terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dragon Ball Vol.1 & Vol.2


Divertido!
Muito divertido!
É esta a minha apreciação destes dois volumes de Dragon Ball.
Li irregularmente alguns volumes da série editada pela Planeta DeAgostini (2001), visto que nem sempre tive oportunidade de os obter. Mais tarde consegui oferecer ao meu filho os 42 volumes desta série, mas acabei por não lhe pegar…
Agora, e com nova tradução e um papel (e capas) bastante melhorado, a ASA iniciou a publicação desta série! E ainda bem que o fez, pois é uma série mítica da BD japonesa e muito dificilmente se tem acesso à anterior edição. Os livros que sobraram do Planeta DeAgostini foram queimados e o acesso a estes livros, mesmo em 2ª mão, são quase impossíveis de obter.
A série Dragon Ball é um dos Mangas mais lidos e vendidos de sempre, originando “animes” (desenhos animados), filmes e “merchandise” super populares em todo o mundo!
O autor de Dragon Ball é Akira Toriyama, que criou esta série “Shonen” entre 1984 e 1995. Pode-se considerar Akira Toriyama como um verdadeiro mestre, pois o “storytelling” e a arte são excelentes, com uma cadência que não dá espaço à monotonia! Claro, e como não podia deixar de ser as primeiras edições em língua inglesa foram censuradas, erro desfeito nas publicações posteriores. E versão portuguesa é integral e sem censura, e é assim que deve ser! Normalmente pensa-se que esta série é para meninos pequeninos, mas pronto têm algumas maminhas femininas e umas pilinhas pequeninas… grave defeito para os pais defensores da moral e educação superior para os seus filhos. Por falar em filhos, o meu que apenas conhecia o anime passado e repassado na televisão, quando viu os livros torceu um pouco o nariz, pois o desenho é a preto e branco; mas rapidamente se tornou fã e dá-me a ideia que neste momento prefere o manga ao anime (cheguei a vê-lo a ler esta manga num momento em que estava a dar o anime na televisão…).
Este dois volumes contam o início das aventuras de Son Goku, com o primeiro encontro deste rapaz com Bulma e restante grupo inicial, com a lenda das bolas de cristal e o primeiro desejo pedido ao dragão (LoL).
Esta edição da ASA tem um papel igual ao de Astro Boy, já editados três volumes em português, e uma capa bem mais sólida que a da anterior edição da Planeta DeAgostini. É uma edição muito cuidada e eu recomendo! A lombada vai fazendo o desenho de um dragão e a ASA está a contar publicar um livro por mês. Em Outubro sairão dois volumes e um deles (o primeiro) com o jornal Diário de Notícias. Esta medida parece-me acertada, pois dá visibilidade à série, visto que com a distribuição do jornal irá para às bancas e tabacarias de todo o país, fazendo uma óptima publicidade de lançamento à série!
Série editada em formato japonês com leitura da direita para esquerda, e do “fim” para o “princípio”.
Divirtam-se com Dragon Ball (eu diverti-me muito a reler)!
Boas leituras.

Tankobon
Criado por: Akira Toriyama 鳥山明
Editado em 2010 pela ASA
Nota: 9 em 10

____________________________________________________________________

Dragon Ball Vol.1 & Vol.2
Fun!
Lots of fun!
That is my assessment of these two volumes of Dragon Ball.
I read irregularly some volumes of the series published by Planeta DeAgostini (2001), because they are very hard to obtain. Later I could offer t my son the 42 volumes of this series, but I never read the complete series...
Now, with new translations and a improved paper (and covers), ASA began publishing Dragon Ball! And thankfully it did, because it is a mythic Japanese Manga and very difficult to access it the previous edition. The books left over from Planeta DeAgostini were burned, and buy these books even in second-hand, are almost impossible.
The Dragon Ball series is one of the most read and sold Manga ever, resulting in "anime" (animated) movies and "merchandise" super popular around the world!
The author of Dragon Ball's Akira Toriyama, created this "Shonen" series between 1984 and 1995. It can be considered Akira Toriyama as a true master, as the "storytelling" and the art is excellent, with a cadence that allows no room for monotony! Sure, and it could not be the first English-language editions have been censored, error undone in later publications. This Portuguese version is fully, uncensored, and so it should be!
Usually it is thought that this series is for little boys, but it have some boobs and little Son Goku dick... serious defect for parents who advocates higher moral education for their children. Speaking of children, my son who only knew the anime on television, when he saw the books He twists his nose a little bit, when he saw the black and white pages, but quickly became a fan and give me the idea that now he prefer Manga to anime (got to see him reading this Manga at a time, when was passing the anime on TV ...).
These two volumes include the beginning of Son Goku's adventures and his first encounter with Bulma, and the rest of the original group, making contact for the very first time with the legend of the crystal balls and the first desire asked the dragon (LoL).
This edition of the ASA has a paper equal to the Astro Boy, with three volumes already published in Portuguese, and a cover far more solid than the previous of the Planeta DeAgostini edition. It is a very carefully done publication and I recommend it! The spine draw of a dragon and ASA is counting to publish one book per month. Two volumes will come out in October and one (the first) it will be distributed with the newspaper Diário de Notícias. This seems to me correct; it gives visibility to the series, since the distribution of the newspaper will go to the newsstands throughout the country, making a great advertising in the launch of the series!
Series published in Japanese format with a reading from right to left, and the from the "end" to the "beginning".
Have fun with Dragon Ball (I enjoyed myself a lot in the re-read)!
Good Reads.

