quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Y: The Last Man


- 48% da população mundial, os homens (2,9 biliões), estão mortos.

- 495 dos 500 proprietários das maiores fortunas da terra estão mortos.

- 99% dos proprietários de terra, ou terrenos, estão mortos.

- Só nos EUA 95% dos pilotos de avião, condutores de camiões e comandantes marítimos estão mortos, assim como 92% dos criminosos violentos.

- No mundo inteiro 99% dos electricistas, mecânicos e operários de construção estão mortos.

- 49% da população que trabalha na agricultura está morta.

- 14 Nações, incluindo Espanha e Alemanha, têm militares femininas que já serviram em combate no terreno. Antes da praga nenhuma das 200.000 mulheres militares do EUA tinham participado em combate no terreno.

- Austrália, Noruega e Suécia são os únicos países em que mulheres militares servem em submarinos.

- Em Israel todas as mulheres entre os 18 e os 26 anos de idade cumpriram serviço militar obrigatório. Antes da praga, pelo menos três mulheres muçulmanas foram bombistas suicidas.

- Por todo o Mundo 85% dos líderes governamentais estão mortos, assim como 100% dos padres católicos, rabis judeus e imans islâmicos.


BEM-VINDOS A UM MUNDO SEM HOMENS!

Este foi o resultado da praga que vitimou todos os possuidores do cromossoma “Y” no planeta Terra. Não só os homens, mas todos os machos mamíferos.
Todos? Não!

Um único homem e um único macaco sobreviveram a esta praga.
E é aqui que nasce uma das melhores obras da BD mundial. Criada pelo escritor norte-americano Brian K. Vaughan e pela artista canadiana Pia Guerra, ganhou alguns prémios dos quais destaco o “Eisner Award for Best Continuing Series” em 2008.

Brian K. Vaughan tem obra traduzida em português, a excelente Fábula de Bagdad editada pela BD Mania, e tem trabalhado para as maiores editoras do mercado norte-americano de comics. Saliento o seu trabalho em X-Men, Runaways e Mystique pela Marvel, Green Lantern, Batman, Wonder Woman e JLA pela DC Comics, Swamp Thing, Y the Last Man e Pride of Bagdad pela Vertigo, Tom Strong e Ex Machina pela Wildstorm, Buffy the Vampire Slayer pela Dark Horse. Para além disso também foi um dos responsáveis pela famosa série TV “Lost”!
A artista Pia Guerra iniciou-se a sério nesta indústria com esta série, trabalhando depois em Doctor Who: The Forgotten pela IDW Publishing.




Os textos de Vaughan são excelentes, pegando num cenário completamente hipotético deu-lhe corpo mostrando uma visão aterradora (ainda bem que apenas ficção), de um mundo sem homens. O descontrolo, as loucuras, os gangs e a violência que grassa após uma repentina ausência de homens, assim como a fractura ecológica existente após o desaparecimento, e impossibilidade de reprodução das espécies mamíferas!

Tudo passa nesta série, onde um, e apenas um homem mais o seu macaco, sobrevivem! Poder-se-ia pensar que o mundo seria um Paraíso para este macho, mas não é assim que se passa. O pesadelo é enorme, com gangs, potências estrangeiras, cientistas e serviços secretos todos atrás dele! Ele, Yorick Brown, um artista amador, apenas queria juntar-se à sua namorada que na altura estava na Austrália…

Claro que num mundo assim a tarefa era tudo menos fácil!
O seu primeiro acto foi reunir-se com a sua mãe, Congressista Americana, conhecendo neste percurso a Presidente dos EUA. Nesta altura é-lhe dada a companhia da agente 355 como guarda-costas, com o intuito de se encontrarem com uma brilhante cientista na área de clonagem: a Dr. Allison Mann. Aqui começa o périplo de Yorick que vai correr todo o planeta.

Esta história fracturante leva todos os seus personagens ao limite emocional. Por vezes o conflito emocional é tão grande que chega a ser desesperante/exasperante! Vaughan trabalhou este tema até à exaustão, e conseguiu dar-lhe um fim! Enquanto eu lia os vários volumes desta série, pensava como é que o autor daria um final decente a tudo isto… já estava à espera de um final de porcaria e apressado, mas não! Não é um final alegre e feliz, mas é um final muito competente e verosímil com tudo o que se passou para trás.

Grande trabalho e visão deste autor que pôs super-modelos a arranjar empregos como apanhadoras de lixo e corpos humanos (dos homens mortos…), mostrou como as mulheres podem ser impiedosas e cruéis num mundo descompensado (isto não foi nenhuma afirmação “machista”). Vários temas incómodos são aflorados, como a sexualidade ou a clonagem de seres humanos, nesta saga de um mundo sem homens. O leitor tira as ilações que quiser! E não posso dizer muito mais sem fazer "spoiler"...

A arte de Pia Guerra é limpa e eficaz, sem ser espampanante, demonstrou qualidade e capacidade, sem recorrer a grandes efeitos gráficos! É uma autora a observar. Durante o tempo em que esta série foi editada verificou-se uma boa evolução na qualidade do seu traço terminando num nível superior ao que apresentou de início.
Y, The Last Man está editado em dez TPB de capa mole e “papel Vertigo”, e em cinco volumes (duplos) de luxo com capa dura e papel decente. A espera por estes últimos cinco livros valeu a pena, são excelentes edições! Os TPB foram editados entre 2003 e 2008.




Em 2017 a Levoir iniciou a edição em português desta série em 10 volumes de capa dura e bom papel

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Brian K. Vaughan e Pia Guerra
Editado entre 2008 e 2011 pela Vertigo

19 comentários:

  1. Ora aqui está uma excelente sugestão. Li alguns números e adorei. Infelizmente interrompi a leitura a meio da saga. Mas hei-de retoma-la porque vale mesmo a pena. Não é a toa que o meu gato se chama Yorick!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. desta vez não gostei da novidade. esgotei as compras com o vampiro.

    uma novidade por mês será pedir muito?

    ResponderEliminar
  3. Paulo Brito, isto não é novidade pah, ao que li no post os TPB sairam até 2008. hihihihihi Distraído.
    Começo a suspeitar que vou ter mesmo de sacar o cartão de crédito ao diabbo-marido, e já agora o cartão de débito também.
    Ou então começo a vender livros às escondidas. hihihihi
    Soue um sere du male. ]:-D

    ResponderEliminar
  4. 100% dos padres, rabis, e imans, mortos, não me parece nada mal.

    ]:-D

    ResponderEliminar
  5. Serie bem substimada,só li 1 numero e não me agradou.

    ResponderEliminar
  6. Já li dois volumes (brasileiros) e fiquei cliente!

    ResponderEliminar
  7. Diabba, devias pensar em respeitar mais os outros, afinal muita gente necessita desse tipo de ajuda espiritual para conseguir viver bem no dia-a-dia. Não é um motivo para se fazerem bocas desse tipo.

    ResponderEliminar
  8. Então Optimus em que ficamos? É subestimada e não te agradou? Não quererás dizer sobrestimada então?

    Ando para ler isto há demasiado tempo. Mas agora só depois de concluir Lucifer. O dinheiro não dá para tudo.

    ResponderEliminar
  9. qual é o som de fundo que há no meu blog?

    ResponderEliminar
  10. @diabba é novidade para mim :)

    ResponderEliminar
  11. X
    LOL
    O teu gato chama-se Yorick???
    :D
    Retoma a leitura porque vale a pena, ainda tens muitos "twists" para descobrir!
    ;)

    Paulo Brito
    Isto não é novidade! Pronto... já disseste à Diabba que para ti era. Mas isto começou a ser editado de início em 2003 e acabou em 2008, apenas o livros deluxe começaram em 2008 e acabaram em 2011...
    :P

    Diabba
    Eu sei que vai contra a tua filosofia vender livros...
    :P

    Optimus
    A série não é sobrestimada, porque é mesmo muito boa, Quanto ao resto, depende do gosto de cada um. Não gostas, pronto!
    :D

    Pedro Cleto
    Eu li o primeiro destas edições (compila dois dos TPB) e também fiquei cliente! Mas decidi esperar para ler até ter os restantes volumes, porque percebi que isto é para ler tudo de seguida!
    ;)

    Anónimo
    A Diabba estava apenas a fazer juz ao nick que tem... ela não quer a morte de ninguém! De resto cada um acredita naquilo que que acha que é a verdade.
    :)

    Loot
    O Optimus deve ter-se trocado...
    LOL
    Tenta ler tudo de seguida, o impacto é maior!
    ;)

    Magdiel
    Tens um clip a dar musica de fundo no teu blog durante uns minutos, depois pára!
    :)

    Paulo Brito
    Novidades só no Continente...
    :D

    ResponderEliminar
  12. Paraíso? Tu já imaginaste o drama deste tipo, constantemente a pedirem-lhe que abrisse frascos de pickles, compotas e afins? Fosca-se!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Rafeiro
    E o drama do "tótó" que só quer uma única mulher???
    :D

    ResponderEliminar
  14. Ainda não li mas já ouvi falar muito bem. talvez lhe dê a oportunidade. Ainda não devo ter lido porque um mundo sem homens não é uma ideia que me agrade muito ehehehhe. Embora provavelmente muita gente gostasse de estar no lugar desse sobrevivente.
    Abraços

    ResponderEliminar
  15. "Não quererás dizer sobrestimada então?"

    Opps pois enganei-me mas era isso,essa e Ex-Machine mas dessa li mais que 1 numero.

    ResponderEliminar
  16. Crucios
    Digo mais, é uma excelente série!
    :D

    ψ Psimento ψ
    Dá uma oportunidade à série! Não te irás arrepender. Acho que nenhum homem gostaria de ser o único num mundo apenas com mulheres!
    :D

    Optimus
    :P

    ResponderEliminar
  17. Brian K Vaughan es uno de mis nuevos escritores favoritos.

    ResponderEliminar
  18. Arion
    Todos os trabalhos dele que eu já li foram bastante bons! É sem dúvida um bom autor.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]