quinta-feira, 9 de junho de 2011

Absolute Planetary Vol.2



A saga Planetary chegou ao fim! Gosto de estórias com princípio, meio e fim. Nos comics norte americanos quando algo tem sucesso há sempre quem queira esticar a corda prolongando séries para além dos limites, acabando por se tornar monótonas. Não foi o caso, felizmente!

A revista nº 27, que fecharia a série demorou muitos anos a sair, por dificuldades de Warren Ellis em fazer um final a seu contento… acabou por ser publicada em 2009, oito anos depois do nº26!
Planetary também fez história com os formatos de apresentação, o formato “Absolute” da DC e suas "imprints" (tamanho bastante superior ao normal, papel e impressão de superior qualidade, caixa, sobrecapa e uma excelente ligação entre as páginas e a lombada) foi inaugurado com o Absolute Planetary Vol.1! Este volume foi “rei” no EBay durante bastante tempo, pois esgotou muito rápido e a sua procura foi sempre grande. Mas como a DC optou sempre por não fazer 2ª edição de nenhum dos livros neste formato, os preços que atingia eram bastante altos! Bem… a DC, com a edição em vista do segundo volume, resolveu fazer com o primeiro volume mais um golpe comercial, Absolute Planetary Vol.1 foi o primeiro Absolute a ter uma reedição!
Infelizmente o sucesso desta série é tão grande que essa segunda edição já esgotou tempos atrás, assim como o segundo volume! Agora só no EBay e noutros sites de leilão se consegue obter estes magníficos livros. Para quem não quiser esta versão de luxo, a DC editou a série em quatro volumes normais, tanto em formato TPB (capa mole) como em Hardcover (capa dura).
Quanto ao autor da estória, Warren Ellis, é minha opinião que esta é a sua melhor obra! Não conheço nenhuma tão bem detalhada, com pormenores muito interessantes espalhados por um mundo complexo, num registo multidimensional. O espaço desta estória passa-se em todo o lado, na Terra, no espaço e em dimensões alternativas. A ligação entre os vários episódios está excelente, com a inclusão de muitos personagens “pulp” da primeira metade do sec. XX! Até um episódio com o equivalente a Tarzan está lá presente, e como sempre faz uma excelente e importante ligação para origem de um dos personagens principais da equipa Planetary!
A arte… A ARTE É DESLUMBRANTE! Cassaday que começou a série titubeando, à procura do seu estilo, acaba em grande! Cenários majestosos, páginas de detalhes impressionantes e outras impressionantes pela simplicidade apresentada! Mas para o luxo visual também existe outro responsável, a colorista Laura Martin que vestiu o desenho de John Cassaday com cores maravilhosas, sem estragar o trabalho artístico deste! Toda esta grandiosidade artística atinge a sua plenitude nas páginas grossas e em papel brilhante com que o formato “Absolute” desta série nos presenteia.
Planetary é um grupo de “arqueólogos do impossível” que tenta desenterrar a história secreta da Terra. Este grupo é formado por Elijah Snow (consegue extrair o calor do ambiente ao seu redor gelando-o), Jakita Wagner (invulnerabilidade, força e rapidez sobre-humana), “The Drummer (controla e manipula fontes de comunicação, sistemas informático e eletrónicos), Ambrose Chase (membro desaparecido que manipulava campos de distorção) e o “Fourth Man” que fica para vocês descobrirem quem é!
Esta equipa viaja pelo mundo investigando fenómenos estranhos: monstros e outras criaturas, relíquias incomuns, outros super seres, segredos poderosos que certos indivíduos tentam manter escondidos do resto do mundo. A sua finalidade é em parte a curiosidade, e se possível usar todo esse conhecimento para o aperfeiçoamento da humanidade. Há, no entanto, grupos que se opõem aos seus objectivos.
Esta organização tem uma história bem intrincada, assim como o grupo oponente, que nos é revelada gradualmente ao longo da série.
Gostaria de falar um pouco sobre a estória propriamente dita, mas é muito difícil de o fazer sem estragar o prazer de leitura a quem ainda não leu, e deseje conhecer a série. Posso dizer que Elijah Snow recuperou a memória, que tinha sido bloqueada pelo grupo opositor, “The Four”, e promete vingança por tudo o que fizeram e pretendem fazer! Este grupo faz o mesmo que a Agência Planetary, mas quer as descobertas para proveito próprio, não olhando a meios para isso! Neste volume viaja-se para o espaço e para dimensões alternativas. Este mundo de dimensões alternativas é o mesmo da série “Authority”, ou não fosse o autor o mesmo…
Mais alguma informação em Absolute Planetary Vol.1
Desejo-vos boas leituras e recomendo esta série!



Slipcased Hardcover
Criado por: Warren Ellis, John Cassaday e Laura Martin
Editado em 2010 pela Wildstorm
Nota : 11 em 10

10 comentários:

  1. Só li um numero,é muito pouco para opinar sobre essa serie.

    ResponderEliminar
  2. Optimus
    Sim, é curto.
    Mas aconselho-te a leitura desta série! Penso que ainda está acesível em TPB.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. LOLO,a minha Wishlist só cresce.
    Lembrei-me agora que a ums anos li o cross com o Batman,mas na epoca nem os conhecia.

    ResponderEliminar
  4. Optimus
    Olha é um crossover que eu gostava de ter lido, pois uma determinada conversa entre Batman e Elijah Snow tem influência neste último, e por consequência na série principal!
    :)

    ResponderEliminar
  5. E já podes ler em HC:

    http://www.comixology.com/sku/FEB110210/Planetary-Batman-HC-Deluxe-HC?utm_source=Cover%2BGallery&utm_medium=retailers&utm_campaign=Retailers%2B2011-06-01&utm_term=Hometown%2BComics&store_id=2800

    só custa 3 vezes mais que o prestige.

    ResponderEliminar
  6. Optimus
    Obrigado, não sabia da existência dessa edição!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Una magnífica colección. Cassaday es un artista realmente genial, y Ellis escribe maravillosamente.

    ResponderEliminar
  8. Arion
    É mesmo magnífica, sobretudo neste formato "Absolute"! Neste formato a arte de Cassaday "explode" completamente em páginas de papel brilhante e em tamanho bastante superior ao normal dos comics americanos!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Sei que vou atrasado, mas tenho que dizer que esta é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos.

    É absolutamente genial em todos os aspectos.

    Gostava de receber estas Absolute Editions no sapatinho, mas duvido que aconteça.

    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  10. Rui Esteves
    Estão todos esgotados, os Absolutes.
    Até o primeiro Absolute, que foi o primeiro a ter uma reedição, esta esgotou no espaço de um mês... agora só EBay!
    :\

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]