Tankobon
Created by: Akira Toriyama 鸟山明
Published in 2010 by ASA
Rate: 9 out of 10

72 comentários:

  1. Por acaso não sabes em que dia vai sair com o JN, pois não?
    E sempre quis fazer esta colecção, acho que vai ser desta. :)

    ResponderEliminar
  2. Bom, não sei se irei alinhar nisto. Ao fim ao cabo são 42 volumes. E cada um não ficará por menos de 7 ou 8€.

    Vejo os livros da Vizbig (que compilam 3 n.ºs e num tamanho maior) algures no ciberespaço a cerca de 14€. :/

    ResponderEliminar
  3. Foi o animé mais popular cá em Portugal na altura era a loucura.

    Gostava de ler isso sim, é um investimento que talvez devesse ter vindo mais cedo (mas não me estou a queixar :P )

    ResponderEliminar
  4. Ana C. Nunes
    Acho que é no dia 16, mas vou confirmar. vai passando por aqui que eu irei responder!
    :)

    Reignfire
    Terá um preço acessível para as bolsas portuguesas e é em português! Escolheria sempre uma boa edição portuguesa, mesmo que isso possa ficar um pouco mais caro.
    ;)

    Loot
    Sair há mais tempo, saiu, com a Planeta DeAgostini... mas existem muito poucos, nem costumam aparecer nos leilões! De qualquer maneira esta edição tem bastante mais qualidade.
    ;)

    Crucios
    Sai em Outubro, irei confirmar o dia e depois colocarei aqui.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. "Os livros que sobraram do Planeta DeAgostini foram queimados e o acesso a estes livros, mesmo em 2ª mão, são quase impossíveis de obter."

    Será que os Star Wars da Planeta DeAsgostini tambem já estao assim?

    "Este dois volumes contam o início das aventuras de Son Goku, com o primeiro encontro deste rapaz com Bulma e restante grupo inicial, com a lenda das bolas de cristal e o primeiro desejo pedido ao dragão (LoL)."

    Por acaso eu gosto mais da fase final com o Torneio Final com o Sata e o inicio do Z,a 1a fase é um bocado para o aborrecido.

    "Por falar em filhos, o meu que apenas conhecia o anime passado e repassado na televisão, quando viu os livros torceu um pouco o nariz, pois o desenho é a preto e branco; mas rapidamente se tornou fã e dá-me a ideia que neste momento prefere o manga ao anime (cheguei a vê-lo a ler esta manga num momento em que estava a dar o anime na televisão…)."

    Talvez por ja ter visto e revisto o Anime na Sic e a Sic Radical ja repetiram tudo inumeras vezes,embora pelo que ja folhei de outras versoes a história é a mesma.
    E mesmo quando a versão DaPlaneta chegou a "febre"já tinha passado,e eu sei disso porque eu e muitos amigos meus "furavamos" as aulas só para ver o anime e na epoca até Vhs com filmes ineditos da Hobby consolas espanhola compravamos,e muitos cards (antes do magic) tambem de uma empresa espanhola compravamos,e iamos ao cinema para o ver no grande ecra.Na decada passada.
    Mas agora isso já passou a moda é Naruto que se calhar tambem só chega ca na proxima decada,SE CHEGAR???

    "Em Outubro sairão dois volumes e um deles (o primeiro) com o Jornal de Notícias. Esta medida parece-me acertada, pois dá visibilidade à série, visto que com a distribuição do jornal irá para às bancas e tabacarias de todo o país, fazendo uma óptima publicidade de lançamento à série!"

    Isso já acho que é um erro,tem a visiblidade momentanea e depois?
    Não percebo essa ideia de enviar tpbs 1 para as bancas???

    ResponderEliminar
  6. A ASA nesta edição também pode contar comigo.
    Quanto ao primeiro tomo ser distribuído com o Jornal de Noticias não acho mau, veremos se será realmente bom para o consumidor. As distribuidoras de jornais e revistas têm o mau hábito de entregarem muito poucas cópias a cada um dos pontos de venda. O Gastão, por exemplo, e no ponto de venda que eu frequento, entregaram na primeira semana cerca de 10 livros, agora apenas enviam dois (por o ponto de vendas ter devolvido 8 na semana de devolução respectiva), isto apesar de o jornaleiro já me ter informado que existe procura, irregular, para além desses dois que recebem e que já estão guardados; quando pede mais à distribuidora, é muito raro entregarem e quando o fazem demoram muito tempo!
    Também se coloca o problema de haver leitores para esse primeiro número desta magnifica série de Manga que depois não conseguirão obter os restantes números. A FNAC não existe em todo o lado e livrarias como a Bertrand também não, para além de que, no caso desta última, a secção de BD ser uma anedota e os livros estarem no geral bastante danificados (e são mais caros).

    Já agora, mas sem nada a ver com este lançamento, a série especial do Alix que é vendida na Fnac não editou títulos que já tinham sido editados pela ASA, como "O Filho de Espártaco" e "O Príncipe do Nilo" (se não estou em erro). Eu até compreendo, mas é um duro golpe nesta colecção. As edições previamente editadas pela ASA são ligeiramente maiores que esta colecção limitada, e a chancela da ASA na lombada dos livros foi redesenhada: na prateleira não ficam nada bem. Mas o verdadeiro problema será arranjar esses títulos previamente editados, pois não os encontro à venda em lado algum. Não os adquiri na altura, pois já os tinha na colecção das Edições 70. Agora que os queria para que esta colecção não ficasse "desbalanceada", não consigo. Não teria sido mais brilhante a colocação destes títulos na FNAC em conjunto com os da actual colecção limitada? No meu caso, que já os possuo (mesmo que de uma outra editora), não perco a continuidade da história. E as outras pessoas que não os têm? Pensem nisso, e se tiverem alguns em stock na editora, enviem-nos para as FNAC.

