sexta-feira, 14 de outubro de 2011

22º Amadora BD: Autores - Éric Maltaite


Éric Maltaite é filho de um grande vulto da BD europeia, o grande Will (Spirou, Tif e Tondu) e na casa onde cresceu teve a felicidade de privar com os amigos do pai: Jijé, Franquin, Tillieux, Delporte, Peyo, Walthéry e Macherot!
Iniciou-se pela mão do pai na revista Tintin, colaborando com ele nas duas séries referidas, partindo depois para a sua carreira de escritor, desenhador e colorista de Banda Desenhada.
Possuidor de um traço caricatural picante, os seus livros são quase sempre de cariz humorístico, seja em estória curta ou não, onde por norma o sexo está presente como fonte de humor.
O seu primeiro trabalho com notoriedade foi a série “421”, com Desberg (Escorpião), série esta onde se misturava o humor, com o fantástico, o policial e claro…belas mulheres! Esta série é composta por 10 volumes iniciando-se em 1983, e terminando em 1992. Este tipo de registo deu frutos, e assim temos “Os Campistas”, série em curso já com cinco volumes editados ( ASA editou o nº1), e “As 1001 Noites de Xerazade”, um “one shot” editado em português pela Booktree.
Como obras editadas em França de sucesso regista-se “Robinsonne” (também editado em inglês pela Eurotica) e “Zambada”, para além daquelas que estão editadas em português:
As 1001 Noites de Xerazade
Os Campistas
Podem clicar nos links acima para saber mais informações deste autor e das suas obras!
Éric Maltaite estará no 22º Amadora BD no último fim de semana (5 e 6 de Novembro).




Pessoalmente gosto muito do traço deste autor, e é provavelmente, a par de Cavia (Pizzaboy), dos que eu mais gosto neste festival!
:)

Boas leituras!

2 comentários:

  1. A avaliar pelas pranchas que colocaste, isso tem muito bom ar. Bem, vai ser mais uma descoberta, porque esse é um autor que, francamente desconhecia... Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. João Amaral
    Já o conhecia das 1001 Noites de Xerazade, e agora este ano com "Os Campistas". Para mim é o autor estrangeiro mais conhecido!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]