quarta-feira, 18 de maio de 2011

As Águias de Roma - Livro I


Marini está a tornar-se num dos meus autores e eleição! Todas as séries editadas em português, à excepção de Gipsy, estão nas minhas prateleiras e é notável a sua evolução como artista. Marini tem a sua assinatura n’O Escorpião, Rapaces, Gipsy e A Estrela do Deserto. Penso que são todos os que estão editados em português (agora mais este Águias de Roma…), com a grande diferença de que neste título é também o autor dos textos.
As Águias de Roma vêm na senda de Murena, Império Romano mas enquanto esta se passa nos primeiros anos depois de Cristo, Águias de Roma passa-se antes.
Esta série está ainda no segundo livro no original em França, ficando a ASA com a série “em dia” para o próximo mês com a saída do Livro II, se nada correr mal.
Penso que Enrico Marini se saiu muito bem com esta aventura como autor do argumento e guião. É agradável de ler, bem compassado entre cenas de algum humor e outras de violência extrema. Já li críticas em relação à linguagem e às cenas de sexo… bem, acho a linguagem perfeitamente normal dentro daquele contexto, e as cenas de sexo… estávamos em Roma! Ora… Toda a gente sabe como os romanos gostavam de brincar com a carne, e não eram esquisitos quanto ao sexo do parceiro! Penso que as cenas de sexo estão perfeitamente dentro do contexto, assim como a “linguagem”.
Quanto à arte, que é que se pode dizer… que é muito boa? Claro! Melhor que nos volumes do Escorpião que estão editados em português, e as melhorias em relação aos traços fisionómicos são muito boas! Marini já se está a libertar da expressão de Draco Molina e de sua Irmã Camila! Vê-se bem o esforço que ele fez para procurar novas fisionomias, e acho que não se saiu mal, inclusivamente os corpos femininos já não têm aquela “chapa” característica das mulheres de Rapaces e do Escorpião.
Quanto à estória propriamente dita, inicia-se durante a infância de Ermanamer. Os povos germânicos estão a ser conquistados pelos romanos, e príncipes destes bárbaros são enviados para Roma como “reféns” para garantirem as alianças entre romanos e germânicos.
Em Roma o jovem Marco cujo pai, um valoroso soldado romano mas agora incapaz de combater, possuía largas propriedades, e estava casado com uma princesa germânica, tendo assim sangue bárbaro nas veias também. Conhece Ermanamer durante um encontro entre o seu pai e o Imperador. Ermanamer, é filho de um príncipe, e também rumou para Roma para garantir a aliança entre o seu pai e o Império. Conhecem-se no átrio, e a primeira coisa que fazem é travarem-se de razões fisicamente… O Imperador dá o nome romano de Arminio a Ermanamer e confia a educação do jovem príncipe germânico ao pai de Marco, Tito Valério Falco.
Os dois rapazes sempre que podem pegam-se, mas a mão pesado do romano castiga-os sem piedade… no meio desta férrea recruta os dois jovens criam laços de profunda amizade, e respeito. Quanto ao resto… está no livro!
:P
Aconselho!

Boas leituras!

Hardcover
Criado por Enrico Marini
Editado em 2011 pela ASA
Nota : 9 em 10

16 comentários:

  1. Já começa a ser uma abuso. Não posso ir todas as semanas ás compras. A mulher ralha imenso.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Brito
    Tens de aproveitar quando ela está bem disposta, e de preferência levá-la contigo! Depois fazes aquela cara irresistível do gato do Shrek, e ela não vai dizer que não...
    :D

    ResponderEliminar
  3. Adoro Marini, para mim é um Deus! Quando for grande quero conseguir desenhar assim!! :P
    Já o folheei e cativou o meu interesse! Quanto ao desenho e ambiente para mim o Escorpião está no top! (apesar de realmente ele não variar muito a fisionomia das personagens principais...)

    ResponderEliminar
  4. Lamento desiludir, mas acho este álbum sem interesse. Li o original em francês e não percebi a sua popularidade: não há história nenhuma. Quanto às cenas de sexo e a linguagem utilizada que o Bongop procura justificar, eu, pela minha parte, não tenho nada contra desde que elas estejam integradas na história; ora isso é coisa que não acontece. Parece-me que serve apenas para "compensar" a inexistência de uma história.

    GP

    ResponderEliminar
  5. Jo
    Também adoro o Escorpião, mas penso que ele neste livro fugiu dos traços fisionómicos que lhe são característicos.
    :)

    GP
    Caramba, eu não espero que toda a gente goste daquilo que eu gosto!
    :D
    Eu gostei da estória, acho que tem mais para dar e este foi um bom início. Penso que irá melhorar ainda mais. Espero ler o segundo brevemente, e logo verei!
    Respeito perfeitamente que não te tenha agradado!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. "tem a sua assinatura n’O Escorpião, Rapaces, Gipsy e A Estrela do Deserto. Penso que são todos os que estão editados em português (agora mais este Águias de Roma…)"

    Tem ainda editado em Português 3 volumes de "Os dossiers de Oliver Varése"

    ResponderEliminar
  7. Sorry não é Oliver é sim Olivier
    :)

    ResponderEliminar
  8. Para mim é o melhor trabalho do Marini em termos gráficos, mas reconheço que sou suspeito para falar pois esta é uma temática de que gosto. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. João Amaral
    Concordo!
    Não conheço mais trabalhos dele para além dos que falei acima, e este graficamente e sem dúvida o melhor!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Tambem já li e gostei não concordo com a opinião que é só sexo e violencia sem conteudo nenhum.

    ResponderEliminar
  11. Optimus
    Ainda bem que gostaste!
    ;)
    Para o mês deves ter outro, se tudo correr bem.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho todos os livros do Marini em português, incluindo os Gipsy.
    Este é mais um que vai entrar para a colecção, se bem que estou um pouco com o pé atrás, porque também escreve e não sei será tão bom a escrever como a desenhar.

    ResponderEliminar
  13. Hugo Jesus
    Acho que desenha e pinta melhor que escreve, mas em relação à escrita tenho muitos livros bastante inferiores escritos por autores conceituados!
    ;D

    ResponderEliminar
  14. Li o primeiro volume e gostei bastante, a temática ainda não é clara mas obviamente falará do desastre das legiões do general Varo, na batalha de Teoteburgo. Foi a primeira grande derrota dos romanos às mão das tribos germânicas, o próprio Octávio augusto quando soube da derrota passou as noites a seguintes a chorar como uma carpideira.....
    O Líder dos Germanos era Arminio, um antigo auxiliar germano da cavalaria romana.....Creio que isto vai acabar com um confronto final entre os dois amigos...
    cumprimentos

    P.S. desculpem se fui chato com a explicação, mas isto da História é a minha profissão :)

    ResponderEliminar
  15. André
    Bem vindo ao Leituras de BD!
    Já conheci bastante bem a história desta altura do Império Romano, mas isso foi há muito tempo, mas a minha profissão não é essa!
    :D
    Mas presumo que és capaz de ter no futuro desenvolvimento do fio de estória da série. Também estou prever que os "maninhos" se irão desentender...
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]