terça-feira, 26 de julho de 2011

Autores: Stan Lee


Stanley Martin Lieber nasceu em Nova Iorque no ano de 1922, mas o nome provavelmente não diz nada a ninguém. Se eu falar em Stan Lee de certeza que meio planeta Terra sabe de quem eu estou a falar! Este homem mudou para sempre, e irreversivelmente, os comics e cultura norte-americana, ao reinventar o mundo dos comics! Ele, em conjunto com Steve Ditko e Jack Kirby, inventou uma grande parte dos super-heróis que catapultaram a Marvel de uma pequena editora para o gigante mundial que é neste momento. Só para terem uma ideia aí vai uma lista das personagens que saíram da cabeça deste homem:
- Black Marvel
- Mister Fantastic
- Invisible Woman
- The Thing
- Human Torch
- The Hulk
- Ant-Man
- Spider-Man
- Thor
- Doctor Strange
- Iron Man
- Nick Fury
- Wasp
- Cyclops
- Professor Charles Xavier
- Angel
- Iceman
- Magneto
- Beast
- Marvel Girl (Phoenix)
- The Avengers
- Black Widow
- Daredevil
- Hawkeye
- Quicksilver
- Scarlet Witch
- Wonder Man
- Black Phanter
- Silver Surfer
- Captain Marvel (Mar-Vell)
- Falcon
- She-Hulk
Nos anos 40 do século passado o mercado de BD norte-americano era dominado pela DC comics em pontificavam Superman e Batman. Stan “The Man” Lee começou a escrever nos anos 30 para uma pequena editora a Timely Comics. Esta editora viria a tornar-se mais tarde a Marvel Comics! O seu primeiro trabalho foi uma página para a revista Captain America, criação de Joe Simon e Jack Kirby, onde assinou pela primeira vez como Stan Lee. Foi no nº3 desta revista.
Stan Lee voltou para a “sua” editora no final da 2ª Guerra Mundial, onde se deparou com uma crise de moralismo, em que se dizia que a BD corrompia a juventude. Foi um período muito negro desta arte nos EUA, que ainda se repercute nos dias de hoje! O nome da censura chamava-se Comics Code Authority.
Nos anos 50 Martin Goodman incumbiu Lee de “responder” à renovada DC com uma equipe nova de super heróis, assim surgiu o Quarteto Fantástico! De seguida veio o Hulk, Iron Man, Thor, X-Men, DareDevil e por fim… o maior sucesso da Marvel: Spider-Man!
Os heróis criados por Lee foram recebidos de braços abertos pelo público norte-americano, pois eram humanos! Tinham problemas existenciais, alguns eram violentos e possuidores de mau feitio! Tinham namoradas e de trabalhar para viver.
Esta foi a revolução de Stan Lee! Acompanhado pelos míticos artistas Jack Kirby e Steve Ditko, Lee levou a Marvel para o top de vendas.
Para além do seu trabalho como criador de personagens e estórias, tornou-se editor chefe da Marvel durante muitos anos.
Mas apesar de estar intimamente ligado à Marvel também trabalhou para a sua concorrente já neste século, criando a conhecida série “Just Imagine Stan Lee’s...” onde personagens da DC tinham aventuras alternativas.
Agora, Stan Lee vai passeando a sua fama em programas de televisão e em pequenas cenas nos filmes rodados pela Marvel. Arranja sempre maneira de figurar no meio dos seus heróis que saltaram com grande êxito para o ecrã. A sua melhor aparição é mesmo no 2º filme do Quarteto Fantástico, onde aparece como ele próprio e tenta penetrar na festa de casamento entre Sue e Reed Richards…
É sem dúvida um dos maiores vultos ainda vivos dos comics norte-americanos!


Boas leituras!
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário