segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy II: Apocalipse


Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa serviram outra dose de pizza, mas ainda melhor que a primeira!
No caso deste tipo de aventuras em BD não sou muito de confiar nas minhas apreciações, pois este é o típico registo que eu gosto. Aventuras alucinantes, num ritmo rápido, bom e fino humor numa estória “despreocupada” com monstros de toda a espécie e feitio!
Já fiz a apresentação destes autores quando do primeiro volume, que já vai na terceira edição, e podem consultar neste link:
As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy
Filipe Melo apresenta-nos uma estória louca com contornos muito “religiosos”, onde toca nalgumas “pedras sagradas” do misticismo religioso católico, apostólico e romano, como por exemplo a aparição de Nossa Senhora, Fátima, Bíblia e claro… o Papa com uma curta, mas eloquente aparição! (LOL)
Portugal é novamente o País que serve de palco a mais uma aventura, e desta vez com direito ao Apocalipse. O Apocalipse é total! Temos direito a bestas, pragas, aos célebres Cavaleiros do Apocalipse, zombies e ao demónio em pessoa... passando por um santo Padre que leva com um piano em cima, qual George Clooney em pleno anúncio da Nespresso! Aliás, as referências a filmes e músicas são mais que muitas.
Acho o desenho de Juan Cavia mais solto e mais presente que no livro anterior, e penso que o livro só teve a ganhar com esta situação tornando as páginas menos saturadas, e aqui o colorista Santiago Villa também colaborou tornando o seu trabalho mais claro. Acho que as personagens estão mais bem marcadas neste livro, e decididamente a minha preferida é sem dúvida Pazuul Nghwaiatuu. Está muito mais em destaque e é o actor das cenas mais cómicas do livro (na minha opinião), isto para além de ser a chave para… áhá, se quiserem saber comprem o livro!
A acção passa-se cinco anos depois da primeira aventura, PizzaBoy já não trabalha na Pizzaria mas sim num Call Center, já não tem namorada e a sua vida sofre de uma poderosa monotonia. Dog Mendonça e Pazuul continuam a contar tostões, visto que a profissão de detectives do paranormal não é lá muito lucrativa… a Gárgula seguiu a sua “pacata” vida de ornamento citadino, e é claro, isto não vai durar!
É revelado o Terceiro Segredo de Fátima, e este estranho grupo vai ter de impedir o Apocalipse que se aproxima, para isso servem-se ……………………. de uma Bíblia infantil!!!!!!!!!
Bom… também têm um aliado poderoso amigo pessoal, e segundo parece muito íntimo, do demónio Pazuul (vá-se lá saber porquê): a Nossa Senhora de Fátima! Estas três páginas contêm o melhor “gag” do livro na minha opinião.
:D
Para quem gosta de aventuras com a cadência de um filme deste género, este é um livro que recomendo!
Faz falta à BD portuguesa este tipo de registo despreocupado, que tem como fim divertir o leitor sem grandes preocupações de outra natureza. Dog Mendonça e PizzaBoy, é isto mesmo: pura diversão! Mas atenção, lá por ser “despreocupado” não quer dizer que tenha sido fácil de fazer! As referências não são postas à toa, nada é deixado ao acaso nem gratuito. Está bem presente no livro a cultura de realizador de cinema nos vários planos que vão mudando, como se de um filme se tratasse, a “câmara” anda sempre a rodar e a cadência de velocidade do livro vai alternando de uma maneira muito fluida entre as cenas de acção, as páginas mais paradas e os “gags” cómicos. Parece fácil, mas não é! É preciso ter “aquela” sensibilidade.
Posto isto sé me resta dizer: recomendo!
Por alguma razão a Dark Horse os convidou para a sua revista Dark Horse Presents, como já foi referenciado neste blog aqui.
Já agora, na realidade algumas páginas parecem-me com um traço mais esbatido, não sei se foi da impressão, ou propositado... irei perguntar.
Divirtam-se!
Vou deixar a “Tourneé” que os autores se propõem a fazer pelo país para promover este livro, que começa já amanhã, quem estiver por perto apareça!

TPB
Criado por: Filipe Melo, Juan Cavia, Santiago Villa e Martin Tejada
Editado em 2011 por Tinta-da-China
Nota : 8 em 10

DATAS:

Dia 1 Novembro
16.00 LANÇAMENTO OFICIAL FESTIVAL BD AMADORA 2011 Fórum Luís de Camões
17.00-19.00 AUTOGRAFOS - BD AMADORA - Filipe Melo, Juan Cavia, Santiago Villa
20.00 LANÇAMENTO TERTÚLIA DE BD DE LISBOA - Parque Mayer
23.00 LANÇAMENTO SHORTCUTZ - Bicaense, Lisboa

Dia 2 Novembro
22.00 LANÇAMENTO SHORTCUTZ PORTO - Hardclub

Dia 3 Novembro
18.30 LANÇAMENTO FNAC CHIADO - Lisboa

Dia 4 Novembro
18.00 FNAC STA CATARINA - Porto
19.30 MUNDO FANTASMA www.mundofantasma.com - Porto

Dia 5 Novembro
15.00 BERTRAND CALDAS DA RAÍNHA

Dia 6 Novembro
15.00 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - DOG VOL. 2 e DOG DARKHORSE - FESTIVAL DA AMADORA
16.00 LANÇAMENTO "DOG NA DARKHORSE" FESTIVAL DE BD AMADORA
17.00-19.00 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - FESTIVAL BD AMADORA

Dia 9 Novembro
18.30 DR. KARTOON Coimbra http://www.drkartoon.com/
21.30 FNAC Coimbra

Dia 10 Novembro
10.00 GUIMARÃES - Aula aberta de BD com João Miguel Lameiras

Boas leituras, bom festival... e comprem um livro no Amadora BD!

7 comentários:

  1. Parece-me ser sem dúvida mais uma boa aposta da Bd. ;)

    ResponderEliminar
  2. ψ Psimento ψ
    É sem dúvida, não uma aposta, mas uma certeza na BD portuguesa!
    Divertido e de acção rápida, faz falta na BD portuguesa mais títulos destes! Recomendo-te!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. El dibujo se ve muy simpático, ¿y el prólogo es del gran George R Romero?

    ResponderEliminar
  4. Já cá canta :)
    Só tive pena de ontem não conseguir que os autores o autografassem :(

    ResponderEliminar
  5. Arion
    Sim o prólogo é do grande Romero, assim como o prólogo do volume 1 é do grande Landis!
    Bom livro!
    ;)

    Henrikes
    No Amadora BD estava impossível... só consegui assinatura na Tertúlia BD do Geraldes Lino!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Pois eu também sou suspeito para falar, porque fiquei fã, mas adorei ler esta segunda aventura. Se no primeiro volume Filipe Melo e Juan Cavia já me tinham surpreendido muito favoravelmente, considero que neste segundo volume aina vão mais longe, com uma obra que se lê quase de um só fôlego. Por isso, venha o terceiro que estes são apostas mais do que ganhas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. João Amaral
    É o que faz falta à BD portuguesa! Livros de aventuras bem feitos!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]