quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bernard Prince



Bernard Prince foi um dos heróis que eu segui avidamente na revista Tintim. Aliás, Hermann e Greg eram os autores de duas das mais interessantes séries desta revista, o outro título de que eu estou a falar é o magnífico Comanche (a minha série preferida de cowboys).

Hermann (desenho) e Greg (textos) formaram uma das melhores duplas da Banda Desenhada Franco-Belga de sempre. Esta é a minha opinião! Greg, já falecido, tem na sua “carteira” títulos como Comanche, Spirou e Fantásio, Modeste e Pompon, Bernard Prince, Luc Orient, Olivier Rameau, Clifton, Corentin, Os Náufragos de Arroyoka, Clorofila, Bruno Brazil, etc., etc.

Hermann continua a ser um autor muito activo apesar da sua idade tendo a Vitamina BD editado muitos títulos dele recentes: Jeremiah, As Torres (Herança) de Bois-Maury, O Diabo dos Sete Mares, Caatinga, Mataram Wild Bill. Claro que tem os seus títulos imortais como o referido Comanche, Jugurtha e este Bernard Prince. Como nota de relevância, parece que Hermann vai voltar a este título após 32 anos! E parece que irá ser editado pela Vitamina BD lá para o fim do ano. Esperemos que sim! Pelo que tentei descobrir, o título será “O Rapto” (isto não é certo).

A determinada altura da vida artística de Hermann este teve de optar por uma de duas séries: Comanche ou Bernard Prince… a escolha foi Comanche, ficando Dany (um admirador de Hermann) a assegurar o desenho. Isto passou-se do 13º álbum para o 14º.

As aventuras deste marinheiro, muito apresentável para o normal dos homens que fazem a vida no mar, passam-se em todos os oceanos do globo terrestre. Desde as Caraíbas até ao Índico o antigo espião da Interpol mete-se em golpes de estado, acaba com tráficos ilícitos e cai sempre em armadilhas do destino que o levam para excelentes e perigosas aventuras. Como companheiros tem o lobo do mar Barney, o típico marinheiro, e o grumete Djin.

Muitas das aventuras de Bernard Prince estão editadas em português, vou tentar colocá-las por ordem cronológica original e não como saíram por cá. Assim temos:




- O General Satã/Piratas de Lookanga (Ibís, Bertrand, Revista Tintim)
- Tormenta sobre Coronado (Revista Tintim)
- A Fronteira do Inferno (Ibís)
- Aventura em Manhattan/A Passageira (Distri, Revista Tintim)
- Oásis em Chamas (Bertrand)
- A Lei do Furacão (Bertrand, Revista Tintim)
- A Fornalha dos Condenados (Revista Tintim)
- A Chama Verde do Conquistador (Meribérica, Revista Tintim)
- O Regresso do Fantasma (Bertrand, Revista Tintim)
- O Sopro de Moloch (Meribérica)
- A Fortaleza das Brumas (ASA/Público, Revista Tintim)
- Objectivo Cormoran (ASA/Público, Revista Tintim)
- O Porto dos Loucos (Distri, Revista Tintim)
- A Cilada dos 100 000 Dardos (Meribérica, Selecções BD)
- Orage sur le Cormoran (Lombard)
- La Dynamitera (Blanco)
- Le Poison Vert (Le Lombard)

No Mundo de Aventuras saíram duas pequenas estórias: “O Rapto de Djin” e “Barney em Apuros”.
Assim espera-se nova aventura destes três marinheiros a bordo do belo Cormoran para breve!
É uma série que aconselho vivamente a leitura. As aventuras são muito boas, bem pensadas e sobretudo com uma arte extremamente dinâmica e paisagens diversificadas.
Um ícone da BD Franco-Belga!
Boas leituras e venha lá o 18º volume!

Hardcover
Criado por: Michel "Greg" Reignier, Hermann Huppen, Dany e Edouard Aidans
Editado entre 1970 e 2009 por Distri Editora, Ibís Meribérica, Bertrand e ASA/Público (nesta datas não foram incluídas as revistas Tintim)

Boas leituras


Deixa o teu comentário

Enviar um comentário