    ResponderEliminar
  7. Manuel Frederico
    Não sei se os livros Star Wars editados pela Planeta DeAgostini foram queimados ou não (aliás nem sei de que livros estás a falar). Os DB foram queimados por imposição dos japoneses.

    Como disse no post, não li a série toda, nem pouco mais ou menos, se dizes que essa parte é melhor eu acredito (Torneio Final com o Satã e o inicio do Z)! Lá chegarei!

    Quanto ao meu filho já ter repetido o anime montes de vezes, também te posso dizer que já deve ter relido mais vezes o Dragon Ball Manga, do que ter revisto o Dragon Ball Anime!
    Em relação ao Naruto, este é muito mais difícil de negociar com os japoneses que o Dragon Ball (que é uma série bastante mais antiga). Se este Dragon Ball da ASA correr bem, com certeza a ASA terá mais poder negocial para novas séries! Se reparares no historial de edições da linha Manga da ASA, esta começou por edições de Manga não japonesa, depois a títulos históricos, e antigos, mas já japoneses e agora está a editar uma estória emblemática, embora não seja recente, deste tipo de BD! Ou seja existe progressão. Espero que fiquem lançadas condições para num futuro próximo sejam editados títulos recentes!
    É mesmo propaganda de lançamento, pois o livro não irá ser com certeza exclusivo deste lançamento com o jornal, o resto irá para as livrarias. E muita gente que não se desloca às livrarias há-de ver o livro e saber que saiu! Para mim é uma boa jogada publicitária.
    ;)

    Refem
    Esta distribuição com o jornal é apenas uma experiência e fazer publicidade à saída da série. Irão aparecer nas livrarias depois disso de certeza.
    Quanto ao Alix tens razão, a capa dos antigos não é exactamente do mesmo tamanho da dos novos. De certeza que a ASA tem em stock livros do Alix antigos, agora não sei qual foi/é a politica de distribuição da Leya. De qualquer maneira vais ter a oportunidade de os comprar no Amadora BD, o ano passado estavam lá muitos (assim como na feira do livro deste ano). E penso que por encomenda na FNAC e pela Media Books consegues os livros. Mas tens razão, nesta altura do campeonato eles deveriam estar presentes em quantidade nas livrarias!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante deste blog (já o tou a seguir) e desta notícia. Continua assim.

    Tenho uma dúvida no entanto. Talvez me possas esclarecer. Esta manga Dragon Ball está a ser traduzida directamente do japonês? Isso seria mesmo muito bom.

    Eu sou grande fã do dragon ball e tenho quase toda a colecção Vizbig do Dragon Ball. No entanto vou comprar e seguir esta edição da ASA pois parece-me ter bastante qualidade e também porque está em português e é uma versão integral sem censura.
    Já agora, um pequeno reparo se me permites. É verdade que a versão americana do Dragon Ball tem menos censura nas edições mais recentes comparado com o que já teve... Mas continua a ter censura. Na verdade tenho (praticamente) a certeza que a manga Dragon Ball nunca foi publicada na sua totalidade (numa edição ou em várias) completamente sem censura nos EUA. E isto obviamente valoriza (e muito) a edição portuguesa, já que pelo que percebi não terá censura nenhuma.

    Cumprs

    ResponderEliminar
  9. Secundino
    A versão portuguesa penso que tem como base, tanto a tradução como o conteúdo, a edição francesa. Seria complicado fazer uma tradução do japonês!
    :D
    Obrigado pelo elogio e bem vindo ao "Leituras de BD"
    :)

    Ana C. Nunes
    Vai existir há uma distribuição com o DN, mas os livros também serão colocados nas livrarias “tradicionais” (na mesma altura), irão sair dos armazéns da ASA no dia 7, portanto devem estar nas livrarias no dia 11.
    :)

    Refem
    Os Alix antigos da ASA foram todos distribuídos para as FNAC. Se já não há tenta na Mediabooks:

    http://www.mediabooks.com/

    ;)

    ResponderEliminar
  10. Bongop

    Obrigado pela resposta. Isso é realmente uma pena... Isso quer dizer que qualquer erro na tradução na versão francesa será, sem dúvida, transferido para versão portuguesa, como aliás aconteceu com o anime. De qualquer forma, não deixa de ser uma boa edição.

    ResponderEliminar
  11. Acho uma boa iniciativa da ASA... Pode ser que assim a cultura dos "quadrinhos japoneses" se espalhe um pouco mais. Portugal bem precisa de melhorar este "lado" da industria e visto que há tantos fãs de Dragon Ball, se começarem a ler a manga (que pelo que percebi vai ser da direita para a esquerda) pode ser que comecem a haver mais interessados em outros tipos de manga :D

    Eu realmente não me importava nada de obter no mínimo 1 ou 2 edições visto que sempre adorei DB e nunca cheguei a ter nenhum livro desses na minha prateleira :S Mas também concordo um pouco com o que o Secundino disse, talvez fosse melhor se fosse uma tradução directa do japonês...

    ResponderEliminar
  12. Bem, comentei a notícia ontem mas o comentário desapareceu :( Raio do blogger.

    Mesmo assim, fico contente por esta iniciativa da ASA e espero mesmo que seja um sucesso, que é aquilo que mais falta à BD neste país. Eu próprio gostava de comprar toda a série, mas o facto de ser muito extensa implica que haja dinheiro e espaço. E o espaço já não é muito nesta casa xD

    ResponderEliminar
  13. Pois é meu caro. Eu tou sempre a fazer a relação preço e qualidade, seja em português ou não.

    Por exemplo há dias também tive um dilema por uns segundos e decidi-me pelo que achei mais correcto: pensei: ou compro o Asterix, O Gaulês em português da Salvat por 7.95€; ou compro o Asterix L Goules em mirandês por 12.11€. Se bem que gostaria de experimentar ler algo em mirandês, decidi não gastar mais 4.16€ e comprei a edição da Salvat.

    Pra mim pagar mais por uma bd em português e de menor qualidade em relação à americana, nunca. A Asa que de franco-belga consegue lançar edições xpto's, poderia começar a fazer o mesmo com o manga e ver o que os americanos têm feito.

    Na minha opinião, só comprou o Warcraft - série 1 e o Dramacon da Asa, quem realmente dá prioridade a ler em português, porque as Ultimate Editions da Tokyopop destas séries são muito boas, e baratas pelo preço a que custaram, ainda mais comparando com estas edições da Asa.

    ResponderEliminar
  14. Correcção:

    "Se bem que gostaria de experimentar ler algo em mirandês, decidi não gastar mais 4.16€ e comprei a edição da Salvat."

    Queria dizer: Se bem que gostaria de experimentar ler algo em mirandês. Decidi não gastar mais 4.16€ e comprei a edição da Salvat.

    ResponderEliminar
  15. Reignfire
    O preço de capa pela Viz são 7,95 dólares... será que é uma diferença assim tão grande? Não estou a falar em compilações, estou a falar dos tankobon normais. Ahh! Esqueci-me de dizer que o papel da ASA é muito melhor e não estão censurados!
    Mas, ouve, cada um compra aquilo que acha melhor para si! Eu prefiro comprar em português de Portugal, se não houver viro-me para o inglês!
    :P

    ResponderEliminar
  16. Meu caro eu também prefiro comprar em português que em inglês. Mas quando reconheço que de alguma forma a edição portuguesa não se apresenta como alternativa seja em termos de preços e de qualidade à edição estrangeira - e sim, estou a comparar os tankobons e os vizbig's - não sou solidário com a editora portuguesa, porque ela ao fim ao cabo também não pensou em ser solidária connosco, lançando uma melhor edição. E neste caso há outra questão: não acredito que a Asa lance 42 volumes, como também não acredito que a Devir lance 12 TPB's do Walking Dead. Já em relação ao Astro Boy estou disposto a comprar, porque apesar de também não acreditar que a Asa lance 23 volumes, pelo menos as histórias são auto-conclusivas e não ficarei a arder e porque não há uma melhor edição como alternativa.

    ResponderEliminar
  17. Do Warcraft Legends também não comprei nada. Mas o motivo é que não gosto de ler livros com histórias curtas, mesmo tendo uma arte bonitinha. Pra mim, são aquele tipo de spin-off's que não interessam nem ao menino Jesus. Já me basta uma vez que comprei o Star Trek Manga Ultimate Edition do qual não sabia que era desse género, e arrependi-me tanto.

    ResponderEliminar
  18. Já o one-shot Warcraft Mage espero que saia cá pela Asa. Quando quiserem que eu não tenho pressa. :)

    ResponderEliminar
  19. reignfire

    Eu também gosto muito dos Vizbigs e tenho-os quase todos, mas isso não retira nenhum mérito à edição portuguesa que aparentemente vai trazer uma edição de qualidade (mais qualidade do que muitas edições Tankobon por aí, incluindo a americana) a um preço acessível.

    Os Vizbigs são imbativeis em termos de preço porque coleccionam três volumes num único pelo preço de dois volumes normais ou ainda mais barato, mas têm as suas falhas. Eles tentam ser uma versão pseudo-Kanzenban da manga (a edição perfeita da manga que foi lançada no japão em 2000 e tal e que também já existe na França e outros países) ao terem páginas a cores e o tamanho Kanzenban. Mas não puseram todas as páginas coloridas a cores (quase como que a dizer tomem lá estas tantas, mas não pomos todas que isto é caro e já viram muitas) o que é no mínimo estranho. E têm na mesma censura e algumas alterações de nomes escusadas.

    Esta edição portuguesa, tendo a qualidade de papel e capas que vi no astroboy, sem censura alguma, preço acessivel e tradução bastante boa é logo automaticamente melhor que muitas versoes Tankobon da manga que existem praí, incluindo a americana. E comparando com os Vizbigs só tem a desvantagem do preço e de não terem nenhuma página em cor (não considero o tamanho uma desvantagem pois isso é uma questao de opiniao.
    Digo que terá uma tradução bastante boa pois estive a investigar um pouco e parece que a tradução da manga francesa de 2003 (que creio é que vai ser usada aqui, pois a mais antiga é bem mais antiga e muito pior) é bastante boa. Logo, com uma boa tradução para o português, também ficará bastante bom na edição portuguesa.

    Mas numa coisa tens imensa razão... É perfeitamente possível a ASA não levar a colecção até ao fim... Vamos ver... Os volumes que ela editar eu compro, nem que seja pra ter ir tendo volumes de qualidade sem censura (até calha bem já que os primeiros são os que têm mais censura nos Vizbig) e apoiar iniciativas destas. E convenhamos, 9€ a 10€ por mês não é caro.

