quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Assassino Vol.3: A Dívida / Vol.4: Laços de Sangue


O Assassino, Le Tueur no original, é um excelente “Thriller” criados pelos autores franceses Matz (textos) e Jacamon (desenho). Foram editados pela Booktree os dois primeiros volumes à volta de dez anos, não tendo tido nenhum desenvolvimento desde essa altura. Felizmente a ASA pegou no Assassino e aproveitando a série Os Incontornáveis da BD em parceria com o jornal O Público, publicou no décimo segundo, e último, volume dessa série o terceiro e quarto volumes colectados em conjunto. Os volumes editados pela Booktree são:
- Debaixo de Mira
- Engrenagem
A estória que Matz projectou está muito bem conseguida, o perfil do assassino frio (mas não cruel), metódico (mas não psicótico) que quer parar por um pouco, para poder viver um pouco como qualquer indivíduo comum e tentar saborear um pouco da vida, embora lhe seja muito difícil, pois existe sempre uma ponta solta que o impede de atingir essa pequena felicidade…
O excelente desenho e cor de Jacamon compõe o resto! A sua arte é forte assim como as suas personagens, mas no seu desenho nada é deixado ao acaso. Por vezes o detalhe com que constrói determinada página ou vinheta não deixa muito à imaginação do leitor! O seu desenho e a sua cor mesclam-se harmoniosamente numa paleta de cores muito bem conseguida. Por tudo isto O Assassino vale a pena ler e apreciar.
Ele é frio, calculista, não deixa nada ao acaso nos seus “trabalhos” não se importando em saber quem o contrata ou porquê. Querem que alguém desapareça completamente? Ele é o homem certo! Apesar disto tudo consegue criar empatia no leitor, pois para todos os efeitos ele faz o seu trabalho desapaixonadamente… é apenas uma profissão! Mas nos seus muitos monólogos ou pensamentos vai sempre deixando criar a ilusão no leitor que quer mudar de vida, quer ter uma vida normal… Não se pense que ele é um “anti-herói”, porque não o é. As suas acções são frias e bem premeditadas… profissionais. Mas Matz consegue que a estória se entranhe no leitor, ficando este sempre com a esperança que o assassino se torne num homem bom, só que este homem não o é! Apesar disso, nos seus pensamentos, lá vai deixando um rastro de esperança relativamente a uma mudança na sua vida. Para isso muito contribui uma personagem por quem eu me apaixonei logo: a jovem que o vai acompanhando quase sem falar, mas sempre muito presente. Não o questiona, está apenas ali ao lado dele. É ela que o faz sonhar em abandonar a solidão da carreira de assassino, poder viver um pouco… mas as coisas nunca correm de feição, o passado deixa sempre marcas, que se fazem sentir no presente de uma vida como aquela, e o Assassino quer proteger os seus novos amigos: “ela”, o polícia despedido e o filho do traficante, e produtor de droga. No final deste quarto volume percebe-se que o próximo será jogado com mais personagens e que a intriga se vai aprofundar.
Boa série esta, para quem gosta do romance policial negro!
Já agora informo que a Paramount comprou os direitos desta série, O Assassino para adaptação ao cinema. O realizador será David Fincher (Alien 3, Fight Club, Zodic, Panic Room e Seven); a produção estará a cargo da Brad Pitt’s Plan B Entertainment e de Alexandra Milchan; o argumento será de Alessandro Camon.

Boas leituras!

Softcover
Criado por Matz e Jacamon
Editado em 2011 pela ASA/O Público
Nota : 9 em 10

5 comentários:

  1. E será necessário ter lido os dois iniciais, ou pode-se ler estes isoladamente sem muitas questões?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. pco69
    Há cenas que vêm de trás...
    :P

    ResponderEliminar
  4. não são "cenas" nem "takes" são "pranchas" e "vinhetas". heheheh. :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]