terça-feira, 8 de novembro de 2011

22º Amadora BD: Último Fim de Semana e Últimos Apontamentos


É o último post sobre este evento.
Algumas coisas a reter… melhor que no ano passado na quantidade de público, sobretudo neste último dia, exposições mais equilibradas em número e qualidade, grande quantidade de autores portugueses presentes, presumo que as lojas tenham feito melhor negócio que no ano passado e bastantes lançamentos.
Destes lançamentos destaco três: Dog Mendonça e Pizzaboy Vol.2: Apocalipse, O Pequeno Deus Cego e Mahou: Na Origem da Magia.
Pontos a melhorar : Visibilidade das lojas, iluminação, P”N”BD (será melhor chamarem-lhe PABD), dispersão sem nexo pela Amadora de exposições, três semanas de festival (basta uma semana com dois fim de semanas…), comunicação e divulgação.
Também é necessário um maior equilíbrio programático neste festival. O peso da BD europeia é avassalador, sobretudo nos últimos festivais, descurando completamente os comics norte-americanos e a Manga japonesa. Neste último caso deixam de contar com uma grande fatia de público, os participantes e entusiastas do Cosplay, que como se viu neste último dia fazem muita falta a este festival.
Já agora o tema do festival, não o acho benéfico. Acho que a exposição Central e o concurso até podiam ter um tema, mas levar esse tema a todas as vertentes do festival apenas o asfixia e prende.
Também acho que quando o festival convida autores desconhecidos do grande público, ou sem obra publicada em Portugal, deveriam ter o cuidado de falar com a loja do Festival, para que hajam livros desses autores à disposição do público.
Foi uma óptima oportunidade de comprar livros “esgotados” no circuito normal de livrarias, assim fica a minha lista de livros deste Amadora BD:


Dog Mendonça e PizzaBoy Vol.2: Apocalipse
Scott Pilgrim Contra o Universo
o pEQUENO dEUS cEGO
Mahou: Na Origem da Magia
Live Hate
Há Piores
O Gato Preto
Os Celibatários
Gipsy Vol.2 – As Chamas da Sibéria
Gipsy Vol.5 – Asa Branca
O Diário de K
A Ermida
O Homodonte
Liga-me ao Céu: O Próximo




Ficam as fotos:



Corredor do piso de baixo




Cosplay




Cosplay




Cosplay




Cosplay




Cosplay




Cosplay




Cosplay




Lojas




Pormenor de Asteroid Fighters de Rui Lacas




Ana Vidazinha




Hugo Teixeira




Maria João Worm




Pedro Leitão

O Leituras de BD vai retomar a programação normal!
:D

Boas leituras

13 comentários:

  1. El cosplay siempre me causa gracia... aunque yo nunca me disfrazaría.

    ResponderEliminar
  2. Arion
    LOL
    Pois, eu também não faria! Mas é sempre engraçado de ver!
    :D

    ResponderEliminar
  3. Pois eu não concordo com serem duas semanas apenas. Três é o ideal. Se os autores convidados tivessem que partilhar o espaço e o tempo nesses dois fins-de-semana apenas, seria o caos; ou então, lá iriam os autografos e desenhos para os mesmos de sempre.
    Pessoalmente, como trabalho sábado sim, sábado não, dá-me muito mais jeito serem três os fins-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Pouca informação vi nos blogs e no facebook relativamente a outros acontecimentos no Amadora BD. Alguém falou do "Punk Redux" e da embaixada Angolana que veio a Portugal. Nada sobre o lançamento do "É de noite que faço as perguntas" e do último do Lacas.
    Houve uma grande concentração de informação no Dog e na cerveja Mahou. O resto foi paisagem

    LILI

    ResponderEliminar
  5. Refem
    Tenho opinião contrária. Haveria mais concentração de autores, talvez a qualidade imperasse mais sobre a quantidade, e o pessoal que anda À procura de autógrafos teria mais dificuldade em os arranjar, pois duvido que tenham o dom da ubiquidade para estarem em várias filas ao mesmo tempo. Também estou a pensar nas pessoas que moram fora de Lisboa que têm de escolher o seu fim de semana, e como isto está agora (os autores espalhados por 3) nunca ficam satisfeitas!
    ;)
    No teu caso acredito que gostes mais dos 3 fds...
    :D

    ResponderEliminar
  6. Honestamente, acho que essa "corrente" de opinião que o pessoal do cosplay é que vai salvar a BD é mais um mito urbano.
    Do que eu tenho visto, eles estão interessados, sem sombra de dúvidas, nos concursos de cosplay e outras demonstrações relacionadas com a cultura japonesa e não com a BD em geral.
    Muito menos com BD proveniente de outras latitudes e estilos.
    Em relação ào Cosplay na Amadora, acho bem que aconteça pois é mais uma das várias actividades existentes, que servem para trazer público e dá sempre um colorido extra à festa.
    1 Abraço.

    ResponderEliminar
  7. LILI
    Bem vinda ao Leituras de BD!
    :)

    Antes de continuar queria fazer um reparo, porque penso que por vezes os leitores se esquecem disto. Eu não sou um crítico profissional! No dia em que me pagarem para escrever sobre todos os livros que saem, aí eu falarei sobre tudo "o que se mexa" a nível de livros de BD. E também teria uma postura mais distante e isenta sobre todas as obras. Mas a realidade não é essa, e assim normalmente falo daquilo que gosto mais!
    Por partes... quando o Rui Brito (editor da Polvo) me pediu para divulgar a Ermida de Rui Lacas, fi-lo imediatamente. Apenas não me apercebi logo na altura que era um livro que iria sair no Amadora BD, pois a data de edição que constava no livro era de Julho (salvo erro), e pode verificar aqui que o fiz:
    http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/search/label/A%20Ermida#axzz1d2s8Zg9N
    De qualquer maneira é um livro que está nos meus horizontes próximos
    para falar no Blogue!
    Em relação ao "É de noite que faço as perguntas" não falei muito sobre ele porque já era para ter saído no 21º Amadora BD, e agora quando o folheei a arte apresentada por alguns dos autores não cativou, isto sem tecer comentários à escrita do David Soares porque não li (embora costume gostar do seu estilo). Como o dinheiro não dá para tudo optei por não comprar este, por isso não falei muito nele.
    Espero vê-la mais vezes aqui nos comentários!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. RuiR
    Andavas desaparecido daqui!!!
    :D
    O pessoal do Cosplay não é um mito, ele existe e não precisas de ter um evento de Cosplay para eles aparecerem, desde que haja Manga com fartura e Anime para compor, eles aparecem e COMPRAM! Isso não é mito nenhum! Todos os eventos mais direccionados para eles são quase sempre sucessos comerciais. Ora como as lojas não estão de borla no Amadora BD é necessário que vendam, penso eu, para pelo menos pagarem a estadia!

    Eu não me colo a essa de que "o pessoal do Cosplay é que vai salvar a BD"! Claro que não! Quem pode salvar a BD é o potencial público comprador que anda arredado da BD.
    Mas que o pessoal que gosta de Manga também faz falta, faz sim senhor!
    Assim como o pessoal dos comics que anda completamente arredado do festival, pois pouco há lá para eles.
    Minha opinião!
    ;P

    ResponderEliminar
  9. LILI
    Já agora vou continuar a resposta que coloquei lá mais atrás.
    O Punk Redux Saiu já um pouco atrasado, aliás não cheguei a perceber se acabou por sair no último FDS ou não.
    Quanto "embaixada Angolana que veio a Portugal" pouco conheço do seu trabalho excepto um pouco daquilo que vi no fanzine BDLP. Já fiz algumas buscas na net tempos atrás, porque precisava de imagens deles para ilustrar alguns dos meus posts e vi-me arrasca para tal conseguir... que ênfase queres que eu dê a uma coisa que eu desconheço quase totalmente?

    Dei ênfase ao Pizzaboy porque adoro o género, dei ênfase ao Mahou (aquilo da cerveja não te ficou muito bem...) porque gostei e a minha filha adorou e dei ênfase ao Pequeno Deus Cego porque gostei muito da arte servida com um texto inteligente.

    E irei falar de outros livros que comprei no Amadora BD com certeza, incluindo um dos que falaste.
    :)
    Mas nunca te esqueças de que eu não sou um profissional. Ou seja... faço aquilo que me apetece neste cantinho que o blogger me deixa ter!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Confirma-se: não pus lá os pés este ano. (E sinto que não perdi grande coisa)

    Li no blog do Jorge Machado-Dias sobre o debate que houve no Amadora BD e o documento que ele apresentou com questões relativas ao festival. Estiveste presente no debate? como foi a reacção do Nelson Dona relativamente a essas questões? Achas que a organização vai finalmente dar ouvidos às críticas e sugestões de melhoramento?

    ResponderEliminar
  11. Miguel Antunes
    Sim, eu estive nesse debate, mas estava um pouco apertado de tempo. Acabei por não intervir, porque as pessoas que falaram já tinham dito tudo!
    Não ouvi toda a intervenção do Nelson Dona porque, como disse atrás, tive de me vir embora.
    A minha opinião sobre o que se falou e disse nesse debate é que não adiantou nem atrasou. O ponto mais importante que eu retive do debate foi a notícia dada pelo Nelson Dona de que imediatamente a seguir ao final do festival, a direcção do Amadora BD iria reunir com os outros intervenientes do festival (lojas, editoras e não sei se autores) para afinarem agulhas para o ano! Acho isso o mais importante de tudo.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Esperemos mesmo que se reúnam e que a direcção não só ouça o que há a apontar, como efectivamente tenha isso em consideração para a organização do próximo festival. Mas não ponho as minhas mãos no fogo, uma vez que já li entrevistas do Nelson Dona em que ele dizia que via o feedback após cada festival, mas as falhas mantêm-se de ano para ano.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  13. Miguel Antunes
    Também espero Miguel! Aliás nos tempos que correm é obrigatário fazerem isso, se quiserem continuar a fazer o festival.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]