    ResponderEliminar
  20. Pra mim maior tamanho significa melhor qualidade, porque gosto do desenho do manga, e se poder apreciar a uma escala maior, melhor. Pra mim se o manga saísse em formato americano como na Shonen Jump ou Yen Plus seria fixe.

    ResponderEliminar
  21. Reignfire
    Versões maiores maiores preços, quando o objectivo é captar uma fatia de mercado de uma população mais jovem perece-me ser errado. Sobretudo quando não se sabe como o mercado irá reagir a esta série ou à Manga em geral. Depois de um passeio no deserto em relação à Manga em Portugal (os títulos editados em português cabem numa mão de há nove anos para cá), isto é uma aposta bem vinda, e se for ganha e houver mercado com certeza haverá mais e melhores títulos, e talvez edições especiais!
    Que o mercado funcione!
    ;)

    ResponderEliminar
  22. Apesar de não comprar manga com regularidade, Dragonball foi das coisas que ainda experimentei quando saiu pela PlanetaA. Comprei os primeiros 2-3 volumes, mas na altura a minha condição financeira fez-me optar por outras coisas mais interessantes.

    Acho que a Asa poderia optar por lançar coisas mais actuais (Naruto?) ou, tendo o Astro Boy como exemplo, títulos considerados "obras-primas". Dragonball é efectivamente uma marco na manga, mas a febre já passou... e se já foi lançado, na sua totalidade, uma vez...

    Do que li nos últimos tempos, e que posso sugerir por conhecimento: o MPD-psycho, o Lone Wolf and Cub (fabuloso e um clássico), Uzumaki (terror), Naoki Urasawa's Monster (clássico), o Eagle: The Making of an Asian-American President (talvez a melhor manga que li) e... se quiserem uma coisa mais "leve", sugiro o Iron Wok Jan (o Top Chef da manga... ou vice-versa).

    A grande desvantagem destes títulos, e de quase todas as mangas, são o elevado número de edições. Todos eles, com algumas excepções, andam à volta dos 20-30 números. Torna-se demasiado dispendioso. Iron Wok Jan completei, talvez 2/3, e os restantes (tirando o Eagle) apenas comprei meia-dúzia de cada título. Todas elas requerem continuação...

    PS: se alguém estiver interessado nos Dragonball (da PanetaA) ou nos Iron Wok Jan... estão para venda! :)

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente, não acredito que títulos menos conhecidos que o Dragon Ball pudessem ser melhor opção nesta altura ou ter mais sucesso.

    O que se ve lá fora (na Europa e não só), mesmo em mercados onde a manga tem alguma dificuldade, é a manga Dragon Ball a triunfar e a ter várias re-edições. É um sucesso global sendo a segunda manga mais vendida de sempre, só sendo ultrapassada recentemente pelo One Piece que é um fenómeno ainda maior.

    É uma das mangas que mais sucesso de vendas (em principio) "garante" e é velha o suficiente para a ASA não ter muitas dificuldades em arranja-la.

    Mas como Portugal é um mercado com várias dificuldades sérias, isto também não garante que venda muito em Portugal ou vá até ao fim, mesmo sendo o Dragon Ball. Espero que sim. Cá estaremos para ver. E ao menos vai ter boa visibilidade, mais até que a versão do planeta agostini teve (e bem mais qualidade(.

    ResponderEliminar
  24. Bongop, desculpa-me este "comentário":

    @Dinis: Eu gostaria de comprar os "Eagle: Making of a Asian...", todos os 21 volumes, estás interessado?

    ResponderEliminar
  25. As minhas desculpas também... vou entrar em contacto com o refemdabd por mail.

    No entanto, e apenas por curiosidade, o "Eagle: Making..." que mencionei é a colecção de 5 volumes da Viz (cada volume entre 400 e 600 páginas).

    Excelente leitura!
    (http://en.wikipedia.org/wiki/Eagle:_The_Making_of_an_Asian-American_President)

    Secundino O Mítico:

    Acho que respondeste à minha questão. O mercado português é demasiado limitado... para além de outros problemas que tem. O pessoal mais novo mais depressa compra um Naruto do que um Dragonball... parece-me...

    ResponderEliminar
  26. Dinis e Refem
    Eu quero 10% de comissão sobre negócios feitos aqui!
    :D

    (Brincadeira, claro...)
    ;)

    Já agora ninguém tá interessado no Freakangels Vol.4 TPB novo? Tenho o anúncio lá em cima há "bués"!
    :)
    :P

    ResponderEliminar
  27. Já agora, e porque falam noutras séries (tipo Naruto), eu quase que podeia apostar toda a minha colecção de BD em que a diferença entre os valores de direitos do DB e o Naruto são enormes!
    Primeiro o publico comprador tem de demonstrar apetência que quer Manga, e se isso acontecer tenho a certeza que se seguirão séries mais recentes! É uma questão de investimento, e para haver investimento tem de haver mercado. Se não houver mercado então não vale a pena perder rios de dinheiro. Agora dizem-me assim:
    "- Hahh, e tal, se fossem séries mais recentes venderia mais!"
    Sim, e que provas haveria que iriam vender? Investimento de super risco em BD???
    Ninguém faz isso sem o mercado provar que funciona minimamente.
    Eu não o faria...

    ResponderEliminar
  28. "Reignfire
    Versões maiores maiores preços, quando o objectivo é captar uma fatia de mercado de uma população mais jovem perece-me ser errado."

