quarta-feira, 6 de abril de 2011

Autores: George Pérez


George Pérez é um americano de origem Porto-Riquenha que tem a particularidade de ser um dos meus artistas preferidos dos comics norte-americanos.
Iniciou a sua carreira artística em 1973 na revista de Bill Mantlo, "Deadly Hands of Kung Fu" no arco "Sons of the Tiger".
Pode-se dizer que neste início de carreira a sua inspiração artística foi Jack Kirby, mas rapidamente ganhou um estilo próprio.
Seguiu para a Marvel onde deu nas vistas no título "Avengers"! Neste início fabuloso de carreira espalhou a sua arte em títulos da Marvel como Inhumans, Man-Wolf, e Fantastic Four.
Em 1980 começou a trabalhar para a rival da Marvel: a DC! Iniciou o novo título desta editora, The New Teen Titans, e rapidamente passou ao título que mais ambicionava: JLA (Justice League of America).
Em 1985 tem o seu primeiro trabalho de grande visibilidade, o super "crossover" da DC: Crisis on Infinite Earths. A seguir a esta obra (a primeira "Crisis" no universo DC) faz o relançamento do título Wonder Woman, voltando um pouco depois aos "The New Titans". Antes de começarem os seus problemas pessoais com esta editora ainda colaborou activamente em Superman...
No início dos anos 90 Pérez começou a ter problemas com a DC no título "War of Gods". A DC não distribui esse título pelas lojas da especialidade e corta algumas cenas! Pérez não gostou... Nessa altura encontrava-se também a trabalhar para a Marvel na excelente série de Jim Starlin, "Infinity Gauntlet", mas devido aos problemas causados por "War of Gods", acabou apenas por desenhar quatro dos seis números da série, embora nas restantes dois números se apresente como colorista.
A partir daqui passou um mau bocado, pois ficou com a fama de ser um artista que não acabava trabalhos, o que provocou o seu auto-afastamento por algum tempo das duas editoras principais.
Passado poucos anos volta aos Teen Titans pela DC e logo de seguida volta ao seu ponto de partida: na Marvel e com os Avengers!
Tanto trabalhou para estas duas editoras rivais que acabou por ser o artista da obra mais improvável destas duas editoras... o excelente mega "crossover" entre as duas grandes e emblemáticas equipas da DC e da Marvel: JLA / Avengers!
É impossível colocar aqui todas as personagens e obras de Pérez, seria uma lista infindável... mas para os prémios ainda tenho espaço!
:D
Assim:
Eagle Award, 1979, 1980, 1986 e 2000
Inkpot Award, 1983
Jack Kirby Award, 1985 e 1986
CBG award for "Favorite Comic-Book Story", 1984, 1985 e 1989

Ficam mais algumas ilustrações com a arte deste Porto-Riquenho:














Espero que tenham gostado!

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário