sábado, 4 de junho de 2011

Lançamento Projecto Life Habitat Lince Abutre - Lince Ibérico: A Sua História em Portugal


Porque eu gosto do Lince Ibérico
Porque eu gosto de Banda Desenhada
As duas coisas juntas são um prazer para mim!
Infelizmente todas as nossas coisas boas, e pessoas acima da média fogem de Portugal. Assim o Lince o fez também. Como em Portugal é de "macho" andar de caçadeira na mão e uma matilha de cães pela trela para caçar os desgraçados dos coelhos, o nosso maravilhosos e belo Lince fugiu para Espanha onde ainda subsiste em pelo menos dois sítios. Gostaria que voltasse!
Assim, e logo a seguir ao Salão de Moura, eis que neste local se fez a apresentação de mais uma obra de BD: Lince Ibérico - A Sua História em Portugal.
José Garcês mostra novamente a sua apetência para este tipo de registo, já o tinha feito em Maio de 2009 com o seu livro: Jardim Zoológico 125 Anos.
Peço desculpa pelo atraso de um dia na divulgação do evento, mas convenci-me de que era para a semana... foi ontem dia 3 de Junho o acontecimento.
Mas quero que fique aqui registado, e com bastantes imagens!
Segue o press release:


O Lince Ibérico

"O lince-ibérico existe apenas na Península Ibérica. Corre perigo de extinção e, por isso, é nossa responsabilidade não deixá-lo desaparecer... Mas o que é que aconteceu para chegarmos a esta situação? Vejamos então um pouco da história do lince..."


E o Alentejo continua a dar cartas na Banda Desenhada!...
Depois do salão Moura BD e da inauguração do Festival de Beja, eis que Moura se prepara para o lançamento oficial do álbum “O Lince Ibérico: a sua história em Portugal” (com desenhos de José Garcês e texto do biólogo Bruno Pinto), no próximo dia 3 de Junho (sexta-feira), pelas 15:30 h.
Do programa faz parte, também, a inauguração de uma exposição com a capa e todas as pranchas que constituem o álbum e uma sessão de autógrafos com os autores.
A exposição e o lançamento do álbum chegaram a estar programados para o Moura BD mas, por acordo entre as entidades intervenientes no projecto, acabaram por ser adiados para a data agora anunciada.
A edição do álbum é da Liga para a Proteção da Natureza (Projecto Life Habitat Lince Abutre).


PROGRAMA:
Dia 3 de Junho (sexta-feira):

Às 15:30 h, na Adega da Mantana – apresentação pública do álbum “O Lince Ibérico: a sua história em Portugal”

Às 16:15 h, no Espaço Inovinter – inauguração da exposição e sessão de autógrafos com os autores (José Garcês e Bruno Pinto)

A exposição decorrerá até 12 de Junho, entre as 09:30 e as 12:30h e as 14:00 e as 17:30 h.








Existe sempre "um bando de loucos" que luta pela preservação de espécies em vias de extinção, neste caso o "Projecto Life Habitat Lince Abutre". Eu sei que é difícil de lutar contra o poder instaurado, contra os interesses de alguns "cartéis" que por aqui pululam no nosso País... Mas não desistam!

Boas leituras!

8 comentários:

  1. Acho uma excelente iniciativa e apoio totalmente. Sempre me senti fascinada pelo lince ibérico, e foi com muita pena que, há uns anos atrás, descobri que eles estavam extintos no nosso país. Realmente falta a muitos portugueses o conhecimento cívico capaz de impedir que isto torne a acontecer (tantas espécies ameaçadas em Portugal por desconhecimento).

    A BD parece muito interessante, e se tiver hipótese vou comprar.

    ResponderEliminar
  2. Jornalismo objectivo ftw...

    ResponderEliminar
  3. Ana C. Nunes
    Duas coisas contribuíram para a o Lince desaparecesse do nosso País... a construção selvagem e planos directores cheios de buracos (para encherem a bolsa dos nossos autarcas) e a caça indiscriminada que grassa por todo o território (temos caçadores a mais para os nossos míseros Km2 de área).
    Enquanto as pessoas não se capacitarem de que não podem fazer tudo o que lhes dá na "bolha", mais desgraças naturais acontecerão!
    :(

    Mrmime
    Er... o que queres dizer com FTW?
    :|
    Conheço o significado de algumas siglas, mas essa não!
    :D

    ResponderEliminar
  4. Estava a dizer que a este artigo faltou imparcialidade jornalística.

    For the win é o que quer dizer.

    ResponderEliminar
  5. Mrmime
    Bom... eu não sou jornalista, sou mecânico!
    :P
    De qualquer maneira quando escrevo sobre qualquer coisa aqui, nunca sou imparcial! É sempre a minha opinião que eu partilho com vocês!
    É claro que como é a minha opinião, não quer dizer que outras pessoas concordem, e aí discute-se!
    O que eu gosto!
    :D
    Desde que não haja faltas de respeito... claro!

    Se tu reparares, em tudo aquilo escrevo está lá patente a minha opinião.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Mrmime
    Aliás, se leres o meu próximo post vais ver que terá tudo menos objectividade jornalística... espera para ver!
    ;D

    ResponderEliminar
  7. percebeste-me mal, eu não estava a criticar nem a tentar parecer desrespeitoso :O!

    Era só um comentário à parte dos caçadores em especifico, não que eu tenha problemas com isso, mas não quis deixar passar porque algum bedéfilo caçador pode ficar ofendido :P

    ResponderEliminar
  8. Mrmime
    Eu não me senti desrespeitado!
    :D
    Só estava a dizer que raramente sou imparcial neste blog!
    ;)
    Se houver um bedéfilo caçador, poderei discutir ideias com ele!
    Eu gosto de debater ideias!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]