    É tudo muito relativo. Quiçá até tivessem melhores vendas se fizessem tipo Dragon Ball formato Vizbig a compilar 2 edições, por 13.50 €, do que 8 ou 9€ por um livro de "bolso".

    ResponderEliminar
  29. E espero que chegue o dia em que veremos a Asa a lançar séries de mangas em co-edição com jornais, à imagem de como fazem com os franco-belgas. Aí um fã tinha logo à partida 3 garantias: mais barato, com regularidade, e a colecção completa.

    E quem diz com jornais, também poderia ser com a Salvat, como no caso do Asterix.

    ResponderEliminar
  30. No entanto, se puserem demasiado barato, e tendo em conta o nosso mercado, também podem correr o risco de, se não venderem muito, ficarem com uma margem de lucro bastante pequena e serem obrigados a cancelar a edição quando os custos ameaçarem ser demasiados.

    Ao terem um preço acessível mas não demasiado barato (9 ou 10 euros por volume em vez de 6 ou 7), a margem de lucro já é mais confortável e mesmo que não vendam muito, se venderem fielmente a um certo número de pessoas, podem prosseguir com a edição sem tão grande ameaça dos custos serem demasiados.

    Resumindo... Depende. Depende mesmo do público. Conforme se comporte, até o facto de ser mais barato pode acabar por não ser uma vantagem para a editora.

    ResponderEliminar
  31. "- Hahh, e tal, se fossem séries mais recentes venderia mais!"
    Sim, e que provas haveria que iriam vender? Investimento de super risco em BD???
    Ninguém faz isso sem o mercado provar que funciona minimamente.
    Eu não o faria... "

    Mas quem garante o sucesso das series baratinhas e fora de moda???
    lool,pois é,é um pau de 2 bicos???
    E toda a gente sabe que os adolescentes o publico que eles querem captar segue muito as ultimas modas e apesar das qualidades das series da ASA Manga isso não garante nada.

    ResponderEliminar
  32. Reignfire
    Agora estás a contradizer-te! Então... primeiro dizes que gostas de livros grandes porque a arte fica melhor, e depois falas no Asterix da Salvat, que tem um tamanho anão!
    :P
    Mas se calhar editar Mangas com um jornal seria uma boa ideia!
    :)

    Secundino
    É como dizes, depende do público comprador!

    Manuel Frederico
    Por essa ordem de ideias não se editava nada e pronto!
    Se não se edita é porque não se edita, se se edita não presta.
    Para que conste Dragon Ball continua a ser umas das séries de Manga mais vendidas em todo o mundo. E espero que por cá também venda!
    O pessoal anda todo muito negativo...
    :S

    ResponderEliminar
  33. Nunca GOSTEI do Dragon Ball em anime.
    Vou arriscar a compra dos livros editados pela ASA. Se não gostar envio a conta ao webmaster deste site.

    ResponderEliminar
  34. paulo brito

    A manga é decididamente superior.

    ResponderEliminar
  35. "Reignfire
    Agora estás a contradizer-te! Então... primeiro dizes que gostas de livros grandes porque a arte fica melhor, e depois falas no Asterix da Salvat, que tem um tamanho anão!"

    Pois, mas pelo preço compensa. É uma diferença de 4€.

    ResponderEliminar
  36. "Para que conste Dragon Ball continua a ser umas das séries de Manga mais vendidas em todo o mundo. E espero que por cá também venda!
    O pessoal anda todo muito negativo..."

    Tu dizes negativo eu já penso que isso é ser realista,pode dar certo mas tambem pode correr mal,é o que dá editar series manga que são muito passageiras e estão sempre a mudar depois do modismo Dragon Ball,já houve o Samurai x,o One Piece e agora o Naruto.

    ResponderEliminar
  37. Paulo Brito
    Não tenho problemas nenhuns! Apenas porque sei que vais gostar, é como diz o Secundino: "A manga é decididamente superior."
    :P

    Reignfire
    Ok... respeito isso, são opções!

    Manuel Frederico
    Então não sei o que pretendes! Como é que se pode considerar One Piece (o Manga mais vendido mundialmente) e Dragon Ball (o segundo Manga mais vendido mundialmente)como moda passageira?
    Naruto está abaixo desses dois a nível de vendas! Naruto é "apenas" o quinto Manga mais vendido de sempre, podes verificar neste post o número de exemplares vendidos de cada uma das cinco Mangas mais vendidas:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2010/06/naruto-super-star-mais-de-100-000-000.html

    :)

    ResponderEliminar
  38. eu adoro one piece já vou no álbum 12. naruto parei no 9º álbum. soul eater vou ler mais, adorei o primeiro número. death note acabou, eram apenas 12 volumes, mais 1 da edição de coleccionador, mas já saiu mais um ou dois. fullmetal parei no segundo porque tenho de controlar o vicio, lol
    gantz é brutal. e nem falo do resto porque a mulher não deixa

    ResponderEliminar
  39. Ah e espero que não publiquem a continuação daquela que considero como a maior merda que já li na minha vida: Hellgate - London. Essa bd é tão má que só não limpei o rabo com ela, porque seria um papel higiénico do luxo de 9.50 €, ao invés disso, ofereci ao Hugo Jesus para ele vender na loja dele. A Asa e a Tokyopop ao publicarem esta bd até parece que quiseram gozar na cara do leitor.

