domingo, 25 de setembro de 2011

Scott Pilgrim Vol.4: Agora é Sério


Já li e já gostei!
Muito.
Não sei se é o melhor livro da série, como muitos dizem, mas não há dúvida que é o melhor até agora, na minha opinião. Bem... também não é assim tão melhor que os anteriores, mas é mais bem conseguido na sua totalidade.
Já falei em alguns posts de Scott Pilgrim, portanto nada disto é novo aqui no Leituras de BD.
O que é novo aqui é que Bryan Lee O'Malley eleva o jogo, literalmente e metaforicamente, a um novo nível deixando quase um pouco de parte a luta contra os ex. namorados maléficos de Ramona, centrando-se mais nas vivências e relações entre os vários protagonistas da série. A narrativa é mais forte, o humor marca uma presença de excelência, o grafismo está mais forte também, e a série ganha muito mais coesão e interesse.
O cenário é cada vez mais um jogo sério e difícil, e Scott como um dos protagonistas principais ganha cada vez mais armas e pontos de experiência cada vez que “sobe um nível”!
E os níveis deste jogo, que ao fim e ao cabo é o jogo da vida, são vencidos com acções em que a verdade, relações pessoais/emocionais, objectivos na vida são superados positivamente!
A caracterização das personagens está cada mais profunda, sobretudo no que toca a Scott e Ramona, entrando já naquele tipo de “problemas” típico daquela geração.
Como notas diferentes temos uma primeira parte a cores, o ex.namorado maléfico desta vez é do sexo feminino, Scott aprende a “viajar no sub-espaço”, Scott arranja um emprego e é perseguido por um estranho de aspecto oriental (LOL). A banda não tem dado espectáculos ao vivo e aparece uma rapariga que vai baralhar ainda mais a vida deste rapaz… para além disso, temos a letra “L” e a idade de Ramona! Há mais para além disto, mas para o descobrirem terão de ler o livro…
Basicamente este é o livro onde Scott começa a crescer como pessoa, começando a abandonar a figura do adolescente irresponsável. Neste livro existem várias estórias paralelas, que lhe dão riqueza e substância, e não permitem ao leitor começar a ficar enjoado com as figuras de Scott e Ramona. Com isto, Bryan Lee O'Malley não deixa cair a estória naquela pasta maçuda que acontece quando os protagonistas começam a ficar desgastados!
A série está a atingir a sua maturidade, ao mesmo tempo que o próprio Scott, e definitivamente começa-se a perceber o porquê do seu enorme sucesso no continente norte-americano! Scott começa a aproximar-se da idade adulta, superando as armadilhas do final da adolescência, mas não sem algumas amarguras.
A capa do livro encontra-se no post de lançamento deste volume e podem ver, para além da dita capa, mais algumas páginas. Optei por colocar no topo as páginas iniciais, por que já tinha colocado a capa deste livro em dois posts anteriores.
Podem consultar neste link:
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim Vol.4 - Agora é a Sério
E neste, sobre os primeiros três volumes:
Scott Pilgrim Vol.1 Vol.2 e Vol.3
Outras entradas:
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim e a Tristeza Infinita
Recomendo!

Boas leituras!

TPB
Criado por Bryan Lee O'Malley
Editado em 2011 pela Booksmile
Nota : 9 em 10

9 comentários:

  1. Podemos dizer que a série é uma surpresa. Confesso que não dava muito por ela no início mas com o tempo fiquei fã.
    É caso para dizer "...primeiro estranha-se depois entranha-se!!"

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, acho que depois do 1º livro, a seguir gostei mais deste. Consegue aquele equilíbrio que antes reclamava: tá marado, mas sem exageros, e mostra episódios na relação entre os jovens que realmente retrata mas também caricatura a geração de jovens da América do Norte dos anos 90, início do século XXI.

    ResponderEliminar
  3. Lucaimura
    Para mim não foi surpresa porque já tinha lido um pouco online muito tempo atrás e estava para os comprar em inglês, quando saiu o anúncio da Booksmile de que iriam editar em português! Boa série!
    :)

    Reignfire
    Também acho o melhor de todos os volumes até agora. Apenas não sei se é mesmo o melhor da série, como muita gente diz.
    Achei-o mais bem estruturado que os outros, o que como dizes (e eu concordo) dá um maior equilíbrio ao livro!
    E também como dizes, é um bom retrato, e ao mesmo tempo caricatura, dessa geração dos "90".
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Por causa disto;

    http://www.sistemagames.com/sistemasonic/img/sonic1.jpg

    http://2.bp.blogspot.com/-M4a6rh1FzLM/Tn-gMVs3X0I/AAAAAAAAFq0/sY6jptcydAc/s1600/Scott%2BPilgrim%2BVol.4%2B-%2BAgora%2B%25C3%25A9%2Ba%2BS%25C3%25A9rio%2B-%2BP%25C3%25A1gina%2B2%2B-%2B3.jpg

    semelhante não é??

    ResponderEliminar
  5. Optimus
    Sim são semelhantes, mas de propósito!
    É mais uma homenagem a um jogo célebre!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Onde eu acho para baixar o vol.2 em portuges?

    ResponderEliminar
  7. Alexandre
    Na realidade não conheço nenhum link para poderes fazer o download deste livro em português. Eu tive de comprar!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]