quinta-feira, 28 de julho de 2011

Duplas Famosas: Northstar e Aurora


São irmãos gémeos, têm poderes e usam-nos para defender os humanos. Esta dupla pertenceu às fileiras do grupo mutante canadiano Alpha Flight, acabou por pertencer também aos X-Men, sendo que foi nesta revista com este nome que apareceram pela primeira vez em 1979!
Separados à nascença seguiram caminhos completamente diferentes... Aurora foi entregue a uma escola de disciplina rígida onde acabou por formar uma segunda personalidade. Sempre foi uma mulher reprimida devido aos maus tratos na sua infância. Acabou por se tornar professora, mas quando foi atacada por assaltantes a sua segunda personalidade emergiu dando-lhe poderes supra-humanos, conseguindo dominar um dos bandidos, sendo o outro dominado por Wolverine. Este acabou por convidar Aurora para incorporar a força mutante canadiana Alpha Flight onde encontrou o seu irmão. Este pertenceu primeiro a um grupo terrorista e separatista do Québec, mas não concordando com os métodos deste grupo acabou por ser recrutado para os Alpha Flight. É aqui que Jean-Paul Beaubier e Jeanne-Marie Beaubier se tornam respectivamente Northstar e Aurora!
Northstar acabou por perceber que a irmã tinha problemas de personalidade e tornou-se no seu protector!
Os poderes de Northstar são basicamente de alta velocidade, pode-se mover e voar quase à velocidade da luz. É claro que quando aplica murros repetidamente quase à velocidade da luz até o Hulk vacila!
Aurora tem basicamente os poderes do irmão, mas é menos veloz. Em contrapartida a capacidade de prolongar o tempo útil dos seus poderes sem se cansar é bastante maior que a do irmão.
Quando combinam os seus poderes, normalmente dando a mão um ao outro, são capazes de explosões fotónicas extremamente poderosas!
Nothstar também é famoso por ser o primeiro super herói assumidamente homossexual. Tem de se dar mais crédito por isso, porque lutou pelo seu rumo sexual numa altura em que o famigerado Comics Code Authority estava ainda bem activo! A sua orientação sexual deu muita luta entre autores, artistas, editores, editoras e agências de censura norte-americanas.
A última vez que eu li uma aventura onde eles foram elementos preponderantes foi no crossover X-Men Supernovas, mas têm outras mais recentes. Penso que houve um reanimar do grupo Alpha Flight, mas não sei se vingou...

Boas leituras

4 comentários:

  1. Ahahhah aqui estou na minha praia!! Já dediquei um post a cada um dos dois irmãos porque, como é claro, o Northstar é dos meus personagens favoritos. Até é dele a imagem que identifica o meu blog quando comento. Ele foi uma personagem marcante na minha adolescência e que me mostrou (quando o mundo e a família dizia o contrario)que um homossexual podia ser uma pessoa tão normal e merecedora de respeito como qualquer outra. O facto de ele ser um super herói e de ter uma personalidade orgulhosa e segura de si, só contribuiu para que se tenha tornado um dos meus heróis modelo. Importa referir que também a irmã teve vários problemas para aceitar a orientação sexual do Northstar.
    Actualmente, podemos acompanhar as aventuras do Northstar junto de uma das equipas mais conceituadas da Marvel, os X-Men (já que ele faz parte do grupo). É triste que a administração da Marvel tenha durante tantos anos proibido a existência de heróis com orientações sexuais diferentes da heterossexual embora o criador de Northstar tivesse deixado várias pistas subtis até que finalmente em 1992 pode assumir o personagem tal como pretendia. Nos dias de hoje Northstar é apenas um dos muitos personagens LGBT do universo Marvel, sendo que na DC se passa o mesmo. A Aurora é que tem andado meio desaparecida, mas surgiu recentemente ao lado do irmão durante a Chaos War.
    Quanto aos Alpha Flight, já houve umas reencarnações da equipa mas foram todas de pouca duração.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. ψ Psimento ψ
    Quando Chris Claremont e John Byrne em 1979 criaram esta personagem foi mesmo com a ideia de ele ser homossexual, mas Jim Shooter e a Comics Code Authority preveniram imediatamente essa situação. Assim Northstar foi "mascarado" durante muito tempo pela Marvel.
    Esta foi a situação que me fez pôr esta dupla na rubrica "Duplas Famosas", pois eles não têm tido acção preponderante no universo Marvel dos X-Men. Mas a "confusão" que a orientação sexual de Northstar provocou acabou por lhe dar notoriedade!
    Quanto aos Alpha Flight, tenho pena que não tenham uma tido uma "vida mais sólida", pois eram uma equipa que eu gostava bastante!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Os Alpha Flight voltaram à carga, na sua 4.ª encarnação, que conta com os personagens clássicos: Guardian, Vindicator, Shaman, Snowbird, Northstar, Vindicator, Sasquatch... e Marrina!. Parece-me estar sublimemente bem desenhada pelo Dale Eaglesham, que adoro. O problema? Só vai ter 8 números...

    ResponderEliminar
  4. X
    Bem, se forem fazendo mini-séries de qualidade não é mau! É preferível a on-goings com a qualidade a decair de revista para revista...
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]