    E bongop, compreendo se eliminares este meu post, porque sei da tua boa relação com a editora, e que não toleres estes exageros de linguagem mas é o que sinto em relação a esta publicação.

    ResponderEliminar
  40. Paulo Brito
    Gantz é brutal, não é??
    O_o

    Reignfire
    Compreendo que nãp gostes de Hellgate, também não achei nada de especial!
    Sim, penso que tenho uma boa relação com a ASA (e ainda bem), mas apesar de mostrares o teu desagrado de uma forma "veemente", não chegaste ao limite do "apagar"! LoL
    Penso que Hellgate foi uma experiência por parte da ASA! Uma experiência não muito boa, penso eu de que...
    :S

    ResponderEliminar
  41. Boas!
    também acho o Dragon Ball muito divertido, em especial o arco até reunirem as 7 bolas.
    Só uma correcção: o primeiro tomo vai ser distribuído com o Diário de Notícias e não com o Jornal de Notícias, em princípio no próximo dia 9.
    Abraço,
    Pedro Cleto

    ResponderEliminar
  42. Pedro Cleto
    Obrigado pela correcção!
    :)
    Da reunião das 7 bolas de cristal estás a falar dos dois primeiros livros, certo? Aquele em que o Oolong faz uma "maravilhoso" pedido ao dragão?
    :D

    ResponderEliminar
  43. Aquela das cuecas da Bulma os japas são tarados.lolo

    ResponderEliminar
  44. Arranjei hoje o primeiro volume do DB com o Diario de noticias. Está realmente muito bom.

    Bongop, sabes dizer-me qual é o nome que eles usam para a filha do Gyuumao no Volume 2? Estou curioso para saber se usaram o nome original. Obrigado.

    ResponderEliminar
  45. Hoje fui ver à papelaria e não tava nada de mangás. Já agora, o diário de notícias só pode sair ao sábado e depois tem de ser devolvido não é?

    ResponderEliminar
  46. Manuel Frederico
    :)

    Secundino
    O nome é Kika!
    :)

    Mystic Gohan
    Tenho informações de pessoas que o compraram em tabacarias /quiosques!
    ;)

    ResponderEliminar
  47. Eish.... Kika... Que treta... Esse é o nome antigo dela da tradução PT do anime. O nome original era Chi-chi. Percebo o porquê de mudarem mas preferia muito mais o nome original porque não gosto que andem a mudar o nome das personagens.

    Sendo assim, já desceu um pouco na consideração... Mas vou continuar a comprar. Se for só isso, continua a ser bom.

    Muito obrigado por teres ido ver Bongop.

    ResponderEliminar
  48. Já comprei o 2º volume. Está porreiro e felizmente puseram uma nota de rodapé a dizer que o nome original da kika é chi-chi. Gostei disso.

    No entanto reparei que os dois volumes têm tamanhos diferentes. O 1º é cerca de 4 milimetros mais alto. Lado a Lado destoa bastante e não fica o Dragão centrado. Nos volumes que tu viste Bongop, também era assim?

    ResponderEliminar
  49. Secundino
    Como podes verificar nas lombadas do meu post, as alturas eram iguais. Mas infelizmente houve um problema com capa do vol.2 e a ASA mandou recapar todos os Vol.2, infelizmente ficaram um pouco mais pequenos... assim a ASA vai reimprimir e substituir o Vol.2 para ficar tudo certinho!
    ;)

    ResponderEliminar
  50. Ah... Muito bem, muito bem. Realmente era estranho a diferença das alturas. Suponho é que a reimpressão ainda vá demorar... Pergunto-me se na Bertrand aceitam que eu troque o volume que já comprei pela reimpressão...

    Já agora, também reparei que no volume 1 tinha uma galeria para as páginas de título dos capítulos (as covers dos capítulos) no fim do volume. Este volume 2 não tem isso, faltando assim várias covers/páginas de titulo. No volume 2 que viste também era assim? Sabes se na reimpressão já terão essas covers?

    Desculpa estar a fazer estas perguntas todas, devo ser um bocado chato lol.

    Muito obrigado pela resposta.

    ResponderEliminar
  51. Secundino
    É como dizes, o primeiro tem esses extras mas o 2º não! E provavelmente não terá porque a versão que eu tenho é antes da recapagem e já não tinha esses extras.
    Aqui não há chatos! LoL
    :)

    ResponderEliminar
  52. Muito obrigado por mais esta resposta.

    É pena realmente que não tenha esses extras. E também um pouco estranho já que o Volume 1 dizia algo como "Ilustrações de páginas de títulos (Parte 1)", o que pressupõe que haveria mais partes.
    Talvez futuros volumes tenham mais? Incluindo as que faltaram neste volume? Acho que teremos de esperar para ver.

    Obrigado pela resposta mais uma vez.

    ResponderEliminar
  53. Olá

    Gostava de saber onde poderei obter informações acerca do lançamento de novos volumes desta colecção. Existe algum tipo de newsletter da Edições Asa ou semelhante?

    Já adquiri o primeiro volume desta colecção e agora vou ter cuidado ao adquirir o segundo por causa do defeito de dimensões que li aqui nos comentários.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  54. CF
    Penso que não existe newslwtter da ASA, mas podes sempre ir verificando aqui, pois eu vou dando as notícias bastante actualizadas!
    ;)

    ResponderEliminar
  55. Ok, obrigado :)

    Gostava ainda de saber de que fonte soubeste acerca da reimpressão do volume 2. Será mesmo que vão substituir os volumes nos revendedores? Vou esperar para ver.

