quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primeiras Conferências de Banda Desenhada em Portugal


O Laboratório de Estudos de Banda Desenhada (LEBD)está a promover, desde hoje até amanhã, discussões sobre Banda Desenhada no Instituto Franco-Português, na Avenida Luís Bivar em Lisboa. Alguns dos temas abordados são bastante interessantes e convido quem tenha tempo livre a deslocar-se lá! Eu infelizmente não posso por motivos laborais, mas tenho pena!
Vou deixar aqui o programa destas jornadas sobre BD:

Programa das 1as Conferências de Banda Desenhada em Portugal

Dia 22 de Setembro, Quinta-Feira
9h30
Apresentação das Conferências e Convidados




Discursos dos convidados internacionais
David Kunzle, “Rodolphe Töpffer, Diletante” (em língua inglesa)
Thierry Groensteen, “Patchwork de estilos: o fim do dogma da homogeneidade gráfica” (em língua francesa)






11h30
Intervalo


11h50
1ª Parte das apresentações: O Artefacto Literário
Maria Cristina Álvares, “A figura do herói na bd franco-belga clássica”
Daniel Seabra Lopes, “Na margem da aventura: Pratt”
Alexandra Dias, “O Diário de K. e a Intertextualidade”




13h15
Pausa para almoço

15h00




2ª Parte das apresentações: Disciplina e Indisciplina
Cláudia Pinto, “Marvels e Kingdom Come: A Re-Mitificação da América”
José Marmeleira, “Vãs epifanias: rock e banda desenhada”






16h00
Intervalo

16h10
Mesa-redonda: Grupo de Investigação de Banda Desenhada


Dia 23 de Setembro, Sexta-Feira


10h30

3ª Parte das apresentações: Lógicas de Território
Sara Figueiredo Costa, “Castelao e o galeguismo”
Nuno Marques, “In The Shadow of No Towers e M-11 La Novela Grafica como momentos de silêncio entre o ruído da tragédia”
João Miguel Lameiras, “Era uma vez na Argentina: entre o esquecimento e a memória”

11h50
Intervalo

12h00



4ª Parte das apresentações: Ciência e Banda Desenhada
João Ramalho Santos, “Ciência e Banda Desenhada”
João Mascarenhas, “Tintin, a aventura na Lua, o conhecimento científico e a bd”






13h15

Pausa para almoço

15h00



5ª Parte das apresentações: Autores Portugueses
João Caetano, “Lugares de Fronteira: Carlos Alberto Santos”
Conceição Pereira, “Arte fragmentada (José Carlos Fernandes)”
Álvaro Matos, “Política e bd na I República”

16h20
Intervalo

16h30



6ª Parte das apresentações: Limites e Experimentação
Pedro Moura, “Elementos estéticos em The Cage, de Martin Vaughn-James”
Diniz Conefrey, “Percepção narrativa no advento da bd abstracta”
Domingos Isabelinho, “A banda desenhada portuguesa no campo alargado: do O Escritor a A História Dramática de um Ovo”




17h40

Encerramento das Conferências
Extra: projecção de curta de animação (a confirmar)

Este post saiu um pouco em cima, mas paciência. Para a próxima com certeza será mais a tempo, desde que os organizadores me avisem e me digam onde encontrar o programa. Divulgação é preciso...

Boas Leituras!

9 comentários:

  1. Já tinha conhecimento do evento e infelizmente (pelos mesmos motivos que tu) também não posso ir. :((

    ResponderEliminar
  2. Também não estarei presente. Exactamente os mesmos motivos. Às vezes é complicado fazer estas iniciativas fora de horário laboral, pois muitas vezes estamos sujeitos ao funcionamento dos espaços disponibilizados. É pena!

    ResponderEliminar
  3. X e João Figeiredo
    Este tipo de eventos , ou se fazem ao fim de semana ou num horário que permita às pessoas que felizmente estão empregadas se possam deslocar até lá! Eu por acaso até trabalho por turnos, mas estou no turno errado para ir assistir.
    :(

    ResponderEliminar
  4. Ola,

    Gostei do blog super literário!!!
    Qual o seu trabalho com ele?
    Estamos lhe seguindo; vem com a gente concorrer dia 10 a 4 kits com 3 livros cada; quanto mais você comentar, mais chances tem de ganhar.
    Vamos juntos incentivar a literatura brasileira em nosso País!

    Obrigada por nos seguir!
    Adriana Vargas
    Clube dos Novos Autores

    ResponderEliminar
  5. Adriana
    Bem vinda ao Leituras de BD!
    :)
    ehheh Este blog não é muito literário, nem tenho pretensões a isso. Nem tenho pretensões a jornalista sequer. Faço o que faço neste blog como escape do meu trabalho verdadeiro! Como adoro Banda Desenhada (HQ) tento divulgar ao máximo este tipo de arte! O trabalho que tenho não conta (embora seja muito) pois é feito por gosto!
    ;)
    Mas será difícil eu incentivar brasileiros a ler, pois embora metade das minhas visitas venham do Brasil, eu não conheço a realidade total em relação aos hábitos de leitura dos brasileiros. Aqui neste blog fala-se quase a 100% de HQ, mas eu na realidade conheço pouco do que os brasileiros fazem neste campo. Conheço os trabalhos de Maurício, Laerte e dos irmãos Bá. De resto só completamente ignorante...
    Mas se me apresentares obras de outros autores de qualidade eu não me importo de as divulgar, terei prazer mesmo, visto (como já disse atrás) um pouco mais de metade dos meus leitores são brasileiros!
    :)

    ResponderEliminar
  6. En Perú casi no hay este tipo de eventos. Se ve realmente interesante.

    Ah, he seguido tus sugerencias y le he dado más movimiento a mis nuevos dibujos.

    ResponderEliminar
  7. Arion
    Este tipo de eventos, em conjunto com outros de âmbito mais comercial, dão vida e promovem o interesse à volta da Banda Desenhada! É bom que existam!
    ;)
    Ainda bem que as minhas sugestões te são úteis!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Ideia de GÉNIO Fazerem isto a semana,realmente.

    ResponderEliminar
  9. Opimus
    Fazerem isto durante o a semana e durante o dia, na realidade corta logo a possibilidade de muita gente que gostaria de assistir, se poder deslocar a essas conferências.
    :S

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]