terça-feira, 26 de abril de 2011

Autores: Alex Ross


Alex Ross é outro dos meus artistas preferidos dos Comics norte-americanos.
O seu primeiro trabalho foi uma capa encomendada pela DC Comics referente a Superman: Doomsday & Beyond em 1993. No ano seguinte conhece Kurt Busiek e juntos fazem um dos melhores trabalhos que saiu do mercado norte-americano: Marvels!
O estilo realista super detalhado de Alex Ross não lhe deixa espaço para ser o artista de uma obra completa, trabalhando essencialmente em capas, e que capas…
Muita gente não gosta muito do estilo deste artista argumentando que é muito parado. Bem, Alex Ross para mim é um dos grandes artistas da BD, e nem sequer concordo muito com esse estigma do “parado”, ou estático, como preferirem. Tem um estilo próprio, inconfundível e deixa sempre a sua marca em qualquer trabalho em que tenha participado. As poses e os olhares para o infinito são muito dele, a que não será alheia a sua técnica ser servida por modelos humanos.
Mas é na pintura dos seus trabalhos que eu mais o admiro! Acho-o mesmo do outro mundo nesta faceta. E mais uma vez inconfundível… Qualquer pessoa que conheça um ou dois trabalhos de Alex Ross, consegue identificar todos os outros. Repetitivo? Talvez, mas eu gosto.
Para além disso esteve ligado a três das melhores obras dos Comics:
Marvels (Marvel – 1994)
Justice (DC – 2005)
Kingdom Come (DC – 1996)
Para além disso criou capas para muitos comics incluindo Astro City para a Image Comics, mais uma vez trabalhando com Kurt Busiek.
Tem trabalhos completos em muitas outras séries como em JLA, JSA, Wonder Woman ou Superman.
Como artista de capas, bem… a lista é infindável.
Como curiosidade existem várias séries de figuras da DC Direct baseados nas suas personagens (Referentes a Kingdom Come).
Quanto a prémios... tem alguns:
- Will Eisner Award (1997)
- National Cartoonists Society Comic Book Award (1998)
- Comic Buyer's Guide's CBG Fan Award for Favorite Painter
Este último prémio foi ganho por Ross em sete anos seguidos, levando à retirada desta categoria nestes prémios!
Amazing!









Boas leituras!

8 comentários:

  1. Astro City é do Kurt Busiek e Brent Eric Anderson. Alex Ross é creditado como tendo feito apenas as capas.
    Eu sou um dos que acha que as personagens ficam estáticas e as capas perdem a dinâmica toda com isso:P Não é por ter um modelo com as pernas numa determinada posição que dará a sensação de estar a correr, é necessário capturar esse movimento, coisa que ele falha algumas vezes (há uma capa onde isso se topa a léguas mas tenho que a encontrar). Se não fosse isso estaria rendido a ele a 100%.

    ResponderEliminar
  2. Modelos a fazerem pose: http://www.dccomics.com/media/product/7/8/7815_400x600.jpg

    ResponderEliminar
  3. DC
    Quando tens razão, tens!! Estou a falar de Astro City. Pedi uma lista das obras de A.Ross e essa vinha como original dele erradamente. Já está corrigido!

    Quanto ao resto... não concordo. É a técnica dele (a dos modelos ao vivo) e não acho que os livros ou as vinhetas feitas por ele sejam estáticas.
    Não vou aumentar o post com mais imagens, mas poderia pôr algumas de de puro movimento.
    Eu tenho Marvels, Justice e Kingdom Come. Não vejo lá falta de movimento. Se me disseres que há desenhadores que consigam ser melhores que ele neste aspecto, claro que os há!
    Quanto ao resto, questão de gosto!
    :)

    ResponderEliminar

  4. Com certeza que irei passar pela sua página, e se for útil ao pessoal da BD será linkada neste blog com certeza!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Um artista de referência

    ResponderEliminar
  6. A arte dele é bonita é pena estar preso ao passado.

    ResponderEliminar
  7. Optimus
    É muito bonita, sobre estar agarrado ao passado tens de ver que ele já não é assim tão novo!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]