segunda-feira, 13 de junho de 2011

Agentes do C.A.O.S. – Nova O.R.D.E.M.


A Kingpin publicou o ano passado durante o Amadora BD a compilação do primeiro arco de histórias sob o nome de Agentes do C.A.O.S. – A Conspiração Ivanov. Uma boa publicação, em bom papel e boa apresentação. A história não estava mal e a arte acompanhava bem. Foi um dos títulos, a par do Super Pig, que iniciou a aventura editorial da Kingpin, apresentando-se num registo de policial negro, com pitadas de conspiração internacional.

Ainda bem que a Kingpin resolveu editar este primeiro C.A.O.S. em formato livro, pois a publicação só ganhou com isso, abrindo caminho para que o segundo livro da série saísse logo de início com esse formato!
Assim, durante o Anicomics deste ano saiu Agentes do C.A.O.S. – Nova O.R.D.E.M.!
Bastante mais adulto, nota-se que o autor da história, Fernando Dordio, cresceu neste livro com um registo mais “nervos à flor da pele” , com a componente emocional mais solta fazendo com que o leitor vista a pele das personagens.

A história está bem construída, e como eu acho que tudo é uma questão de treino, espero que Fernando Dordio não largue estes seus policiais bem negros, porque se o próximo ainda for melhor pode-se dizer que ele terá atingido um patamar bem elevado neste tipo de registo! Violento e negro!

O artista de serviço foi o Osvaldo Medina, que esteve como um peixe na água! O seu traço presta-se a este tipo de história, deu grande expressividade às personagens e a montagem/construção das páginas está muito boa! Sem dúvida que se vai afirmando como um dos expoentes da nossa BD, mesmo sem internacionalizações.

Quanto ao primeiro trabalho de Mário Freitas como colorista (acho que é o primeiro) penso que o editor se “safou” bem! Usando uma palete de cores a atirar para o sóbrio, como convinha para este registo onde a cor não tem um lugar proeminente, usa os vermelhos a espaços para marcar bem a violência de algumas cenas.


A história traz de novo um Inspector Franco resiliente e implacável! Depois de um grande atentado no Metropolitano de Lisboa um grupo terrorista rapta três detetives para servirem de moeda de troca a determinadas informações secretas. Mas será que isto não é tudo um engodo para algo maior? Será que a nossa Polícia Judiciária andou ao engano?
Franco vai provar que está velho, mas os seus ossos são muito duros e não é qualquer terrorista que os consegue roer…

Siga as aventuras dos nossos agentes da Judiciária, porque são diferentes e porque nos conseguem prender numa aventura bem contada, e desenhada!
A nossa BD está a crescer felizmente!
E a Kingpin como editora também!
Duas realidades que me põem feliz como “nerd” da BD, e me fornecem “combustível” para eu continuar alegremente a apoiar a nossa BD!
Boas Leituras

TPB (Capa mole com badanas)
Criado por: Fernando Dordio, Osvaldo Medina e Mário Freitas
Editado em 2011 pela Kingpin Books
Nota : 7,5 em 10

7 comentários:

  1. Gostei muito, principalmente da naturalidade com que um certo assunto (que não digo qual é) é tratado.
    Li-o todo, logo que foi comprado, sentada no anfiteatro onde se realizou o Anicomics (enquanto decorriam coisas que me interessavam menos).
    Enxofre

    ResponderEliminar
  2. Tal como referi no Facebook, fico muito satisfeito pelo excelente trabalho da Kingpin, quer ao nível da qualidade quer, principalmente, ao nível da continuidade das séries.
    Espero que consigam continuarem sempre assim...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Diabba
    Acho que deverias fazer uma re-leitura, pois estavas na semi-obscuridade do anfiteatro...
    ;)

    Rafeiro
    Não... com escamas!
    :P

    Lucaimura
    Também espero que a Kingpin continue na senda da edição, e que cada vez mais chegue a um público mais numeroso.
    :)

    Osvaldo
    Não tens nada que "graciar"!
    É merecido!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está uma coisa que vou querer adquirir. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. João
    E será uma boa aquisição, com certeza!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]