse mesmo incesto fazendo amor com a própria filha! Bom… foi por engano! Este Papa cada vez mais pesado pela idade, procura (para além do poder) também jovens fogosas para o satisfazer sexualmente. Assim resgata a prima de Lucrécia do convento, onde estas estiveram juntas, e que resgate! Violência sobre violência, assassinato sobre assassinato… tudo serve para agredir (até uma estátua de uma santa serve de aríete e um crucifixo de estilete).
Rodrigo Bórgia vai-se defendendo, fazendo e desfazendo alianças, virando inimigos para o seu lado, mas criando outros. Há dois que ele não consegue evitar: a peste e Savaranola!
O livro está carregado de erotismo, as imagens expostas não o sugerem mas se quiserem ver como estes dois autores descrevem o deboche da santa igreja leiam o livro!
Vamos esperar que saia em França o último tomo desta série para ver como Jodorowsky pensou o desfecho, e segundo ouvi dizer parece que é um livro bastante grande. Venha ele!
Recomendo vivamente.
Para mais informações sobre a série, podem clicar nos seguintes links:

Bórgia Vol.1: Sangue para o Papa

Bórgia Volume 2: O Poder e o Incesto

Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Alexandro Jodorowsky e Milo Manara
Editado em 2010 pela ASA
Nota média da série: 9 em 10

7 comentários:

  1. Ainda me aguçaste mais o apetite, pois este é o único tomo da série que ainda não li. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O outro post deste volume era em francês? Se fosse noutra língua teria reparado, mas em francês é quase a minha lingua materna e por isso nem reparei e parecia um post repetido.Afinal ainda não atingiste o esgotamento! :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Este ainda não conheço. Mas concordo com o João, aguçaste-me o apetite. Lol

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  4. João Amaral e OCP
    Ainda bem que lhes "agucei" o apetite... o livro já anda aí, e recomenda-se!
    :D

    Gio
    Não percebi! Não sei falar francês... logo não faço posts em francês.
    :P

    ResponderEliminar
  5. Não me impressionou por aí além... o Manara, e o Jodorowsky continuam iguais a si mesmos, todavia parece-me excessivo que as miudas se apaixonem perdidamente por velhos decrépitos...
    Cá para mim os autores gostam de pensar que ainda são irresistíveis para as "pitas", e de alguma forma retratam o seu (deles) espírito.
    Fiz-me entender ou nem por isso? isto parece-me assim um bocadito confuso.

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Diabba
    Existem sempre mulheres que acham velhos decrépitos e jovens horrorosos os mais lindos do universo... Dou o exemplos desses velhos milionários e jovens futebolistas, em que as suas mulheres e amantes são sempre "tipo Ferrari"! Desses jovens lindos de morrer dou sempre o exemplo do futebolista francês Frank Ribéry, que tem uma mulher "horrível"... casaram por amor, só pode!
    Mas também podes ter razão... os dois autores já são velhotes e de certeza que gostam de jovens fogosas e lindas! O Manara no FIBDA de 2008 fazia sempre excelentes sketch para as tipas, para os tipos era quase a despachar...
    :D

    ResponderEliminar
  7. Depois do "Segredo de Da Vinci", onde o rosto de Maria Madalena aparece no corpo do apóstolo sentado à direita de Jesus, surgiram outras "substituições". Qual a origem e fundamentação técnico-artística daquela que
    vê na mesma obra-prima(Santa Ceia), a face de Savaranola no corpo de Judas Iscariotes ?
    dvpinto@brturbo.com.br

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]