terça-feira, 24 de maio de 2011

Lançamento Zona: Zona Gráfica 2


A aventura "Zona" continua, e não dá sinais de esmorecer!
Excelente projecto de dinamização dos nossos autores, que de outra forma muito dificilmente veriam os seus trabalhos editados, aproveita mais um evento para lançar um novo número: o Zona Gráfica 2.
Há um ano atrás neste mesmo festival foi lançado o Zona Gráfica, e vai fazer dois anos que saiu o Zona Zero. Os dinamizadores do projecto estão definitivamente de parabéns!
Fica o press release:

ZONA GRÁFICA 2
A Zona Gráfica 2 surge um ano após o lançamento da sua antecessora: a Zona Gráfica que foi lançada em dois volumes, um a cores e outro a preto e branco, no ano passado.
Este novo número será apresentado no Festival de BD de Beja, evento que está ligado ao “pontapé de saída” do projecto Zona em 2009, com a chegada da Zona Zero.
São, desta vez, 68 páginas a preto e branco sem um tema
específico mas com várias técnicas e abordagens gráficas.
A capa é de Pedro Carvalho, assim como a entrevista desta edição, e além de autores já habituais conta ainda com outros que fazem a sua estreia, muitos deles brasileiros.

FICHA TECNICA
CONTACTOS
Zona Gráfica 2, 27 x 19 cm;
capa a cores, com badanas;
68 pág. impressas P&B;
Maio 2011; PVP: 9€.
www.zonabd.blogspot.com
zona.bd@gmail.com

O PROJECTO ZONA
O projecto Zona foi fundado em 2009 e tem como objectivo principal o desenvolvimento e divulgação de banda desenhada e ilustração em Portugal. O projecto encontra-se no entanto aberto a participações de outras expressões artísticas, tais como fotografia ou prosa, por exemplo.
Este projecto tem contado com um amplo leque de colaborações de autores Portugueses e também com participações internacionais oriundas do Brasil, Argentina,
Estados Unidos e Espanha. Um dos objectivos principais é dar a conhecer novos autores, disponibilizando uma plataforma que permita dar maior visibilidade ao seu trabalho.
A Zona é actualmente editada por André Oliveira, Fil e Miguel Peres, através da Associação Tentáculo, uma associação cultural com o objectivo de apoiar este e outros
projectos, oficializando assim um caso de sucesso de colaboração entre autores.

ASSOCIACÃO TENTÁCULO
Inaugurada em Julho de 2010, a Associação Tentáculo, de cariz artístico e cultural, tem vindo a albergar e motivar o plano de jovens criadores de banda desenhada e ilustração na criação de novos suportes e desafios de exposição
comercial. Impulsionado pelo Projecto Zona, uma revista de banda desenhada e ilustração participante em variadas exposições nacionais, reuniu uma bolsa de artistas nacionais e internacionais que têm vindo a fundamentar um avanço
criativo e de colaboração entre amigos e desconhecidos movidos pela mesma missão: criar até cair.
associacaotentaculo@gmail.com

AUTORES PARTICIPANTES
Pedro Carvalho, Ricardo Reis, Carlos Páscoa, João Amaral, Fil, Vinicius Posteraro, Ricardo Sousa,
Carla Rodrigues, JB Martins, Xico Santos, Marcelo Saravá, Igor Shin, Alexandre Manoel
Matheus Moura, Abel, Luís Lourenço Lopes, Tiago Pimentel, André Araújo, André Oliveira, Cari Shrine

Outras "Zonas" aqui no Leituras de BD:
Zona 0
Zona Negra
Zona Fantástica
Zona Gráfica
Zona Negra 2

Boas leituras!

2 comentários:

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]