    ResponderEliminar
  56. CF
    Bem vindo ao Leituras de BD!
    A fonte é completamente fidedigna. Espera até que saia a reimpressão, e depois compra!
    :)

    ResponderEliminar
  57. Gostava de saber mais sobre a reimpressão do volume 2.
    Espero notícias

    ResponderEliminar
  58. Anónimo
    Penso que o "novo" 2º volume já está à venda nas livrarias vai para uns dias. Houve um problema na capa na sua primeira versão (não tinha o nome do autor como podes ver na imagem de topo), foram mandados reencapar, e depois de reencapados ficaram mais pequenos. Assim a ASA fez uma 3ª edição com tudo no sítio e que já está à venda.
    :)

    ResponderEliminar
  59. dia 18 saiu o vol 3.espero que nao hajam enganos na reimpressao

    ResponderEliminar
  60. nem na fnac nem na bertrand do chiado, chegou a ediçao corrigida do vol2. e o vol 3 tem um defeito. alguem me pode dizer o que se passa?

    ResponderEliminar
  61. Anónimo

    Eu não tenho conhecimento de causa, mas é normal que as lojas levem bastante tempo a ter a 2ª edição do Volume 2. Eles ainda têm em stock e em exposição nas lojas vários exemplares da primeira edição do volume 2. Até terem em stock e em exposição nas lojas a segunda edição para compra é normal que demore, mesmo que a 2ª edição já tenha saído.

    Quanto a esse defeito que referes, penso que sei do que falas e isso é uma coisa mínima. A imagem da "espinha" do volume 3 está descentrada 1 milímetro (sim, medi. É mesmo um milímetro). Sim, é um defeito, mas é uma coisa tão mínima que praticamente não interessa.

    O volume 3 está muito fixe, para quem queira saber. A tradução está bem feita e felizmente traz todas as páginas de título pertencentes aos capítulos do Volume 3.

    ResponderEliminar
  62. Anónimo
    Um defeito? Diz qual!
    Eu já tenho o livro e não lhe vi qualquer defeito!
    8|

    Secundino
    O 2º "novo" volume começou agora a ser distribuído apesar de estar pronto há uns dias.
    O "defeito" de 1mm na lombada não pode ser considerado defeito, senão todas as colecções com desenhos na lombada teriam defeito. É impossível que todos os volumes de uma série com essas características fiquem o desenho de lombada perfeito!
    Basta verem as outras do género.
    :)

    ResponderEliminar
  63. Bongop

    Exacto. Uma variação de um milimetro é algo normal e que nem sequer tem importância.

    ResponderEliminar
  64. Os volumes 4 e 5 estão já em pré-lançamento na mediabooks e disponíveis a partir de dia 19.

    Ainda não encontrei uma versão corrigida do volume 2.

    Reparei também em algo que me parece estranho. Parecem-me existir também 2 versões do volume 3. Eu adquiri uma versão que tem o nome do autor na capa, mas entretanto já vi outros exemplares do vol. 3 que não têm o nome de Akira Toriyama na capa. De qualquer modo, não reparei em diferenças de dimensões.

    ResponderEliminar
  65. CF
    Tem razão, já tenho post de lançamento desses dois volumes!
    O volume dois "terceira edição já foi para as livrarias há muito tempo! O que se passa é que a ASA pediu a devolução dos volumes que não estavam em condições e muitas livrarias não fizeram continuando a ter à venda o volume com dimensões reduzidas!
    O volume nº2 na sua edição inicial ( a que se encontra neste post, é que não trazia por lapso o nome do autor! Não tenho conhecimento que isso tenha acontecido a mais nenhum volume!
    :)

    ResponderEliminar
  66. O volume 2 já tem 3 edições?

    Quanto ao volume 3, eu tenho um exemplar com o nome do autor na capa e que diz 1ª edição. No entanto, no endereço: http://www.mediabooks.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=41272 , vejo um exemplar sem nome de autor na capa, e já vi também noutros sítios como a FNAC e Bertrand.

    Foi só uma curiosidade e outro aspecto estranho que notei nesta colecção, depois do que se passou com o 2º volume. Não parece ter grande importância.

    ResponderEliminar
  67. CF
    O volume 2 verdadeiramente só tem uma edição...
    A primeira não chegou a ir para as lojas, houve um lapso na capa, a 2ª ficou mais pequena (porque a gráfica quando reencapou o livro acertou-o cortando-lhe um pouco), esta 3ª é que é a oficial e perfeita, podes-lhe chamar a verdadeira e única edição.
    Quanto ao terceiro volume não tenho notícias de ter saído com alguma espécie de problema. Esse pormenor da capa pode ser um problema da imagem em si usada para identificar o produto!
    ;)

    ResponderEliminar
  68. Boas, tenho uma dúvida.
    Como não encontrei ainda o 2º volume com tamanho correcto à venda em nenhuma loja, e já que supostamente ele já está pronto, se encomendar online pela Mediabooks deverá vir a edição correcta (3ª), certo?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  69. Paulo
    Bolas não quero dar a certeza a 100%,porque não sei o que vai na cabeça daquela gente, mas garantidamente as probabilidades de teres um livro com tamanho correcto comprando por aí é bastante maior!
    ;)

    ResponderEliminar
  70. Obrigado. :)
    Eu mandei um e-mail para o endereço que puseste no post dos volumes 3 e 4 (o do apoio ao cliente da Leya - a Mediabooks é gerida pela Leya) a perguntar e vou esperar pela resposta deles.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]